Planejamento estratégico

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Transcrição da apresentação:

Planejamento estratégico Breve histórico

A Evolução do pensamento empresarial O Strategic Marketing Plan Década de 40 O marketing pensava, de forma pouco organizada, a empresa e seu ambiente Isso era feito muito mais por necessidade do que por ter desenvolvido metodologia própria para isso Um esforço preditivo muito inicial PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO Anos 50 Busca antecipar o crescimento e a complexidade da administração da empresa. Premissa básica de que o futuro repete o passado A preocupação central é entender o futuro em prazo mais longos (até 10 anos) para desenvolver recursos humanos e instalações que permitam à empresa de se adaptar ao futuro Estabelecem-se estimativas de vendas, custos, e tecnologia para o futuro

A Evolução do pensamento empresarial O planejamento estratégico Dos anos 60 e 70. Com periodicidade definida Novas tendências pedem ajustes estratégicos Preocupação com o futuros. Ênfase na previsões e projeções e pede o estudo do ambiente (SWOT) A organização antecipa as mudanças e se prepara para elas. PLANEJAMENTO orçamentário Anos 90 Busca antecipar o crescimento e a complexidade da administração da empresa Ênfase nos elementos de controle e dos desvios ocorridos Estabelece-se um orçamento anual para os departamentos e identificam-se os desvios para ações corretivas

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA O ciclo de planejamento é inadequado com mudanças frequentes Decisões estratégicas precisam ser tomadas fora do ciclo de planejamento É proativa e orientada para o futuro O tempo para as decisões estratégicas deve ser guiado pelo mercado e pelo seu ambiente, muito mais do que por orientações internas das empresas

Principais metodologias utilizadas Revisão dos principais métodos e técnicas utilizadas

Algumas das Principais metodologias utilizadas Durante a evolução do pensamento estratégico e das formas que adquiriu ao longo dos anos, um conjunto de métodos e de técnicas foram criados para dar apoio às atividades planejadoras. Entre elas, podemos lembradas as seguintes: Matriz de Crescimento: formas de crescer receitas e lucros (matriz produto x mercado) Matriz de Atratividade (GE): Matriz dos fatores determinantes da atratividade do mercado e posição competitiva da empresas Ciclo de Vida de Produtos

Algumas das Principais metodologias utilizadas Matriz BCG ou matriz de portfólio de produtos: Taxa de crescimento x participação de mercado Análise das 5 Forças Competitivas (Porter): Forças competitivas para definir um indústria e sua atratividade. São elas: Concorrentes, Entrantes, Fornecedores, Compradores e Substitutos Curva de Aprendizagem / Experiência: Redução de custos obtida a partir de economias de escala, advinda da experiência cumulativa, da aprendizagem organizacional e da inovação tecnológica Unidade Estratégica de Negócios: A atratividade das empresas são entendidas pela segmentação estratégica dos mercados e os recursos-chave são, então melhor alocados para acentuar as vantagens competitivas das UENs PIMS (Profit Impact of Market Estrategies): Estabelece uma relação entre lucratividade e 37 variáveis de negócios, objetivando a maximização do ROI da empresa

Algumas das Principais metodologias utilizadas Planejamento baseado em Valor: Revisita o portfólio de negócios da empresa, integrando a teoria financeira moderna e a teoria sobre estratégia. O foco principal é a criação de valor para o acionista. Busca aumentar o valor de mercado da empresa e pagar bons dividendos a seus acionistas: Modelo 7-S da MacKinsey (Estratégia, Estrutura, Sistemas, Estilo, Equipe, Valores Compartilhados, Habilidades) Balanced Scorecard: O sucesso empresarial é atribuído a finanças, cliente/stakeholders, processos internos, inovação e aprendizagem O modelo Delata de Estratégias (Triângulo, Processos Adaptativos, Métricas Agregadas, Métricas Granulares