CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILO GERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES DA ERA DO CONHECIMENTO
Advertisements

CAMINHO HIERÁRQUICO CAMINHO TÉCNICO DECISÃO DA DIREÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL VENDEDOR JUNIOR VENDEDOR PLENO VENDEDOR SENIOR VENDEDOR TÉCNICO GERENTE.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PARA GERENCIAMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA SENIOR THIAGO DE MATOS SOARES ORIENTADOR: MARCEL HUGO.
O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por.
PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Liderança e Comportamento Humano
Avaliação de desempenhos: indicadores, remuneração e incentivos
Introdução ao Comportamento Organizacional
AGENDA 1- O que ofereço: TREINAMENTOS CORPORATIVOS IN COMPANY e
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Comportamento Humano nas Organizações
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Avaliação de Desempenho Humano
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS
O que é liderança? Quando procuramos a palavra “liderar” nos dicionários, encontramos, principalmente, os termos “dirigir”, “conduzir” e “orientar”. Estes.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Coordenação: tipologia, processo e aspectos da prática Aula 4.1
Dra Lucieli D. P. Chaves Maio/2015
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
A controladoria na empresa
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
GESTÃO DE PROJETOS.
Competência de Delegação
Avaliação de Desempenho
Descrição e Análise dos cargos
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Qualidade e Certificação Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Capítulo 3 Uma abordagem humana.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
FENOMENOLOGIA.
Treinamento e Desenvolvimento
A RELAÇÃO DO AVALIADOR E DO AVALIADO
Planejamento de Recursos Humanos
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Formação Básica de Lideres
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Avaliar desempenho de servidores
Teoria Comportamental McGregor - Teoria X e Teoria Y
Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Transcrição da apresentação:

CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC   GESTÃO DE PESSOAS

MÓDULO IV. GESTÃO DE PESSOAS UNIDADES Carga Horária Unidade 1 – Relações Interpessoais 4 horas-aula Unidade 2 –Visão Sistêmica em Gestão de Pessoas Unidade 3 – Desenvolvimento de habilidades gerenciais

Unidade 1. Relações interpessoais Profissionalismo: Características esperadas de um profissional (Sá, 2001)  i) Planejamento ii) Competência iii) Comprometimento iv) Excelência v) Ética

Unidade 1. Relações interpessoais Relacionamento vertical e horizontal O relacionamento vertical pressupõe níveis ou grupos hierárquicos diferentes, um exemplo, é a relação existente entre o diretor geral e o coordenador de setor. O relacionamento horizontal por sua vez acontece dentro de um mesmo nível hierárquico, um exemplo, é o relacionamento entre membros de uma equipe.

Unidade 1. Relações interpessoais Comunicação Características de uma comunicação eficaz na equipe: i) A mensagem deve ser fácil de ler, ouvir ou ver. ii) Os objetivos devem ser claros e cronologicamente organizados para facilitar a compreensão. ii) É preciso colocar-se no lugar do outro para sentir sua capacidade de entender o que está sendo comunicado.

Unidade 1. Relações interpessoais Motivação No presente trabalho o entendimento adotado é o de que a motivação é um fenômeno interno e externo e que, portanto, as lideranças e chefias são capazes de estimular a motivação dos membros da equipe. Essa mesma liderança deve ser, por outro lado, o profissional mais motivado da organização.

Unidade 1. Relações interpessoais Ética e respeito nas relações interpessoais Os gestores podem interferir no comportamento ético dos funcionários ou subalternos ao aderirem aos seguintes princípios.   i) Seja um modelo de comportamento visível: ii) Comunique expectativas éticas: iii) Ofereça treinamento ético: iv) Seja bastante claro ao recompensar atitudes éticas e punir as antiéticas vi) Forneça mecanismos de proteção

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas A seleção deverá avaliar características relacionadas a personalidade, inteligência emocional e conhecimento técnico. i) Personalidade: ii) Inteligência emocional iii) Conhecimento técnico

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas Etapas gerais do processo seletivo Em geral o processo seletivo com vistas à contratação contem as seguintes etapas (Robbins, 2010):  i) Seleção Inicial ii ) Seleção substantiva iii) Seleção contingente

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas Desenvolvimento Prover instrumentos e mecanismos para que os membros da organização não se tornem obsoletos. Manter o padrão de qualidade do corpo técnico e favorecer o aumento de desempenho da equipe. A forma mais comum de desenvolvimento é o treinamento. A gama de possibilidades de treinamento é ampla e pode objetivar, desde habilidades básicas até a cursos avançados de liderança.

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas Gestão de desempenho O que é desempenho? Para que fazer gestão de desempenho? A gestão de desempenho, desenvolve-se em torno de um processo denominado de Avaliação de Desempenho.

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas Técnicas de avaliação de desempenho i) Relatórios escritos ii) Incidentes críticos iii) Escalas gráficas de mensuração iv) Escalas de mensuração ancoradas em comportamento v) Comparações forçadas vi) Ordenação simples

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas Estrutura de remuneração com foco no desempenho A relação visível entre avaliação de desempenho e aumento de produtividade ocorre quando a avaliação é usada para conceder recompensas aos membros da organização. Para maximizar a motivação, as pessoas precisam perceber que os esforços que realizam conduzem a uma avaliação de desempenho favorável, e que essa avaliação vai resultar em recompensas às quais dão valor (Robbins, 2010).

Unidade 2. Visão sistêmica em gestão de pessoas A remuneração é, freqüentemente o custo operacional mais alto para uma organização. A estrutura de remuneração é uma definição estratégica da organização. Os programas de remuneração variável tais como planos de remuneração por unidades produzidas, incentivos salariais, participação nos lucros e participação nos ganhos, por exemplo, são estruturas nas quais a remuneração está vinculada ao desempenho individual ou organizacional.

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Liderança Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos. Logo liderar é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Delegação Atribuição da liderança. A delegação não pressupõe um contexto organizacional descentralizado, haja vista pode haver descentralização de tarefas e não de poder.

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Administração de conflitos A presença de conflitos em maior ou menor grau, é inevitável nas organizações. O que o gestor deve fazer na situação de conflito? As cinco estratégias de resoluções de conflitos: i) ) Competição ii) Colaboração iii) Evitamento ou Fuga iv) Acomodação v) Compromisso

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Técnicas de negociação A negociação é uma estratégia para a solução de conflitos. Segundo Robbins (2011) negociação é um processo pelo qual duas ou mais partes interdependentes, com algum conflito aparente, decidem como alocar os recursos que são escassos.

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Equipes integradas é o resultado de uma liderança eficaz A integração e o fortalecimento da equipe de trabalho e das equipes de trabalho é papel da liderança.

Unidade 3. Desenvolvimento de habilidades gerenciais Práticas que repercutem no desempenho da equipe de trabalho: i) Reconhecer e respeitar as diferenças individuais ii) Utilizar os objetivos e o fedback iii) Vincular as recompensas ao desempenho iv) Garantir a equidade do sistema v) Permitir que os membros da equipe participem das decisões que os afetam vi) Negociar e atender as queixas dos membros da equipe vii) Estabelecer metas claras e reais

OBRIGADO (A)!