Políticas Públicas para a Educação Profissional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos, Concepções e Princípios da EJA
Advertisements

Políticas Públicas para a Educação Profissional.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Cursos Palestras TREINAMENTOS
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMRC E A FAMÍLIA.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Ler e Escrever: Desafio de todos
ENCONTRO REGIONAL NORTE E CENTRO OESTE DO XXII FOR GRAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
30anos CENPEC.
Educação ambiental como política pública
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Educação no Brasil Tragédia.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ProJovem Campo – Saberes da Terra
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Contextualização: escola e alunos
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Reflexividade e formação de professores
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Orientações de estágio
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
programa saúde na escola (PSE)
Prof. Ms. José Elias de Almeida Fundamentos, Concepções e Princípios da EJA.
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas para a Educação Profissional. Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR

Políticas Públicas para a Educação Profissional. O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE DO PROEJA

POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito Caracteriza-se por ações e intenções com os quais os poderes ou instituições públicas respondem às necessidades de diversos grupos sociais.

POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político.

Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003. POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais Realimentação Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

POLÍTICAS PÚBLICAS: PR0EJA Políticas do PROEJA Políticas Educacionais Ações que implementem a formação inicial e continuada na modalidade - EJA ,para trabalhadores, na possibilidade de qualificação profissional. Ações que atendam as necessidades da comunidade escolar.

Proposta de Capacitação . MEC/SETEC/GOVERNO-MS/UTFPR POLÍTICAS DO PROEJA - Formação do Professor Como a educação Profissional poderá formar um professor e um gestor preparado para desencadear políticas públicas educacionais ? Educação Continuada: Proposta de Capacitação . MEC/SETEC/GOVERNO-MS/UTFPR

1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão. POLÍTICAS EDUCACIONAIS -PROEJA 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão. ALICERSES DAS POLÍTICAS DO PROEJA 2.O trabalho como princípio educativo. 3.As novas demandas de formação do trabalhador.

PROPOSTA POLÍTICA: POLÍTICAS DO PROEJA -QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Desencadear ações na perspectiva da qualificação profissional,situando prioritariamente: Uma relação social constituída pela interação dos agentes do trabalho em torno da propriedade significativa do conhecimento construído no e pelo TRABALHO.

DIANTE DISSO... A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA?

Através da CAPACITAÇÃO CONTINUADA POLÍTICA EDUCACIONAL Estarão os DIRIGENTES e PROFESSORES DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL preparados para desencadearem Políticas Públicas ? SIM Através da CAPACITAÇÃO CONTINUADA

CAPACITAÇÃO-2008 CONCEPÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS é mais uma das ações que fazem parte do Plano de Trabalho para implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, instituído no âmbito federal pelo DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006.

CAPACITAÇÃO PROEJA/UTFPR Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Psicológicos da Educação de Jovens e Adultos Componentes Básicos do Planejamento de Ensino. Avaliação da Aprendizagem numa Perspectiva Processual

ENTENDER O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa... ENTENDER O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO

ENTENDER QUE O PROEJA VAI MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa... ENTENDER QUE O PROEJA VAI MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER

POLÍTCAS PÚBLICAS –EDU.PROFISSIONAL POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE GÊNERO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO Identificação dos problemas DE DIVERSIDADE Compartilhamento das soluções/RELAÇÕES SOCIAIS

PORTANTO... Torna-se necessário. Construir políticas públicas educacionais articulem e esferas públicas visando produzir uma sinergia que atendam as demandas da população.

PORTANTO... Torna-se necessário. Construir políticas que superem o caráter assistencialista da EJA e implementem políticas de profissionalização. (Decreto 5.154/2004)

PORTANTO... Torna-se necessário. Construir políticas públicas que superem programas focais fragmentados imediatistas, assistencialistas centrado no treinamento.

PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EJA... PORTANTO... PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EJA... SIGNIFICA.

PORTANTO... significa Acreditar que o Projeto Político Pedagógico é o elo articulador entre a ação e o sonho, a comunidade e a escola.

PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento adquirido deverá voltar para a escola como uma verdade, como uma ação, como uma proposta de transformação.

PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento precisa passar por uma reflexão-ação num processo investigativo permanente orientando o planejamento do professor.

PROEJA Acreditar que o papel do ensino do Adulto vai além da reconstrução curricular,da escola, e que esta ação deverá fazer parte do cotidiano pedagógico do professor como eixo de articulação entre a teoria e a prática, entre o sonho e a realidade.

PORTANTO... Trabalhar com o Adulto significa. Acreditar que aqui no estado do Mato Grosso do Sul o sonho tornar-se-á realidade pelas mãos iluminadas de você professor que hoje aqui se faz presente..

Por hoje...... . MUITO OBRIGADA. JOSCELY GALERA joscely@utfpr.edu.br joscelybassettogalera@gmail.com