Papéis dos gerentes de projetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
Advertisements

Gestão da Força de Trabalho Diversificada. 1. Diversidade.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Estruturas Organizacionais
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
A ARTE DE GERENCIAR E INFLUENCIAR PESSOAS
Componentes: Erivelton Costa, Reijilene Bomfim, Rodrigo Costa,
Análise e Elaboração de Projetos
Introdução a Gestão de Projetos de TI
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Estratégia Mercadológica
Definição da Estratégia Organizacional
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Comportamentos Organizacionais
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Profª Cynara Carvalho Relacionamentos entre gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
Treinamento.
Gestão das Organizações
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Sucesso Através do Trabalho em Equipe
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
Consultoria Referência RH
Coaching para Condominios
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Aula 4.2.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
9 BALDES.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Sucesso e Fracasso dos Projetos
Transcrição da apresentação:

Papéis dos gerentes de projetos Profª Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

Introdução Diferente do gerente funcional. Variação de acordo com a estrutura organizacional.

Introdução Responsáveis pela: Tarefa; Necessidades da equipe; Necessidades individuais. Essenciais pelo crescimento e sobrevivência das organizações.

Introdução Competências Conhecimento Pessoal Desempenho

Triângulo de Talentos - PMI

Habilidades interpessoais Liderança Concentração dos esforços de um grupo de pessoas na direção de um objetivo comum, para trabalhar como uma equipe. Respeito e confiança.

Habilidades interpessoais Desenvolvimento da equipe Processo de ajudar um grupo de indivíduos a trabalhar juntos, com o líder, com as partes interessadas externas e com a organização.

Habilidades interpessoais Desenvolvimento da equipe Discussão dos problemas da equipe como questões da equipe, sem culpar indivíduos.

Habilidades interpessoais Motivação Diversas culturas, expectativas e objetivos individuais. O sucesso depende do comprometimento da equipe do projeto. Criação de um ambiente que atenda aos objetivos do projeto e ofereça satisfação.

Habilidades interpessoais Comunicação Comunicação eficaz dentro da equipe do projeto e entre o gerente de projeto, os membros da equipe e todas as partes interessadas. Conhecer os estilos de comunicação (agressivo, assertivo, passivo), das questões culturais, relacionamentos, personalidades e contexto da situação.

Habilidades interpessoais Influência Diretrizes que podem influenciar: Liderar pelo exemplo e cumprir os compromissos. Esclarecer como uma decisão será tomada.

Habilidades interpessoais Processo decisório Definição do problema. Criação da solução do problema. Ideias para ação. Planejamento da ação de solução. Avaliação da avaliação da solução. Avaliação do resultado e do processo.

Habilidades interpessoais Conhecimento político e cultural Diversidade de normas, culturas e expectativas das pessoas envolvidas. Conhecimento dos vários membros da equipe e do uso de uma boa comunicação como parte do plano geral do projeto.

Habilidades interpessoais Negociação Estratégia de deliberação com as partes sobre os interesses em comum ou divergentes para chegar-se a um acordo. Aumenta a probabilidade de êxito do projeto.

Habilidades interpessoais Negociação Habilidades e comportamentos úteis para a negociação: Diferenciar entre desejos e necessidades. Conceder valor. Ambas as partes devem se sentir vitoriosas. Escutar com atenção e comunicar-se de maneira clara.

Habilidades interpessoais Estabelecimento de confiança Ações que ajudam a estabelecer a confiança Empregar a comunicação aberta e direta. Manter todas as partes interessadas informadas. Passar tempo diretamente envolvido com a equipe. Não reter as informações. Olhar para além dos seus próprios interesses.

Habilidades interpessoais Gerenciamento de conflitos O conflito pode produzir resultados disfuncionais ou ajudar a equipe a chegar a uma solução melhor. O gerenciamento de conflitos envolve o estabelecimento da confiança e engajar-se na busca de uma solução positiva para a situação que está criando o conflito.

Habilidades interpessoais Coaching Desenvolvimento da equipe do projeto para que alcance níveis mais altos de competência e desempenho. Desenvolver ou aprimorar suas habilidades, ou para criar novas competências. O coaching difere do aconselhamento.

Pilares para a alta performance em projetos Interna Financeira Futura Junto ao Cliente

Alta performance em projetos Alta performance interna Este pilar consiste na capacidade de manter um fluxo contínuo de projetos gerenciados com êxito, mesmo quando há um volume simultâneo na gestão de múltiplos ou portfólio de projetos, usando uma metodologia de gerenciamento de projetos empresarial. Alta performance financeira A alta performance financeira é de suma importância para o sucesso do gerenciamento dos projetos, já que está relacionada à capacidade de gerir uma verba preestipulada no longo prazo – período de execução – que contemple a satisfação dos principais públicos envolvidos – ou stakeholders.

Alta performance em projetos Alta performance futura Este pilar, por sua vez, diz respeito ao futuro de sua empresa conforme as entregas realizadas. Ou seja, um fluxo de resultados finais satisfatório auxilia no crescimento sustentável de sua organização através da retenção do cliente, que gera oportunidade de novos negócios. Alta performance junto ao cliente Quando se trata da alta performance junto ao cliente, lidamos com a capacidade de satisfazer continuamente suas necessidades: custos, prazos, escopo e entrega de valor. Desta forma você conseguirá o respaldo do cliente para lidar com novos projetos, o que amplia a parceria entre ele e sua empresa – e não apenas constrói uma relação fornecedor/demanda.

Gestores de Alta Performance - Características Foco nos resultados. Especificar os resultados. Acompanhamento contínuo.

Gestores de Alta Performance - Características

Gestores de Alta Performance - Características Capacitar e desenvolver times. Profissionais qualificados. Implantação de metodologias focadas em entregas. Cultura com foco em resultados. Desenvolver e padronizar processos.

Gestores de Alta Performance - Características Comprometimento junto a equipe. Não impor o que deve ser feito. Gestor como o modelo. Integração da equipe. Reconhecimento.

Gestores de Alta Performance - Características Detectar previamente os riscos. Centralizar decisões; Ter objetivos vagos; Falha na definição da função e da responsabilidade; Cronograma não realista; Inexistência de documentação; Falta de monitoramento; Falha na comunicação.

Gestores de Alta Performance - Características Melhoria das estimativas pessoais. o Project Builder permite acompanhar dentro de um único ambiente todas as questões necessárias para melhorar suas estimativas de pessoal. Dentre elas podemos citar: Sua estrutura organizacional; Os recursos humanos, seus conhecimentos, habilidades e atitudes; Alocação de profissionais em diferentes projetos de forma muito simples e efetiva.

Equipe do projeto Inclui o gerente do projeto e o grupo de indivíduos que atua na execução do trabalho do projeto. A estrutura e características de uma equipe de projeto podem variar muito, mas uma característica constante é o papel do gerente de projetos como líder da equipe.

Equipe do projeto – Composição Dedicada Todos ou a maioria dos membros da equipe trabalham no projeto em regime de tempo integral. Tempo parcial O gerente de projeto e os membros da equipe trabalham no projeto, mas permanecem em suas outras atividades.

Pontos principais da aula Responsáveis pela: Tarefa. Necessidades da equipe. Necessidades individuais. Gerentes de Projetos - Conceito

Pontos principais da aula Liderança, Construção de equipes, Motivação, Comunicação, Influência, Tomada de decisões, Consciência política e cultural, Negociação, Ganho de confiança, Gerenciamento de conflitos, Coaching. Gerentes de Projetos – Habilidades Interpessoais

Pontos principais da aula Foco nos resultados; Objetivos claros; Capacitar e desenvolver times; Implantação de metodologias focadas em entregas; Comprometimento junto a equipe; Detectar previamente os riscos; Melhoria das estimativas pessoais. Características dos gestores de Alta Performance

Pontos principais da aula Inclui o gerente do projeto e o grupo de indivíduos que atua conjuntamente na execução do trabalho do projeto. Tempo parcial ou integral. Gerentes de Projetos – Equipes de Projetos

Sugestões de Vídeos https://www.youtube.com/watch?v=xtdTuprCHW w https://www.youtube.com/watch?v=NovF4xNFxPg https://www.youtube.com/watch?v=qvHrqLLrm9Q

Sugestões de Leituras

PMI, Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 5ª Edição, 2013. Seções 1.7; 2.3. Apêndice X3.