PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Avaliação Institucional
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Wagner Bandeira Andriola
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AUTOAVALIAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Capacitação de Representantes DAA Diretoria de Avaliação Acadêmica Abril 2011.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Avaliação Institucional na FEB
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
P.I.C. Programa interno de capacitação – EDIÇÃO 2011
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Forca Remus Reid Cadafalso "Remus Reid, ladrão de cavalos, mandado para a Prisão Territorial de Montana em 1885, escapou em 1887, assaltou o trem Montana.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Coordenador: Prof. Eduardo Sardinha Lisboa
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
A Importância do ENADE para as Avaliações de Cursos
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL P.A.I. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relacionada com: - Melhoria da qualidade da Educação Superior; - Orientação da expansão de sua oferta; - Aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; - Aprofundamento dos compromisso e responsabilidades sociais das IES, por meio da valorização de sua missão, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Promove os processos de avaliação internos, baseados nos preceitos do Ministério da Educação e da Legislação sobre a avaliação da Educação Superior.

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Resultados: são apresentados na forma do ISA – Índice de Satisfação do Aluno, auxiliando gestores a preservar e aprimorar a QUALIDADE do ensino.

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SISTEMA INTEGRADO Utilizará o ISA – Índice de Satisfação do Aluno, com o objetivo de medir o desempenho da IES/INESUL. VISANDO

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

COMO SERÁ REALIZADA ????? Por um sistema informatizado em forma de questionário a ser respondido pelos alunos. O sistema capta as respostas e as transforma em resultados, dando origem ao ISA – Índice de Satisfação do Aluno.

PARA QUE SERVE O ISA – ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO ALUNO?????? É um dado estatístico que serve como referência para a tomada de decisão sobre vários aspectos da gestão acadêmica. O INESUL divide em 4 faixas: CI – conceito insuficiente (abaixo de 50%) CR – conceito regular ( entre 50% e 70%) CB – conceito bom (acima de 70% até 80%) CMB – conceito muito bom (acima de 80%)

O QUE O DISCENTE GANHA COM A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL??? Melhoria na qualidade de seus cursos. Os resultados apresentados serão utilizados pelos coordenadores e docentes para melhorar a qualidade dos cursos.

O QUE É AVALIADO???? Corpo docente do curso Coordenador do curso Satisfação do Discente em relação a Instituição O conhecimento do Discente pelo Ensino Superior

CRONOGRAMA 30 DE ABRIL – Sensibilização dos Docentes e Coordenadores 02 DE MAIO – Orientações aos Coordenadores (INEDUC) 05 DE MAIO – Sensibilização dos Representantes de Turma – COGEPA 06 A 11 DE MAIO – Sensibilização dos discentes pelos Representantes de turma e Coordenadores 12 DE MAIO A 12 DE JUNHO – Preenchimento dos questionários (discentes) no Laboratório de Informática, por curso, através de agendamento feito pelo coordenador (cronograma).

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL