Leitura dos Resultados EXEMPLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
15/04/2013.  Leitura : Competência leitora e habilidades de leitura – Monica Lopes de Oliveira;  Análise dos resultados da Avaliação em Processo de.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
Educação Híbrida na Escola.
Metodologia do Ensino de Matemática
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Produção textual - Enem
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Avaliação Oratório São João Bosco
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Estudando para o Enem de forma invertida
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Tenham Um Dia Maravilhoso!
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Estudando para o Enem de forma Invertida
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Resolução de Problemas
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Educacional do Estado de Goiás
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Currículos e Programas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA FORMADORES: Ana Cacilda Muliterno Wellington Lima Monica Dias Iran Rodrigues.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Professor: Raniere Marques LITERATURA-ENEM:  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos,
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Leitura dos Resultados EXEMPLO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA Situação sensível do PROEB – Anos finais do Ensino Fundamental Os dados apontam que os estudantes não têm conseguido avançar na abstração, pensamento dedutivo e indutivo. Língua Portuguesa: Argumentação, construção e debate. Matemática: Pensamento algébrico, raciocínio lógico. O 9º ano está com resultados em queda nos últimos 3 anos em Língua Portuguesa e Matemática. O Ensino Médio se encontra estagnado, sem evolução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA No 7º ano do ensino fundamental, o pensamento sai da construção concreta para a analítica e esta intervenção tem que ser realizada, com vistas a melhoria da aprendizagem e nos resultados do 9º ano do ensino fundamental. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

De modo geral, as nossas escolas precisam avançar nas seguintes competências: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 1) Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Língua Portuguesa 2) Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 1) Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 2)Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando interpretação. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Em Matemática 3) Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

nas seguintes habilidades De modo geral, as nossas escolas precisam avançar: nas seguintes habilidades AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Língua Portuguesa 1 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. 2- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 3 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 4 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. 5 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. 6 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Habilidades a serem desenvolvidas Matemática 1 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. 2 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. 3 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. 4 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 5 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 6 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. 7 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 8 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 9 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. 10 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS