Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Experiências Internacionais em Avaliação: Experiências Internacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Avaliação do Plano Plurianual
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Análise do Gasto Público Visão do Banco Mundial e Experiencias Internacionais Yasuhiko Matsuda, Banco Mundial Seminário: Qualidade do Gasto Público no.
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
META DESCRIÇÃO 01 Orientar a implantação de 5 Ouvidorias (pelo menos) nos Creas e Mútua, até dezembro de Sistematizar a rotina da Ouvidoria, até.
O Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Referencial Rumo à Excelência
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
GTI Claudia Salles Haddad
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Gestão da Inovação Tecnológica
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Experiências Internacionais em Avaliação: Experiências Internacionais.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
Experiências Internacionais
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
© Alberto S. Brito – “Monitoramento e Avaliação de Resultados não Intencionais em Programas Governamentais” 1.
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
MPS-Br.
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Atuação da CGU no Ministério da Fazenda Rodrigo Fontenelle.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Aprimorar o Marco de Avaliação de Investimentos de Infra- Estrutura de Transporte Grégoire Gauthier Especialista em Transporte Brasília, 8 de junho 2010.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
DÍVIDA PÚBLICA : Considerações de Médio Prazo JORGE LUIS TONETTO Diretor Substituto do Tesouro SEFAZ/RS XXIII Reunião de Gestores das Finanças Estaduais.
Amostra Mestra e Pesquisa Domiciliar Contínua: Métodos Estatísticos CONFEST – 25/08/2006 Denise Britz do N. Silva.
Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 11 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Gerenciamento de Risco. O que são riscos Riscos são por definição a ocorrência de eventos futuros, onde o resultado é incerto. São eventos que podem ocorrer,
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 12 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Síntese histórica do planejamento Estratégico de Órgãos de Controle no Mundo Sites consultados: USA.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Experiências Internacionais em Avaliação: Experiências Internacionais em Avaliação: ESTADOS UNIDOS

Budget and Accouting Act de Criação do Bureau of the Budget (Office of Management and Budget- OMB) e General Acouting Office (Gao) Budget and Impoundment Control Act de 1974 (Criação do Congressional Budget Office – CBO) Balanced Budget and Emergency Déficit Control Act em 1985 Budget Enforcement Act em 1990 Goverment Perfomance Results Act 1993 (GPRA) HISTÓRICO: Estados Unidos

Plano Estratégico Goverment Perfomance Results Act 1993 : Estados Unidos - Missão - Identificar os Objetivos e Metas de Longo Prazo - Descrever como a Agência Planeja Gerir os Recursos para Atingir os Objetivos e Metas - Base para a definição das metas de Desempenho Anuais - Descrever como as Avaliações Influenciarão na Definição das Metas

Estados Unidos Anual Performance Plan Goverment Perfomance Results Act 1993 : - Estabelecer Indicadores de Desempenho com base nos Produtos e Resultados Esperados - Relacionar as Metas de Curto e Longo Prazo - Quando Não For Possível Mensurar de Forma Quantitativa o Desempenho do Programa Deve-se Estabelecer Formas Alternativas de Mensuração

Estados Unidos Anual Performance Report Goverment Perfomance Results Act 1993 : - Cada Agência Deve apresentar e Discutir o Desempenho do Programa com Base nas metas de Performance apresentadas no Anual Performance Plan - Sumário das Avaliações Realizadas no Ano Fiscal de Referência

É um conjunto de questões relativas ao propósito e desenho dos programas, planejamento estratégico, gerenciamento, resultados e prestação de contas dos programas Program Assessment Rating Tool - PART: Estados Unidos

Esquema 1 do ciclo de gestão Norte Americano (Processo Orçamentário) Cenário Econ. Prev. Rec. Agenc. Cenário Econ.

Estados Unidos Esquema 2 do ciclo de gestão Norte Americano (Avaliação) (Deep Evalution)

Estados Unidos Esquema 3 do ciclo de gestão Norte Americano Auditoria Avaliações de Programas

A Avaliação Feita pelo Setor Público é a mais Confiável O GPRA é o Elemento Central no Processo de Gestão de Desempenho A Implementação de Programas está Associada a Prática de Avaliações Associação do Orçamento ao Desempenho dos Programas Conclusões: Estados Unidos

Aplicação de Metodologia com base no PART Estabelecer a Avaliação do PPA como um Insumo para Alocação Orçamentária e Plurianual Maior Participação do Congresso no Ciclo de Gestão Fortalecimento da Avaliação como Insumo para a Gestão Pública Recomendações: Estados Unidos