COMUNICAÇÃO Parte 1
COMUNICAÇÃO: OBJETIVOS DA AULA Discutir sobre o papel da comunicação nas empresas Repensar sobre a importância e influência da comunicação sobre o desempenho organizacional; Compreender o processo, os tipos e formas; Identificar os fatores que influenciam na comunicação; Refletir sobre a importância de uma comunicação eficaz
COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS A comunicação é fundamental na organização Nenhum indivíduo pode gerar sozinho todas as informações necessárias para a tomada de uma decisão. O objetivo básico da comunicação é influenciar: o ouvinte/receptor, o “outro”, o ambiente, até a si próprio Só há comunicação se houver a compreensão da mensagem
“Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito) COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS “Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito) Todo administrador é um comunicador e tudo o que ele faz, comunica algo. Portanto, grande parte da qualidade do trabalho do administrador depende da sua habilidade de comunicação
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor (fonte Codificação Mensagem Canal Decodificação Receptor Feedback
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor (fonte): emite a mensagem Codificação: formular o conteúdo através de símbolos Mensagem: É a idéia ou informação Canal: É o meio de transmissão Decodificação: tradução do código utilizado Receptor: recebe a mensagem Feedback: retorno ou confirmação
TIPO DA COMUNICAÇÃO Verbal oral (fala) escrita Não-verbal gestos sinais cores sons expressões faciais linguagem corporal etc. A escolha de uma forma ou outra dependerá do tempo, custo e importância da mensagem; e das preferências pessoais, habilidades individuais e recursos do emissor.
FEEDBACK OUTRAS CARACTERÍSTICAS: DIREÇÃO É unilateral É bilateral quando a comunicação acontece de cima para baixo sem regresso do destinatário ao emissor É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado FEEDBACK
Outras características Interna (dentro da empresa) Externa (entre funcionários e outras). Explícita é a que se percebe através das palavras, dos símbolos. Implícita são as implicações “captadas” pela maneira de transmitir a mensagem.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais formais: são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização Exemplos: boletins e jornais, reuniões, memorandos escritos, correio eletrônico, quadros de avisos tradicionais e informativos mais elevados As mensagens nas organizações viajam em quatro direções: para cima, para baixo, horizontal e diagonalmente
CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais informais: são a rede de comunicação não- oficial que complementa os canais formais Exemplos: a chamada “rádio corredor”, encontros não-programados entre os superiores e seus subordinados, comunicação espontânea pode ocorrer no bar, perto de uma praça, nos corredores e no elevador