PDDE PDE Qualidade Atleta na Escola PDDE Estrutura Escola Acessível

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Advertisements

Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Programa Nacional do Livro Didático
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PDDE Interativo.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
Plataforma de Cotação - PME. Principais benefícios: Maior Autonomia Mobilidade 100% Online Seguro Facilidade Treinamento – Plataforma do Corretor O Cotador.
ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS ATAS CENTRALIZADAS - SESA A Secretaria de Estado da Saúde está realizando pregões eletrônicos, objetivando a aquisição.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador
FUNÇÕES E DESAFIOS DO CONSELHO TUTELAR Tereza Teixeira Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Michel Roberto P. de Oliveira.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
CRONOGRAMA ATRIBUIÇÃO 2017
Programa Novo Mais Educação
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Programa Novo Mais Educação
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Especialista em Direito Educacional
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Avanços nas últimas décadas
ASPECTOS OPERACIONAIS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
CRONOGRAMA ATRIBUIÇÃO 2017
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Programa Nacional de Alimentação Escolar Reunião Gerencial
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Programa Mais Educação (Antigo)
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
Escola Americana de Brasília
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PROJETOS 2018 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA/MG
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
IV Conferência Estadual
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

PDDE PDE Qualidade Atleta na Escola PDDE Estrutura Escola Acessível Organograma dos PDDEs PDDE PDE Qualidade Atleta na Escola Escola Sustentável PROEMI Mais Cultura Mais Alfabetização PDDE Estrutura Escola Acessível Escola do Campo PDE Escola PDDE Educação Integral Mais Educação Novo Mais Educação (PNME) 2017 e 2018 PDDE Educação Básica Manutenção Equipe de prestação de Contas

Nº de Escolas participantes Números de Escolas e Alunos atendidos nos três programas e Valores recebidos entre Dezembro de 2016 a Março de 2018 Programa Nº de Escolas participantes Nº de Alunos Valor Total Recebido Mais Alfabetização 1.121 149.386 R$ 2.340.218,00 Mais Educação 2017 2.104 198.972 R$ 34.932.725,00 Proemi 2.516 946.390 R$ 92.740.400,00 Total 5.741 1.294.748 R$ 130.013.343,00

Plataforma do PDDE Interativo

Acesso à plataforma PDDE Interativo As escolas contempladas nos programas MEC, fazem adesões por meio da Plataforma do PDDE Interativo (Exceto os Programas Escola Acessível e Mais Cultura, que são feitas na Plataforma do SIMEC da seguinte forma: Acessar o link : http://pddeinterativo.mec.gov.br Clicar em solicitar cadastro; Colocar número de CPF e preencher os dados solicitados; Clicar em enviar; Encaminhar um e-mail para a equipe de apoio da Diretoria de Ensino, com o nome completo do gestor, município, Nome da escola e código INEP; A equipe responsável libera o acesso;

Programa Novo Mais Educação 2017 Em Novembro de 2016, o MEC instituiu a adesão para todas as Unidades Escolares com mais de 20 alunos matriculados na rede Publica, baseando-se na resolução nº 05 de 25 de Outubro de 2016, cujos critérios de adesão foram: I - escolas que receberam recursos na conta PDDE Educação Integral entre 2014 e 2016; II - escolas que apresentam Índice de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e III - escolas que obtiveram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. 2.104 Escolas fizeram adesão ao Programa, beneficiando 198.972 alunos. As escolas que fizeram a adesão, optavam por 05 ou 15 horas semanais, na realização das atividades.

Programa Novo Mais Educação 2017 Distribuição dos tempos do PNME: 05 horas semanais: Distribuídos em 02h30 de Língua Portuguesa e 02h30 de Matemática (semanais/por turma; 15 horas semanais: são 04h de Língua Portuguesa e 04h de Matemática. As três atividades complementares, escolhidas no ato da adesão ficaram com 2h20 cada (semanalmente por turma)

Programa Novo Mais Educação 2017 Ressarcimento 05 horas semanais: Apenas mediadores – recebem R$ 80,00 por turma/mês; 15 horas semanais: Mediadores de aprendizagem: R$ 150,00 por turma/mês; 15 horas semanais: Facilitadores (atividades Complementares) – R$ 80,00 por turma/mês Cada voluntário (mediador ou facilitador), poderá executar as atividades com ATÉ 10 turmas, podendo ser da mesma atividade ou atividades diferentes; Cada turma é composta por 25 alunos (Pedagógico ou atividades complementares – adequado de acordo com a resolução nº 17 de 22 de Dezembro de 2017 (Novo Mais Educação 2018)

Programa Novo Mais Educação 2018 O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola. I - escolas que receberam recursos na conta PDDE Educação Integral entre 2014 e 2016; II - escolas que apresentam Índice de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e III - escolas que obtiveram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

Programa Novo Mais Educação 2018 Em Dezembro de 2017, o MEC abriu para adesão 263 escolas da Rede estadual ,no PDDE Interativo, sendo que dessas, 187 escolas concluíram o cadastro e estão aguardando pagamento do MEC, ainda sem previsão. Ou seja 71,10% de aceitação, que irá beneficiar 16.750 alunos. As escolas que não fizeram adesão, encaminharam atas de Justificativas. A adesão foi apenas paras as Escolas que: I- Possuem alunos do 3º ao 9º ano; II- escolas que apresentam Índice de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo; III- Área de Vulnerabilidade;

Programa Novo Mais Educação 2018 Permanece o tempo de 05 e 15 horas como o PNME 2017, bem como os valores apresentados anteriormente e o número de alunos por turma (25 alunos por turma).

Programa Novo Mais Educação 2018 Tanto para o Novo Mais Educação 2017, quanto para o Novo Mais Educação 2018, a coleta de Classes só será possível para as escolas que possuem recursos. O Pagamento das Escolas participantes do PNME 2018, ainda não tem a liberação do FNDE, não há previsão. O recurso é somente de CUSTEIO;

Recursos do Programa Mais Educação, Novo Mais Educação 2017 No Boletim CGEB de nº 232, informação 09, página 10, saiu as informações do uso de recursos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, da seguinte forma: 1- Escolas que reprogramaram o recurso do Programa Mais Educação vigente até 2016 e não fez adesão ao Programas Novo Mais Educação: Essas unidades escolares poderão utilizar tais recursos, de acordo com a Resolução nº 08 de 16 de Dezembro de 2016, artigo 7º, parágrafo 1º:

Recursos do Programa Mais Educação, Novo Mais Educação 2017 § 1º A faculdade de utilização alternativa, nas atividades do PDDE, dos saldos remanescentes nas contas bancárias do PDDE Integral, PDDE Estrutura e PDDE Qualidade, na forma do caput, só poderá ser exercida se as atividades passíveis de financiamento pela( s) ação(ões): I - tiverem sido totalmente realizadas; ou II - não tiverem sido iniciadas, continuadas ou concluídas por força de intransponíveis óbices supervenientes aos repasses; Compete à escola reunir o conselho e a APM e juntamente com o supervisor responsável, definir, a utilização desses recursos para o benefício EXCLUSIVO do ensino aprendizagem. Sugerimos que os recursos sejam utilizados para a compra de materiais pedagógicos, saídas pedagógicas, desde que aprovadas pela Diretoria de Ensino, com o parecer do supervisor.

Recursos do Programa Mais Educação, Novo Mais Educação 2017 2- Escolas que reprogramaram o recurso do Programa Mais Educação, com vigência até 2016 e fizeram a adesão ao Programa Novo Mais Educação: Priorizar as atividades do Programa Novo Mais Educação. Caso já tenha trabalhado todas as atividades do PNME de acordo com o tempo mínimo previsto (8 meses) poderá tanto dar continuidade enquanto houver recursos, como também, seguir as instruções anteriores de acordo com a Resolução nº 8;

Recursos do Programa Mais Educação, Novo Mais Educação 2017 3- Escolas que reprogramaram recursos do Novo Mais Educação (2016/2017): Se houver em conta recursos suficientes para trabalhar as atividades, com pagamento do Mediador e/ou Facilitador para 04 (quatro) meses ou mais (a partir de fevereiro ou março), sugerimos dar continuidade às atividades do Programa. Se não houver essa quantidade disponível em conta, o recurso poderá ser revertido para a compra, SOMENTE, de Materiais Pedagógicos, que beneficiem o currículo. Registrar em ata que não foi contemplada no PNME .

Recursos do Programa Mais Educação, Novo Mais Educação 2017 4- Escolas que fizeram adesão ao Programa Novo Mais Educação 2017, com vigência para o ano de 2018 devem atentar aos pagamentos, pois o FNDE já iniciou o repasse dos recursos. Portanto, é necessário consultar as respectivas agências do Banco do Brasil, na conta do PDDE Educação Integral para verificação de pagamentos.

Programa Ensino Médio Inovador O programa Ensino Médio Inovador – EMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória 746/2016 e é regulamentada pela Resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016. Em 2017, tivemos a adesão de 2.516 Unidades Escolares, beneficiando 945.840 alunos.

Programa Ensino Médio Inovador O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

Programa Ensino Médio Inovador As atividades desse programa, cadastradas no Plano de Redesenho Curricular, são executadas no período regular das aulas, portanto, os alunos não ficam no contraturno. A primeira parcela desse recurso veio em 19/04/2018, referente ao 60% do valor total e a segunda parcela (40% restante), veio nas datas de 27 e 28/12/2017, custeio e capital, respectivamente. As escolas que ainda não receberam o recurso do PROEMI, segunda parcela, deverão aguardar, pois já foi encaminhada para o FNDE para explicação; Do valor total recebido, 70% é de natureza de Custeio e 30% de Capital.

Contatos Equipe dos programas MEC Luciana Virgilio De Souza : luciana.souza@educacao.sp.gov.br Maria Inês de Fatima Rocha : maria.fatima@educacao.sp.gov.br A Equipe agradece !