LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Advertisements

Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1.
Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Critérios de Desempenho
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Administração de serviços 7º período
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Gerenciamento da Responsabilidade Social
A importância da Logística para as Organizações
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Exportação Prof. Felipe Borini.
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Rede de abastecimento e Logística
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Introdução à Administração
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
AULA 3.
AGRONEGÓCIO Negócio Agrícola; Agribusiness;
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
Logística e Gerenciamento da
MARKETING BUSINESS TO BUSINESS
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Administração de Novos Negócios
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
Armazenagem e Manuseio de Materiais
Aula 3 – Visão Estratégica
O que é Armazenagem. O que são centros de distribuição
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
Prof. Alberto Martins Júnior
Planejamento Estratégico em Logística
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
PROGRAMA MESTRE DA PRODUÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Operação Convencional
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Disciplinas Planejamento Individual de Carreira
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
A Administração de Material corresponde, no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas de aquisição, guarda,
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
LOGÍSTICA E CURIOSIDADES DE OBRA NO MAR
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL AULA 1 Prof. Welington Aleixo. 1

Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1

LOGÍSTICA PALAVRA DE ORIGEM FRANCESA , TEM O SIGNIFICADO DO AMPLO DE “SUPRIR , ABASTECER” E SUA DERIVAÇÃO GEROU A PALAVRA “LOGISTIQUE” , FRANCES. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA NAS EMPRESAS AO EMPREGAR ALGUNS CONCEITOS LOGÍSTICOS A EMPRESA TEM : Condições de dimensionar melhor seus estoques. Domínio total dos seus negócios. Como desenvolver clientes. Como oferecer melhores serviços. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA NAS EMPRESAS SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . #Wellingtonaulas

Incremento no desempenho baseado no tempo. LOGÍSTICA NAS EMPRESAS PROPORCIONA: Incremento no desempenho baseado no tempo. O crescimento da demanda será substituído pela aceleração no fluxo dentro das atuais estruturas da cadeia de abastecimento . #Wellingtonaulas

POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : LOGÍSTICA POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : Eliminação de desperdícios. Redução de custos. Otimização dos processos de compra. Produção e distribuição de mercadorias. Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva.

Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. LOGÍSTICA Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. Planejamento Programação e Controle da Produção. Metodologias de separação e expedição de produtos.

e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis CONCEITO DE LOGÍSTICA É uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, munições e alimentos.

o produto adequado, na hora certa, LOGÍSTICA - DEFINIÇÃO AMPLIADA É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível.

LOGÍSTICA O termo LOGÍSTICA começou a ser utilizado por empresas de países tecnologicamente avançados em meados do século XX .

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACERTO DE USO : O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares.

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACERTO NO USO : CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE GRAVE ERRO LOGÍSTICO : NAPOLEÃO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem.

LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Todos esses eventos tem em comum: A gestão de recursos finitos. Limites escassos de tempo. Estrutura complexas. Soluções simples. IL 30/01 ATÉ AQUI #Wellingtonaulas

a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa. LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Fatores determinantes: a impossibilidade de erro. a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.

LOGISTIQUE SIGNIFICAVA O CONJUNTO DE AÇÕES E OPERAÇÕES NECESSÁRIAS AO ABASTECIMENTO DE TROPAS. PARTE INTEGRANTE DA ARTE MILITAR , JUNTO COM A “TÁTICA” E A “ESTRATÉGIA”. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA Em inglês : LOGISTICS Teve um desenvolvimento extraordinário através das forças aliadas. . Mobilizaram cientistas e pesquisadores das Universidades. . Desenvolvimento de modelos matemáticos complexos otimizando o sistema de produção e abastecimento de armazenamento. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA AO FINAL DA GUERRA DÉCADA DE 50 NOS EUA : Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY , SEARS , K-MART , sendo modelos para outros países. #Wellingtonaulas

ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. MARCILIO CUNHA

“É a parcela do processo da cadeia de suprimento que LOGÍSTICA “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que PLANEJA, IMPLANTA e CONTROLA o fluxo consciente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo , com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”. Fonte :Concil of Logistics Management- 2001 MARCILIO CUNHA

Pode ser segmentada em duas grandes áreas : LOGÍSTICA EMPRESARIAL Pode ser segmentada em duas grandes áreas : ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA #Wellingtonaulas

ATIVIDADES LOGÍSTICAS PRIMÁRIAS : TRANSPORTES. MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. PROCESSAMENTOS DE PEDIDOS. MARCILIO CUNHA

ATIVIDADES LOGÍSTICAS SECUNDÁRIAS : # ARMAZENAGEM . # MANUSEIO DE MATERIAIS . # EMBALAGEM DE PROTEÇÃO . # OBTENÇÃO DE MATERIAIS . # PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. # MANUTENÇÃO DE INFORMAÇÃO. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA Envolve estratégias e todas as operações relacionadas a : # Gestão de materiais e mercadorias. # Planejamento e Controle de Produção. # Movimentação de Materiais. # Embalagem. # Armazenagem e Expedição. # Distribuição Física. # Transporte # Sistemas de Informação. #Wellingtonaulas

Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. MARCILIO CUNHA

Planejamento, Organização e Controle LOGÍSTICA APLICADA Planejamento, Organização e Controle do conjunto de atividades de movimento e armazenamento que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde dos fornecedores ao cliente ou ao consumidor, para satisfazer a demanda ao menor custo incluídos os fluxos de informação e controle. #Wellingtonaulas

LOGÍSTICA NAS EMPRESAS Porque as empresas necessitam da Logística ? # Devido a maior competitividade global. # Escassez da matéria-prima. # Falta mão de obra qualificada. # Ineficiência na distribuição. # Necessidade de uma maior ocupação do mercado. ? MARCILIO CUNHA

INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS PRINCIPAL PROBLEMA DA LOGÍSTICA INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS ATIVIDADES , QUE PODERÁ SER SOLUCIONADO ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES. #Wellingtonaulas

“As empresas operam dentro de um ambiente que muda COMENTÁRIO SOBRE LOGÍSTICA “As empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e a disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da Administração se altera com o tempo , de forma a se adaptar as novas exigências de desempenho para as empresas. A logística, assim representa uma nova visão empresarial. Uma nova ordem das coisas”. Ronald H. Ballou

OPÇÕES DO SISTEMA LOGÍSTICO Fatores na distribuição: Número e localização de depósitos e armazéns. A localização geográfica dos mercados. Quantidade e tipos de produtos em linha comercialização. Número, tamanho e localização das unidades fabris. Disposição do produto em estoque. A frequência de compra pelos clientes. MARCILIO CUNHA

# O reabastecimento do mercado consumidor LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 # O reabastecimento do mercado consumidor está baseado nas compras efetivas do consumidor, sendo mais rápido e flexível flexível em função de uma combinação de práticas operacionais na logística. #Wellingtonaulas

Orientada para o aumento do valor agregado LOGíSTICA NOS ANOS 2000 IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA : Orientada para o aumento do valor agregado em logística, que indica como as ferramentas logísticas são capazes de agregar valor ao negócio.

Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CUSTOMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como nas cargas paletizadas. As empresas irão solicitar pedidos mais frequentemente, em quantidades menores e um maior número de ítens. #Wellingtonaulas

A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ABASTECIMENTO A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos o mais próximo da demanda real do cliente será um dos fatores críticos. MARCILIO CUNHA

# Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no LOGÍSTICA VANTAGEM COMPETITIVA SUTENTÁVEL # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no atendimento ao cliente, continuará a sendo pré – requisito. # Gerenciamento orientado para o fluxo de materiais e informações globais , e não para os indicadores operacionais locais. MARCILIO CUNHA