Máximo José Da Costa (UFRN)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Advertisements

DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Comunicação/educação: apontamentos 2º. Semestre 2016 Aula 1 Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E.Viana.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lucas da Costa e Marlete Wildemberg
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Método Científico – Parte I
Metodologia do Ensino de Física I
METODOLOGIA DA PESQUISA
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM BIOLOGIA NA UFSCAR-CAMPUS DE ARARAS E A PERSPECTIVA CTS Isabela.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Comunicação/educação: apontamentos
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Aget.
Grupos que pesquisam EAD no Brasil na área de Artes
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Missão do CCNH.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
Introdução à Estética.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
FORMAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO: UMA RELAÇÃO INCERTA RUI CANÁRIO A ESCOLA TEM FUTURO? Das promessas às incertezas.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Máximo José Da Costa (UFRN) Epistemologia Musical e Diversidade Humana: Desafios e Contribuições para a Formação do Indivíduo Contemporâneo Máximo José Da Costa (UFRN)

Comunicação O artigo propõe uma análise crítica pautada na discussão do papel musical como aporte para a formação do indivíduo contemporâneo, destacando assim , a música como área de conhecimento humanístico. Ao situar o homem em seus contextos socioculturais podemos correlacionar as funções sociais da música com as transformações ocasionadas pela humanidade.

Introdução Observar o homem em seus múltiplos aspectos formativos no diálogo que se exerce em seu meio nos possibilita refletir sobre o campo epistemológico da música como fomentadora de discussões a respeito dessa formação humana. A música hoje está subjugada a performance, estética e entretenimento? Quais são as contribuições para além da performance que música oferece? Música e Mercado.(revista), Verba para Pesquisa (dicotomia em comparação com área onde, o conhecimento e convertido em escala de produção.

Homem, Sociedade e Música. Aspectos Socioculturais X Funções Sociais da Música. Dentre as dez funções de Allan Merriam (1964) destaco o grupo que exerce alterações sociais sistêmicas. 7) Função de impor conformidade as normas sociais. 8) Função de validação das instituições sociais e dos atos religiosos. 9) Função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura. 10) Função de contribuição para a integração da sociedade. Baseado nessa ótica os termos acima são, interligados em seus meandros e dinamicidades. A Música pode induzir uma sociedade e perpetuar um determinado sistema ideológico.

Epistemologia Musical e Diversidade Humana. Dicotomia entre o Desenvolvimento Científico da Música entre outras áreas. Música e Mercado(revista). Música como Produto/Serviço. Comparação com áreas onde, o conhecimento é convertido em escala de produção. Fomento.

O Campo Epistemológico vai além do conhecimento cartesiano positivista, não se limitando apenas as relações lógicas inerentes à música, mas também, que há uma relação dialógica das musicologias em seus campos de atuações diversos da vida humana e social.

Contribuições Pedagógico-Musicais para a Formação. A Música por ser imanente ao Homem, nasce dessas relações, se desenvolve a partir desse princípios e volta para ele como consequências de suas ações. A Atividade Artística não é um caminho imperial para ter acesso a uma vida plena, mas uma maneira de colocar o próprio eu, as próprias capacidades. É uma forma de aprender acerca de si mesmo e do mundo, por meio da qual tanto o mundo quanto o ser humano são transformados. Imanente: que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um objeto; inerente. Que permanece no âmbito da experiência possível, agindo na captação da realidade através dos sentidos (no kantismo, diz-se de conceitos ou princípios cognitivos).