Gestão de Qualidade em Operações Prof. Alexandre Guerra 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Advertisements

Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Qualidade de Software Aula 5 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Prof. Antonio Marcos Montai Messias | Teoria da Administração II | 2° Termo 1 Teoria da Administração II FUNDAÇÃO GAMMON DE ENSINO Faculdade de Ciências.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Enfoque da Qualidade da Administração
Prof. Everson José Fernandes
Gestão Estratégica de Custos
Contabilidade de Custos
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Qualidade total e melhoramento em produção e operações
Gestão de processo Dutra 2017.
O PLANO DE MARKETING.
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Modalidade: PDSA.
Gestão da Qualidade e Melhorias nos Processos
Disciplina: Gestão de Qualidade e Melhorias de Processos
Sistema de informação Questão 1
Gestão da Qualidade e Melhorias nos Processos
Desenvolvimento Organizacional
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo Toyota Valéria Castro.
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Administração de Marketing
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição
Qualidade e Controle de Qualidade
Ferramentas de comunicação
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Líder(es): Autor(es):
Gestão Estratégica de Operações
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Logística e Gerenciamento da
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Disciplina: Gerenciamento da Qualidade
MBA em Gestão de Projetos
Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa.
SGI Sistema de Gestão Integrada O que é? É a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas,
Sistemas de Gestão Prof.ª Stella Regina Reis da Costa
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Instrumentos de planejamento e qualidade
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
CADEIA DE VALOR.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Engenharia de Produção Implantação da Manufatura Enxuta em célula de produção Professor Orientador Espsc. Alaor Prado Alunos: Francisco Moises Theodoro.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
A Estratégia Six Sigma ( 6 ) e os profissionais Black Belts
Gestão Estratégica de Operações
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
Professor Flávio Toledo
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Qualidade em Operações Prof. Alexandre Guerra 2017

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qual importância da qualidade ?

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral O que é negócio? Por que surgem? Por que alguns negócios são perenes e lucrativos por longo tempo e outros não? Papel do consumidor: o que ele deseja? Papel da qualidade nos processos produtivos: como funcionar adequadamente?

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Fórmula Fundamental do Negócio: Preço = Custo + Lucro Antes: Definição do Preço de Venda a partir do Custo Obtido e Lucro Desejado. Hoje: A partir de um Preço de Venda determinado pelo Mercado, deseja-se um determinado Custo para se obter um determinado Lucro. Somente através da melhoria da Qualidade da Produção, melhor Gestão de Estoque, e melhor Logística na Cadeia Produtiva, será possível reduzir os custos.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Alguns Objetivos Básicos do Processo Produtivo Qualidade Rapidez/Flexibilidade Confiabilidade Custo

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral O que é qualidade ?

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Perspectiva Histórica 1 - Foco no Padrão: O objetivo era produzir de acordo com as especificações técnicas do projeto – Foco no Uso: O objetivo era satisfazer o consumidor atendendo as suas necessidades e adequando o produto para o seu uso – Foco no Custo: O objetivo da organização era satisfazer as necessidades dos clientes, porém com o menor custo – Foco no Desejo: O objetivo era salientar a importância do cliente – Foco no Investidor: O objetivo era praticar todos os focos estabelecidos anteriormente e implementar a gestão da qualidade na estratégia das empresas – 1990.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Fatores da Qualidade Serviços => Receptividade, Cortesia, Competência Produtos => Durabilidade, Desempenho, Atendimento

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Resumindo Qualidade Um produto ou conceito de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Objetivos da Gestão da Qualidade 1 - Garantir a satisfação do cliente, por meio da oferta de produtos e serviços que estejam de acordo com suas expectativas ; 2 - Aperfeiçoar o atendimento ao cliente, independente do canal de contato, seja por telefone ou internet; 3 - Ser eficiente e produtivo mantendo cada etapa do processo sob controle, com o objetivo de detectar falhas, corrigi-las e é claro identificar as causas para que não ocorram novamente;

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Objetivos da Gestão da Qualidade 4 - Integrar as diversas áreas e níveis hierárquicos da organização por meio de uma comunicação eficiente, dessa forma, todos saberão quais as metas da organização e qual o seu papel individual e coletivo no cumprimento das mesmas. 5 - Redução de custos pelo aperfeiçoamento de processos e minimização de retrabalho; 6 - Aumentar a lucratividade, o crescimento nas vendas e a participação no mercado.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qualidade x Processos..." O processo é uma sequência..." O processo é uma sequência estruturada e pré definida de ações que transformam os insumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos..." BALLESTERO, Maria Esmeralda. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. São Paulo: Atlas, estruturada e predefinida de açumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos...LLESTERO, Maria Esmera Gealidade, Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2010.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qualidade x Processos 1 - Processo de Desenvolvimento do Produto => Necessidades do cliente, desenvolvimento do produto, protótipo e apresentação. 2- Processo de Produção => Quantidades x Logística. 3- Processo de Entrega => Fornecedores x Varejo. urada e predefinida de ações que transformam os insumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos..."

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Gestão Por Processos Entender as necessidades dos clientes; Eliminar erros e defeitos; Trabalhar para reduzir o ciclo produtivo (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução; Medir e acompanhar os processos; Fazer com que todos os colaboradores participem ativamente. Entender as necessidades dos clientes; Eliminar erros e defeitos;abalhar para erros e defeitos; Trabalhar para reduzir o ciclo produtivo (atendendo o cliente externo o mais.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas  Identificar o processo;  Verificar o responsável;  Desenhar o processo;  Estabelecer indicadores;  Acompanhar os indicadores. Entender as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução; Medir e acompanhar os processos; Fazer com que todos os colaboradores participem ativamente.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais Fluxograma (Descrição das etapas dos processos por meio de símbolos) Diagrama de Ishikawa (Utilizado para averiguar as causas e efeitos dos problemas) Brainstorming ( Troca de Ideias) Entender as necessidades dos clientebalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido);

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais 5W2H (Plano de Ação) PDCA (Ciclo de Melhoria Contínua, baseado no processo administrativo) Gráfico de Pareto ( Curva ABC) der as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução;.

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais 6 SIGMA (Foco na Conformidade dos Processos) GUT (Gravidade Urgência e Tendência, baseado em prioridades de tomada de decisão) MASP ( Método de Análise e Solução de Problemas) 5 S – base para a qualidade total (utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina).u (

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Mais Algumas Ferramentas Gerenciais Balanced Score Card ( Market Share, Resultado, Compliance, Satisfação dos Clientes, Clima Interno); Benchmarking ( melhores práticas ); Reengenharia ( novo desenho e processos e estruturas); Downsizing, entre outros. er as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido);

Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral RESUMINDO A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Antes: verificação posterior na qualidade dos produtos produzidos através da inspeção. Atualmente: verificação do processo produtivo com medidas preventivas. Entender as necsidades dos clientes;

Gestão de Qualidade em Operações ALGUNS GURUS DA QUALIDADE Walter A. Shewhart (Ciclo PDCA) Walter A. Shewhart (Ciclo PDCA) Taiichi Ohno (Produção Enxuta – Toyota) Taiichi Ohno (Produção Enxuta – Toyota) William Edward Deming – 1950 – 14 Princípios para Qualidade Contínua William Edward Deming – 1950 – 14 Princípios para Qualidade Contínua JOSEPH MOSES JURAN – Custos para a Qualidade JOSEPH MOSES JURAN – Custos para a Qualidade PHILIP B. CROSBY – Zero Defeito PHILIP B. CROSBY – Zero Defeito GENICHI TAGUCHI – Qualidade na Fase Projeto GENICHI TAGUCHI – Qualidade na Fase Projeto KAORU ISHIKAWA – Qualidade Total KAORU ISHIKAWA – Qualidade Total

BONS ESTUDOS!

OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA!