Recolha e análise de dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
Aprendizagem de Línguas em e-learning e integração de migrantes/refugiados 05 de julho de 2017.
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Projetos de aprendizagem
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Pesquisa Mercadológica
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Relatório de Autoavaliação Institucional
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Monitoramento e Avaliação
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Sucedido, dê o máximo de si.
#Regrasdeouro CAMPANHAS TEMÁTICAS PARA UMA SENSIBILIZAÇÃO CONTÍNUA SOBRE AS REGRAS DE OURO Acompanhamento da implementação - Julho de 2017.
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
Teresa COIMBRA1; Teresa CARDOSO2; Artur MATEUS3
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Leitura dos Resultados EXEMPLO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
Era da conexão (Weinberger, 2003)
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Contextualização: escola e alunos
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Metodologia Científica e Tecnológica
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Formação Continuada CTPs
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Transcrição da apresentação:

Recolha e análise de dados Mobile learning e Educação em línguas: contributos para a aprendizagem do Inglês no Ensino Superior online   Cândida POMBO; Teresa CARDOSO2 1 LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta; 2 Universidade Aberta, LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Doutoramento em Educação, Especialidade de Educação a Distância e Elearning Sumário Na sociedade do conhecimento, que caracteriza o mundo plural, global e caleidoscópico em que vivemos, a aprendizagem móvel tornou-se crucial, não só no acesso e na construção desse mesmo conhecimento, mas também na produção e partilha do mesmo, uma vez que permite otimizar muitas das mais-valias propiciadas pela Internet, que estão no cerne de alterações profundas em todos os níveis de ensino, mormente no Ensino Superior online. Por seu turno, a educação em línguas estrangeiras, sobretudo em Inglês, língua franca da globalização, realizada através do Ensino Superior online, direcionado para estudantes adultos, transformou-se numa riqueza incomensurável, agora otimizada pelo m-learning. A utilização vulgarizada e sistemática de dispositivos móveis conferiu ao m-learning um potencial ímpar para a aprendizagem, transformando o papel dos estudantes, de consumidores em construtores do conhecimento e de ferramentas de autor ou objetos de aprendizagem. Permite a implementação de estratégias pedagógicas com recurso a aplicações digitais de dupla mediação de ensino-aprendizagem (dispositivo móvel e plataforma virtual), inerentes e adequadas a este tipo de ensino. A par com o m-learning configurou-se uma evolução do CALL (Computer Assisted Language Learning) para o MALL (Mobile Assisted Language Learning) no processo de aprendizagem, sendo que a aprendizagem em Línguas passou a ser mediada, não só por computadores, mas também por dispositivos móveis. Porém, aprender uma língua estrangeira, mediada pelos últimos, através de uma modalidade não-presencial e que tradicionalmente assenta na comunicação assíncrona e escrita constitui um enorme desafio, sobretudo devido à escassez de investigações neste cenário específico. Questão principal: Qual o contributo do m-learning no processo de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras, nomeadamente o Inglês, no ensino superior online? Questões específicas: - Que estratégias e recursos de m-learning estão a ser usados na educação em línguas (Inglês) no ensino superior online? - Que estratégias e recursos de m-learning implementar no processo de ensino aprendizagem (Inglês) na UAb? - Que constrangimentos enfrenta a educação online de línguas (Inglês), com recurso ao m-learning? Que possibilidades se reconhecem na educação online de línguas (Inglês) com recurso ao m-learning? Investigação qualitativa sistémica e flexível, iterativa e presente ao longo de todo processo. A DBR pressupõe imersão frequente, ciclos iterativos e interativos, testes e refinamento contínuos para verificar se as situações desenhadas estão a funcionar na prática e para encontrar as melhores soluções. Estudo exploratório: cariz de dupla mediação Plataforma/sala virtual das UCs Inglês I e Inglês II (plataforma online da Universidade AbERTA O público-alvo são estudantes online das UCs de Inglês I e II da Universidade AbERTA. Objetivo Geral: Contribuir para o m-learning na educação em línguas no Ensino Superior online. Objetivos específicos Caracterizar e conceber estratégias pedagógicas com recurso ao m-learning, para a aprendizagem de Inglês no Ensino Superior online. Desenvolver e implementar estratégias e atividades pedagógicas com recurso ao m-learning, para a aprendizagem de Inglês no Ensino Superior online. Analisar e avaliar as estratégias e atividades implementadas. Identificar boas práticas e recomendações para o m-learning no Ensino Superior online de Inglês. Metodologia Recolha e análise de dados Resultados esperados Identificar e analisar contributos do m-learning na aprendizagem do inglês no ensino superior online, procurando a sua otimização. Cândida Pombo □ cpombo@lead.uab.pt | Teresa Cardoso □ tcardoso@uab.pt