A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.

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Transcrição da apresentação:

A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria das Dores Nogueira, Sônia Regina Mendes UFPB/UFMG/UERJ 17/11/2018

1 - PRESSUPOSTOS, INDICADORES E ASPECTOS METODOLÓGICOS 17/11/2018

Antecedentes O Plano Nacional de Extensão 1999/2001, expressa, entre outros, os seguintes objetivos: tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária, criar condições para a participação da universidade na elaboração das políticas públicas voltadas para a maioria da população, reconhecendo-a como organismo legítimo de acompanhamento e avaliação da implantação de tais políticas. Criação do Grupo Técnico de Avaliação da Extensão Universitária em 1999. 17/11/2018

Pressupostos A avaliação da extensão deve estar inserida na avaliação institucional das IES, integrada com as demais áreas do fazer acadêmico. Deve ser gestada pela instituição e fomentada pelas pró-reitorias ou órgãos similares, envolvendo os departamentos e unidades acadêmicas, em estreita correlação com a missão e o projeto pedagógico da instituição. 17/11/2018

Pressupostos da avaliação da extensão demonstrar a qualidade do que se produz na extensão; abranger todas as ações da extensão: programas, projetos, eventos, cursos, produções acadêmicas e prestações de serviço; propiciar a credibilidade do que a extensão produz, no contexto interno e externo; ser contínua, processando-se no decorrer das atividades; ser qualitativa e quantitativa, realizada pela comunidade universitária e pela sociedade; ter seus resultados considerados no planejamento e na tomada de decisão das IES nas áreas de ensino, extensão e pesquisa. 17/11/2018

Pressupostos A proposta de avaliação tem como finalidade auxiliar as universidades a construir seus processos e metodologias de avaliação para a extensão universitária, identificando entre os indicadores apresentados aqueles que poderão gerar uma análise da extensão que realizam. 17/11/2018

Dimensões Para avaliar o contexto, os objetivos, as atividades e os efeitos da extensão na universidade, foi considerado importante investigar aspectos norteadores do plano pedagógico institucional, principalmente os relacionados à política, à infra-estrutura e à relação entre universidade e sociedade. juju 17/11/2018

Dimensões Política de gestão Infra-estrutura Relação universidade–sociedade Plano acadêmico Produção acadêmica 17/11/2018

Dimensões A política de gestão contida nas finalidades, objetivos, fomento e atribuições da extensão, bem como seus instrumentos de ação denunciam se a missão da universidade incorpora a função extensionista. A dimensão infra-estrutura informa sobre as condições físicas e gerenciais, reais, de realização da extensão e sobre as possibilidades de se consolidarem as metas almejadas. 17/11/2018

Dimensões A relação universidadesociedade revela de que modo as atividades de extensão estão presentes na sociedade. O plano acadêmico analisa as possibilidades de incorporação da extensão na vida acadêmica. A produção acadêmica trata da captação dos produtos resultantes da ação da extensão, que elabora e dissemina conhecimentos e que, no âmbito universitário, tem o seu valor reconhecido. 17/11/2018

E o futuro? Na perspectiva de construção de um processo de avaliação da extensão em nível nacional, o Fórum instituiu uma comissão permanente que tem como objetivo primordial: desenvolver pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a questão da avaliação da extensão universitária, de forma a aprofundar as bases teóricas que foram utilizadas na concepção da proposta de avaliação do Fórum e gerar técnicas e instrumentos de análise. 17/11/2018

E o futuro? Para que possa ser analisada, discutida e modificada pela comunidade acadêmica e dessa forma incorporar-se à cultura da instituição, o processo de avaliação da extensão deve iniciar-se, necessariamente, integrado ao processo de avaliação institucional da universidade e deve ter como fundamentos a missão e o perfil da instituição. Esse procedimento orienta a realização de um processo de avaliação que seja de fato institucional, democrático e gerador de mudanças. 17/11/2018

2 - Perfil da Extensão Universitária no Brasil –análise da política de gestão e da infra-estrutura. 17/11/2018

Antecedentes Em 1995, a SESu/MEC juntamente com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão, desenvolveu e implementou uma pesquisa que procurou traçar o perfil nacional da extensão universitária, tal trabalho tomou como base o ano de 1993. No contexto atual, diante das mudanças ocorridas no interior das IES, urge a elaboração de um perfil nacional mais atualizado da extensão realizada nas universidades públicas, em razão das respostas que podem gerar para o aprimoramento do processo de avaliação proposto pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores.

Proposta A avaliação proposta teria como foco central a análise crítica da situação atual da extensão universitária, ou seja, como ela se apresenta em cada instituição, de modo a qualificar seus aspectos positivos e negativos, contribuindo, para além de um mero processo interativo de obtenção de informações sobre a extensão na instituição, na definição de questões de importância para seus constituintes ao descrever os aspectos valiosos e frágeis da extensão no país. 17/11/2018

Objetivos · Investigar a existência de política de gestão da extensão nas universidades públicas; Identificar as condições de infra-estrutura (física, humana e financeira) destinadas à extensão; · Elaborar o Perfil da Extensão Universitária II – ano 2003, considerando as dimensões política de gestão e infra-estrutura. · Analisar criticamente os avanços e perspectivas de desenvolvimento da extensão no país, tendo como base o documento Perfil da Extensão Universitária no Brasil – SESU/MEC/1995. · Subsidiar a SESU/MEC, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão e as IES com informações qualificadas sobre a política de extensão e a infra-estrutura existentes. 17/11/2018

Principais questões a investigar · Como está estruturada a gestão da extensão em cada universidade?; Em que medida a gestão está de acordo com as orientações do Fórum de Pró-Reitores de Extensão?; · Como se realiza o processo de tomada de decisão na IES no tocante à extensão? Quem são seus participantes? Qual a estrutura administrativa (recursos humanos, materiais, financeiros) com que conta a extensão?. 17/11/2018

Metodologia A realização desse estudo se dará através de levantamentos realizados por meio de questionários previamente elaborados e pré-testados. Tais instrumentos serão enviados as instituições de ensino superior que constituirão o universo tomado como objetivo de investigação. 17/11/2018