Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02

Mas afinal o que é compras?

É o processo de aquisição que inclui: seleção, qualificação e avaliação do desempenho dos fornecedores; contratos de negociações; comparações de preços e qualidade dos serviços;

É o processo de aquisição que inclui: programação de compras; elaboração e consolidação de pedidos; monitoramento continuo desses pedidos.

A atividade de compra não se restringe aos atos de comprar e monitorar apenas, pode-se considera-la como um componente estratégico que envolve qualidade, custo, flexibilidade e agilidade.

Para Ballou (2006, p.357), “o setor de compras ocupa uma posição importante na maioria das organizações, pois os insumos comprados representam geralmente de 40 a 60% do valor das vendas de qualquer produto”.

Plano de ação 5W2H

Organização de compras

Cada empresa organiza o seu setor de compras de acordo com suas necessidades de materiais. Empresas industriais, grandes lojas, supermercados, empresas de serviços organizam suas compras conforme os materiais a serem comprados, as exigências do processo produtivo, as características do mercado fornecedor.

Centralização das compras

A organização centralizada é aquela em que todas as compras da empresa são concentradas num único órgão de compras.

As vantagens do sistema centralizado são: Obtenção de maiores vantagens e descontos dos fornecedores; Qualidade uniforme dos materiais adquiridos; Maior especialização dos compradores; Padronização dos procedimentos de compra;

Descentralização das compras

A organização descentralizada é aquela em que cada unidade dispersa da empresa tem o seu próprio órgão de compras para atender às suas necessidades específicas e locais.

As vantagens do sistema descentralizado são: Maior conhecimento dos fornecedores locais; Melhor atendimento das necessidades do processo produtivos de cada unidade da empresa;