Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02
Mas afinal o que é compras?
É o processo de aquisição que inclui: seleção, qualificação e avaliação do desempenho dos fornecedores; contratos de negociações; comparações de preços e qualidade dos serviços;
É o processo de aquisição que inclui: programação de compras; elaboração e consolidação de pedidos; monitoramento continuo desses pedidos.
A atividade de compra não se restringe aos atos de comprar e monitorar apenas, pode-se considera-la como um componente estratégico que envolve qualidade, custo, flexibilidade e agilidade.
Para Ballou (2006, p.357), “o setor de compras ocupa uma posição importante na maioria das organizações, pois os insumos comprados representam geralmente de 40 a 60% do valor das vendas de qualquer produto”.
Plano de ação 5W2H
Organização de compras
Cada empresa organiza o seu setor de compras de acordo com suas necessidades de materiais. Empresas industriais, grandes lojas, supermercados, empresas de serviços organizam suas compras conforme os materiais a serem comprados, as exigências do processo produtivo, as características do mercado fornecedor.
Centralização das compras
A organização centralizada é aquela em que todas as compras da empresa são concentradas num único órgão de compras.
As vantagens do sistema centralizado são: Obtenção de maiores vantagens e descontos dos fornecedores; Qualidade uniforme dos materiais adquiridos; Maior especialização dos compradores; Padronização dos procedimentos de compra;
Descentralização das compras
A organização descentralizada é aquela em que cada unidade dispersa da empresa tem o seu próprio órgão de compras para atender às suas necessidades específicas e locais.
As vantagens do sistema descentralizado são: Maior conhecimento dos fornecedores locais; Melhor atendimento das necessidades do processo produtivos de cada unidade da empresa;