Profa.Maria Angela Moreira Vieira

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Transcrição da apresentação:

Profa.Maria Angela Moreira Vieira ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA DO PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Profa.Maria Angela Moreira Vieira

Iniciando... A educação física é originariamente educação e deverá continuar assim, porque ela busca convencer que o importante é saber viver. E o saber viver coloca em primeiro lugar o respeito à vida que cada um é, não isoladamente, mas como integrante da teia da vida, na expressão de Capra. Trabalhar é uma maneira de exercitar o viver.

1-EDUCAÇÃO FÍSICA Não há uma EF, mas uma multiplicidade de práticas que acabam por impossibilitar uma única compreensão. A EF é uma atividade planejada pela ação do homem em função de objetivos e critérios estabelecidos por uma ordem sociocultural.

Educação Física Queremos que seja uma ação pedagógica, uma atividade disciplinar, um curso profissionalizante. Por quê? Diga-me o que fazes em nome da EF, e dir-te-ei o que ela é. Se faço ciência, é ciência; se educo, é educação; se treino, é profissão; se disciplino, é disciplina.

Três esferas sobre a educação física A primeira é a CIENTIFICIDADE. A que ciência a EF pertenceria? Ela seria uma ciência humana? Ou faz parte das ciências exatas? Ou deveria ser uma ciência como a medicina, que reúne conhecimentos de diferentes áreas e os aplica às questões da saúde? O importante é saber que valores queremos desenvolver com a educação física.

Três esferas sobre a educação física A segunda esfera é a AÇÃO PEDAGÓGICA Dois aspectos a respeito da atividade educativa. Em 1º lugar prioridade do conteúdo cognitivo, ou o importante é concentrar-se no desenvolvimento de exercícios físicos? Em 2º lugar, esses exercícios físicos deveriam privilegiar o desenvolvimento corporal individual, ou as atividades esportivas? A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE ENSINAR A USAR O CORPO OU A VIVER O CORPO?

Três esferas sobre a educação física A terceira esfera refere-se à FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Toda ação educativa e qualquer atividade profissional dependem de conhecimentos, tratando-se de tendências e perspectivas da educação física.

... A EF é uma ação pedagógica. Trata-se da educação mais importante, prioritária e única indispensável à vida humana, é a sabedoria de viver ou a ciência da vida humana. Aprender a saber viver é o que se deveria fazer ao longo da vida.

2-EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO EDUCACIONAL Quem não souber viver sua realidade corporal, seu organismo vivo, que é a natureza e a ecologia resumidas em cada ser humano, dificilmente conseguirá usufruir um alto nível de qualidade de vida. O corpo é nossa casa, nossa morada primeira e original. O corpo sou eu.

2.1 A educação física e a ordem institucional A história da EF pode ser escrita e reescrita segundo as práticas que dela se fizeram. Um lugar de destaque na ordem institucional somente será alcançado pela EF quando nós lhe dermos um significado prioritário em nossa vida pessoal, tanto durante o processo educacional escolar quanto o decorrer de toda existência.

2.2 A educação física e a vida pessoal A valorização da EF depende diretamente do modelo de vida que levamos como indivíduos ou como coletividade. Cada um de nós tem um conjunto de valores, individualmente escolhidos, classificados e hierarquizados, que constituem a face de nossa existência.

2.2 A educação física e a vida pessoal Há outro modo de perceber o valor da EF em nossa vida, a compreensão que temos do corpo. Que idéia, que significado, que tratamento cada um dá a seu corpo? O que mais está mudando é a relação que as pessoas estabelecem com seu corpo.

2.2 A educação física e a vida pessoal Eu sou o corpo. O corpo é mais do que meu, ele é eu. O eu se construiu no corpo e como corpo. Foi o corpo que construiu o eu. A glorificação do corpo é a razão da existência, não seu aniquilamento, esse deveria ser o grande objetivo da educação física. A “ciência” que ensina a viver o corpo, não a usá-lo.

2.3 A educação física e a escola Qual é o lugar da EF e do corpo no espaço escolar? O corpo entra na escola apenas porque a inteligência não pode entra sozinha. A EF pode ter conseguido seu momento de auto-afirmação, ainda que não como ação pedagógica, mas como prática esportiva.

2.3 A educação física e a escola Quanta discriminação e exclusão ocorrem devido à não aceitação da situação corporal. Entre outras, pode-se citar a questão da cor, o fator idade, deficiências, estaturas,etc., como razões correntes para confrontos sociais. A grande oportunidade da EF está numa nova concepção antropológica. Trata-se da antropologia corporal.

2.3 A educação física e a escola A EF com rosto próprio, certamente, precisa ser construída, inventada. A EF que disciplinou corpos ou que molda atletas já está aí. A EF, ação pedagógica, para educar corporeidades no interior das escolas está esperando os seus criadores ou inventores.

2.4 A educação física e a ordem social Numa sociedade em que o corpo passa a ter uma certa exaltação, fica evidente que a EF encontra uma receptividade facilitada. O importante é saber como aproveitar esse espaço surgido, não por mérito da EF, mas por uma mudança de relacionamento das pessoas com seu corpo e da função que a imagem corporal adquiriu na comunicação televisiva.

2.4 A educação física e a ordem social Está na hora de pensar num corpo cidadão, não apenas numa consciência cidadã. O homem precisa viver com o direito de obter os recursos necessários para desenvolver sua existência

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA SANTIN, Silvino. Educação Física: educar e profissionalizar.Porto Alegre: Edições EST, 1999.