COMUNICAÇÃO Parte 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Advertisements

Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos.
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
Psicologia Organizacional Aula 5. Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
Introdução ao Comportamento Organizacional
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Colégio Salesiano Prof. Breno Marques
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Comunicação Organizacional
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Comunicação em Gestão de Projetos
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Fundamentos da comunicação.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Comunicação e Integração Organizacional
Comunicação Prof. Sinara – TGA II. Comunicação Prof. Sinara – TGA II.
Redes de computadores I
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Tecnologias de Informação e Comunicação
Incubadora Europeia de Ideias de Negócio (EIBI)
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicação Interpessoal
Gerenciamento das Comunicações em Projetos
Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Edilena da Silva Frazão Sausen
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Tecnologias e Linguagens
Coordenação: tipologia, processo e aspectos da prática Aula 4.1
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Comunicação comunitária
prof. Msc. Diovani Milhorim
Comunicação nas Organizações
Descrição e Análise dos cargos
Comunicação e expressão
Expressão e Linguagem Corporal
Dulce Francisco.
aula 05 Métodos de controle de acesso
A COMUNICAÇÃO.
Introdução à Administração de Materiais
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
PERCEPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Sematologia, Tiptologia, Pneumatografia e Pneumatofonia
O que é Pastoral da Comunicação?
Feedbacks.
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Disciplina: Comunicação Empresarial
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Liderança e Supervisão
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO Parte 1

COMUNICAÇÃO: OBJETIVOS DA AULA Discutir sobre o papel da comunicação nas empresas Repensar sobre a importância e influência da comunicação sobre o desempenho organizacional; Compreender o processo, os tipos e formas; Identificar os fatores que influenciam na comunicação; Refletir sobre a importância de uma comunicação eficaz

COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS A comunicação é fundamental na organização Nenhum indivíduo pode gerar sozinho todas as informações necessárias para a tomada de uma decisão. O objetivo básico da comunicação é influenciar: o ouvinte/receptor, o “outro”, o ambiente, até a si próprio Só há comunicação se houver a compreensão da mensagem

“Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito) COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS “Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito) Todo administrador é um comunicador e tudo o que ele faz, comunica algo. Portanto, grande parte da qualidade do trabalho do administrador depende da sua habilidade de comunicação

OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor (fonte Codificação Mensagem Canal Decodificação Receptor Feedback

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor (fonte): emite a mensagem Codificação: formular o conteúdo através de símbolos Mensagem: É a idéia ou informação Canal: É o meio de transmissão Decodificação: tradução do código utilizado Receptor: recebe a mensagem Feedback: retorno ou confirmação

TIPO DA COMUNICAÇÃO Verbal oral (fala) escrita Não-verbal gestos sinais cores sons expressões faciais linguagem corporal etc. A escolha de uma forma ou outra dependerá do tempo, custo e importância da mensagem; e das preferências pessoais, habilidades individuais e recursos do emissor.

FEEDBACK OUTRAS CARACTERÍSTICAS: DIREÇÃO É unilateral É bilateral quando a comunicação acontece de cima para baixo sem regresso do destinatário ao emissor É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado FEEDBACK

Outras características Interna (dentro da empresa) Externa (entre funcionários e outras). Explícita é a que se percebe através das palavras, dos símbolos. Implícita são as implicações “captadas” pela maneira de transmitir a mensagem.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais formais: são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização Exemplos: boletins e jornais, reuniões, memorandos escritos, correio eletrônico, quadros de avisos tradicionais e informativos mais elevados As mensagens nas organizações viajam em quatro direções: para cima, para baixo, horizontal e diagonalmente

CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais informais: são a rede de comunicação não- oficial que complementa os canais formais Exemplos: a chamada “rádio corredor”, encontros não-programados entre os superiores e seus subordinados, comunicação espontânea pode ocorrer no bar, perto de uma praça, nos corredores e no elevador