Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC
O Sistema de Proteção Escolar Secretaria de Estado da Educação
Projeto Mediação Escolar e Comunitária Objetivos do projeto: Implantar a ação mediadora em todas as escolas Minimizar os conflitos escolares Disseminar a cultura de paz e de respeito Expandir a mediação dos conflitos para a comunidade Incorporar a cultura de responsabilização Melhorar o clima escolar Desenvolver habilidades socioemocionais Secretaria de Estado da Educação
PROPOSTA Disseminar a ação mediadora a todas as escolas da rede a fim de melhorar o clima escolar e disseminar a cultura de paz Vice-diretores (articuladores) Vice-diretor do Programa Escola da Família (apoiador) Professor Mediador Escolar e Comunitário (apoiador) Todos os servidores da rede Secretaria de Estado da Educação
1ª Formação - 2018 Objetivos da formação: Subsidiar os Gestores Regionais e as equipes escolares na implantação do Projeto Mediação Escolar e Comunitária Promover a reflexão sobre como cada servidor poderá contribuir para disseminar a cultura de resolução de conflitos Orientar sobre o levantamento das vulnerabilidades do contexto escolar Nortear a elaboração de um plano de trabalho pela equipe escolar Secretaria de Estado da Educação
Sensibilização Professores resolvem conflitos em escola no DF na base da conversa.mp4 Secretaria de Estado da Educação
Atividade 1 Para refletir... 1- O que o vídeo nos ensinou? 2- Por que os conflitos acontecem? 3- Por que a escola, muitas vezes, é palco de conflitos externos a ela? 4- O que promoveu a mudança no ambiente da escola apresentada no vídeo? 5- Você acha possível melhorar o ambiente na sua escola? Por quê? Secretaria de Estado da Educação
Socialização
Sessão de Estudos... Texto: O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas – Telma Vinha (Org.)
Atividade 2: questões sobre o texto Atividade 2: questões sobre o texto 1- Quais as três formas de resolução dos conflitos escolares utilizadas nas escolas, apontados no texto? A escola que você trabalha utiliza algum deles? Qual? Quais os resultados conseguidos? 2- Quais ações apontadas pela autora reforçam a heteronomia dos nossos alunos? Na sua opinião, qual é a melhor forma de desenvolver a autonomia deles, inclusive na resolução de conflitos? 3- Que ações promovem um ambiente favorável ao bullying? Por quê? 4- Qual é a relação do Clima Escolar com o comportamento e a aprendizagem dos estudantes, apontada no texto? 5- Você considera o Clima Escolar da sua escola positivo ou negativo? Por quê? 6- Como você poderia contribuir para a melhoria do clima na sua escola?
Socialização
Sistematização
A Educação e o desafio de lidar com o A Educação e o desafio de lidar com o conflito e a violência Uma opção concreta é trazer para o espaço escolar uma forma de resolução de conflito que estimule o diálogo, a responsabilização dos envolvidos e o comprometimento das pessoas na solução do fato, considerando os sentimentos e necessidades que não foram atendidos quando o conflito ocorreu.
Conflito: o que nos ensina? Conflito: o que nos ensina? Pensar sobre a nossa condição de ser humano Descobrir o nosso potencial criativo e inventivo diante do conflito Aprender a reconhecer sentimentos Expressar tais sentimentos nos conectando com nossas necessidades mais verdadeiras e legítimas “A escola precisa ser um lugar onde o exercício desse novo paradigma aconteça no dia a dia, orientado por uma prática educativa pautada nas pessoas, seus sentimentos e necessidades”.
Cuidando do Clima Escolar Cuidando do Clima Escolar Qual é o objetivo da escola? A formação de sujeitos autônomos, solidários, responsáveis e, principalmente, protagonistas de suas vidas. Para isso, é necessário que eles aprendam a resolver seus próprios conflitos e a desenvolver a responsabilização pelas suas atitudes. O que precisamos fazer para atingir este objetivo? Cuidar do Clima Escolar e oferecer um ambiente acolhedor, participativo, com princípios de justiça e que contemple tanto as necessidades dos alunos quanto dos educadores. “Quando o Clima Escolar é positivo, os conflitos diminuem e a aprendizagem melhora”
Dimensões do Clima Escolar Dimensões do Clima Escolar O Conselho Nacional do Clima Escolar (NATIONAL SCHOOL CLIMATE COUNCIL, 2007) recomenda que as avaliações do clima escolar se concentrem em quatro dimensões: Segurança Relações interpessoais Ensino e aprendizagem Ambiente institucional Recomenda ainda que sejam discutidos os dados encontrados com a comunidade educativa visando, desse modo, elaborar programas de intervenção que atuem sobre as dificuldades identificadas.
Registro de Ocorrências Escolares.mp4 Sistema de Registro de Ocorrência Escolar - ROE Registro de Ocorrências Escolares.mp4
Objetivos do ROE 1) Consolidar um sistema de informações que permita subsidiar, com dados produzidos pelas escolas, o planejamento das ações da Secretaria tanto no nível central, como nos níveis regional e local. 2) Ser uma ferramenta de gestão para diretores de escola e para o monitoramento regional a partir das Diretorias de Ensino. O importante é que o ROE seja apropriado como uma ferramenta para ajudar os gestores escolares na administração dos problemas referentes à proteção em sua escola. Quanto mais dados forem imputados no ROE, mas ele pode servir como uma fonte para o fonte para o planejamento e a atuação de Diretores, Vices, Professores Coordenadores, Professores Mediadores e demais servidores. Secretaria de Estado da Educação
Construindo um Plano de Trabalho... Construindo um Plano de Trabalho... Levantamento das vulnerabilidades da escola com toda a equipe escolar. Durante o Planejamento Escolar, a equipe pensará em ações que poderão ser desenvolvidas para diminuir as ocorrências na escola. Cada ação deverá prever um responsável e os corresponsáveis por ela. É bom lembrar que as ações planejadas devem estar em consonância com a proposta pedagógica e contar com o envolvimento de todos. As escolas que contam com a atuação de um Professor Mediador encaminharão o plano para a Diretoria de Ensino.
FORMAÇÃO - 2018 Curso inicial (EaD) Curso de Mediação para os gestores regionais da capital Documento Orientador com temas relacionados à Resolução de Conflitos Vídeo aulas sobre temas relacionados à Resolução de Conflitos Pauta de formação, elaborada a partir dos indicadores extraídos do ROE e necessidades apontadas pelos Gestores Regionais, para subsidiar a formação dos mediadores nas DE nas Orientações Técnicas. Secretaria de Estado da Educação
Contamos com o apoio de todos os servidores das nossas escolas e Diretorias de Ensino Secretaria de Estado da Educação
INFORMAÇÕES specmediacao@educacao.sp.gov.br SPEC- 2075-4370 2075-4371 2075-4373 Secretaria de Estado da Educação