Balanced Scorecard & Desenvolvimento Desenvolvimento do

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Transcrição da apresentação:

Balanced Scorecard & Desenvolvimento Desenvolvimento do para instituições de Investigação & Desenvolvimento Realizado por: Maria Ribeiro

Sumário Balanced ScoreCard (BSC): principais fundamentos Evolução dos Sistemas de Gestão Modelo do BSC Mapa estratégico Metodologia de implementação O BSC em organizações de I&D Caracterização das organizações de I&D Alteração do modelo de BSC inicial Modelo genérico O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Modelo de BSC Mapa Estratégico Modelo de Alinhamento Processos de divulgação e feedback Principais conclusões FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Banlanced Scorecard: principais fundamentos Evolução dos Sistemas de Gestão Sistemas de contabilidade tradicional Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) Modelos integrados de Gestão Estratégica Início do século XXI Actualidade Início do século XX ERA DO CONHECIMENTO - Principal foco nos activos intangíveis TRANSIÇÃO ENTRE ERAS Mudanças comportamentalistas Passagem do sector industrial para o dos serviços Reconhecimento da necessidade de conhecer o desempenho dos activos intangíveis (pessoas, conhecimento, relacionamento com os clientes) ERA INDUSTRIAL Principal foco nos activos financeiros FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Banlanced Scorecard: principais fundamentos Evolução dos Sistemas de Gestão Porque foi o BSC considerado uma das ideias mais influentes do século XX? Avalia o Presente e Pesa o Futuro: Integra indicadores financeiros e não financeiros, bem como avalia a perspectiva interna e externa da organização. Alinhamento e Aliança Estratégica: Sintetiza as diversas realidades num documento de leitura simples, possibilitando uma leitura clara dos objectivos estratégicos das organizações e das estratégias delineadas, assim como o seu acompanhamento e monitorização pelos diversos níveis organizativos. Funciona como ferramenta de comunicação: Permite a todos os colaboradores ter uma imagem clara do propósito pelo qual a organização existe, através dos processos de divulgação e feedback dos resultados obtidos. FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Banlanced Scorecard: principais fundamentos Modelo do BSC: constituído por perspectivas fundamentais Visão e Estratégia Perspectiva Financeira Para ter sucesso financeiramente, como devemos aparecer aos nossos investidores? Perspectiva Dos Processos Internos Para satisfazer os nossos clientes, quais os processos em que devemos sobressair? Perspectiva Da Aprendizagem E Crescimento Para alcançar a nossa visão como devemos sustentar a habilidade de mudar e progredir? Perspectiva Dos Clientes Para alcançar a nossa visão como devemos ser vistos pelos nossos clientes? FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Banlanced Scorecard: principais fundamentos Mapa estratégico: interliga as várias perspectivas do BSC através de relações de causa e efeito dos objectivos a alcançar Perspectiva Financeira - aumentar o valor dos accionistas através do crescimento das receitas e da produtividade Perspectiva Dos Clientes - definir a proposição de valor do cliente: excelência operacional, liderança de produto ou intimidade com o cliente Perspectiva Dos Processos Internos De Negócios - construir o franchise através da inovação , aumentar o valor dos clientes, alcançar excelência operacional e estabelecer relações eficazes com os accionistas internos e externos Perspectiva Da Aprendizagem E Crescimento - competências e habilidades dos colaboradores, tecnologia e cultura corporativa da organização. FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Banlanced Scorecard: principais fundamentos Metodologia de implementação: principais elementos do BSC Missão: Propósito pela qual existe Valores: Princípios e crenças pelas quais se guia Visão: Imagem do futuro ideal do ambiente onde se insere Estratégia: Planos e acções para o sucesso Arquitectura: Definição das perspectivas a integrar no modelo de BSC Mapa Estratégico: Representação gráfica dos objectivos críticos Balanced Scorecard: Especificação de objectivos, medidas, metas e planos de acção Modelo de alinhamento: Alinhamento e escalonamento em cascata dos scorecards pelos níveis organizativos para alcançar as metas globais da organização Processos de Comunicação: Divulgação e feedback dos resultados FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC em organizações de I&D Organização Industrial/De serviços Caracterização das organizações de I&D: principais diferenças Organização Industrial/De serviços Organização de I&D Produtos/serviços Orientação Desenvolvimento científico Objectivas e fáceis de medir Medidas de desempenho Parcialmente objectivas ou subjectivas Curto Ciclo do capital Sem ciclo definido Calculado Risco Ilimitado Períodos curtos Longevidade Períodos longos Standard/personalizado Processos Sem processos standards Conhecidos com antecedência Recursos Conhecidos sem antecedência As saídas são as esperadas Clientes Os outcomes são desconhecidos Lucro, aumento de vendas e qualidade do produto/serviço, satisfação do cliente Resultados Outcomes em termos do desenvolvimento social e criação de valor FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC em organizações de I&D Alteração do modelo de BSC inicial: Modelos aplicados a organizações sem fins lucrativos Abordagem 1 – Modelo Proposto por Niven MISSÃO Versão 1 Versão 2 Concentração na Missão: providencia a força motivadora para a acção e serve como guia no desenvolvimento das medidas de desempenho Perspectiva dos Clientes Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento Perspectiva Financeira Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento Perspectiva Financeira FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC em organizações de I&D Alteração do modelo de BSC inicial: Modelos aplicados a organizações sem fins lucrativos Abordagem 2 – Modelo Proposto por Kaplan e Norton MISSÃO Perspectiva dos Clientes Perspectiva Financeira Concentração na Missão: providencia a força motivadora para a acção e serve como guia no desenvolvimento das medidas de desempenho Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC em organizações de I&D Alteração do modelo de BSC inicial: Modelos aplicados a actividades de I&D em organizações privadas Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Introdução da perspectiva da Inovação: A criação de valor é feita através da inovação. Dependem de iniciativas de criação de conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Perspectiva da Inovação Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC em organizações de I&D Modelo genérico: Modelo aplicado a organizações de I&D MISSÃO Perspectiva dos Clientes e Parceiros Estratégicos Perspectiva Financeira Gestão das actividades de I&D e os processos a elas associados. Perspectiva dos Processos Internos e da gestão da Inovação Perspectiva da Gestão e Aprendizagem Organizacional Perspectiva da motivação e criatividade dos colaboradores Considera o contributo das actividades de I&D na aprendizagem e conhecimento adquirido pela organização Relaciona sistemas de bonificação, recrutamento académico e conservação de pessoal FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Modelo de BSC: Modelo genérico aplicado a organizações de I&D MISSÃO: constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, dedicando-se a actividades de I&D, transferência de tecnologia, serviços de I&D e consultoria e formação avançada. Perspectiva dos Clientes e Parceiros Estratégicos Perspectiva Financeira Perspectiva dos Processos Internos e da gestão da Inovação Perspectiva da Gestão e Aprendizagem Organizacional Perspectiva da motivação e criatividade dos colaboradores FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Mapa Estratégico: Nível institucional Missão: O INESC Porto é uma instituição criada para constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, dedicando-se a actividades de I&D, transferência de tecnologia, serviços de I&D e consultoria e formação avançada. Visão: alcançar uma posição e imagem no mercado nacional, e ser reconhecida internacionalmente como uma organização de referência. Ser um elemento relevante do Sistema Cientifico e Tecnológico Europeu, com mérito e excelência na Inovação de base tecnológica e transferência de conhecimento e tecnologia. Perspectiva dos Clientes e Parceiros Estratégicos Clientes Externos Financiadores e Parceiros Estratégicos Perspectiva Financeira Margem de negócio Equilíbrio orçamental Receitas provenientes de serviços contratados Satisfação dos clientes Fortalecer e encontrar novas parcerias internacionais Receitas globais Receitas provenientes de negócios gerados com novos clientes Encontrar novos clientes e mercados Fortalecer e encontrar novas parcerias nacionais Custos operacionais Custos globais Receitas de outcomes Perspectiva dos Processos Internos e Gestão da Inovação Interacção e colaboração Qualidade da produção cientifica e resultados Orientação aos clientes Eficiência no trabalho Alinhamento entre os objectivos estratégicos da organização com políticas nacionais e internacionais Geração de novo conhecimento e actividades de I&D Desenvolvimento de novas tecnologias Conhecimento das necessidades do cliente/mercado Prestação de novos serviços de I&D e consultoria Gestão de projectos Organização e planeamento Cooperação e colaboração em programas Internaciona-lização Publicações em revistas cientificas de referência Patentes e Direitos de autor Transferência de tecnologia Formação avançada e serviços de I&D personalizados Eficiência dos processos Disponibilidade e eficiência dos recursos humanos Perspectiva da Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional Perspectiva da Motivação e Criatividade dos Colaboradores Interacção com a sociedade Imagem e gestão de marca Comunicação e partilha de conhecimento inter-organizacional Adaptação e capacidade de mudança Gestão do conhecimento Gestão de competências Formação, Conferências e seminários Atractividade e progressão da carreira Recrutamento e contratação de pessoal qualificado Valores e princípios Satisfação e bem estar dos colaboradores Programas de incentivo e remuneração FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Modelo de Alinhamento Direcção INESC Porto Unidades de I&D Áreas de intervenção Laboratórios associados Nível institucional Nível táctico Nível operacional Serviços de apoio FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Processos de Divulgação e feedback: Scorecards e Dashboards FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

O BSC na organização objecto de estudo: INESC Porto Processos de Divulgação e feedback: Scorecards e Dashboards FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Principais conclusões As mudanças sociais e económicas ocorridas ao longo do século XX permitiram o destaque de ferramentas de gestão como o Balanced Scorecard, devido ao seu enorme sucesso na gestão de organizações industriais; O modelo de Balanced Scorecard sofreu alterações desde o seu modelo inicial, através da introdução, remoção, alteração ou divisão das suas perspectivas, quando implementado em outras organizações, provando ser um modelo flexível, capaz de se adaptar e enquadrar a todo o tipo de organizações; A adaptação do modelo de BSC a organizações de I&D é especialmente complexa devido às características únicas e à satisfação de necessidades específicas da sociedade, na qual se encontram inseridas estas organizações; A implementação do modelo genérico de BSC proposto para a instituição objecto de estudo, INESC Porto, permite preencher as principais lacunas encontradas no sistema de avaliação e ainda permite melhorar os processos de comunicação já existentes na instituição; FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D

Obrigada pela Atenção! Próximos passos Implementação e validação do modelo proposto na instituição objecto de estudo INESC Porto; Escrita de um artigo numa das seguintes revistas de referência internacional: R&D Management; International Journal of Operations & Production Management; Journal of economics & management strategy. Obrigada pela Atenção! FEUP 2009/10 Desenvolvimento do Balanced ScoreCard para instituições de I&D