Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
} } } L T E X L T E X L T E X A A A Curso de Introdução à Edição em
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Laboratório de Programação BSI – DEInfo - UFRPE
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Ciência & Engenharia da Computação
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Transposição Didática
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Evolução do ensino a distância
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem
O controle do ensino em suas mãos
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s)

Orientação Técnica Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s) PCNP’s : Emerson Gradinar Rogério Missias Marco Bortoletto Setembro/2019

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) O que são as TIC’s? Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação.

Evolução das tecnologias na educação

Para refletir

Tecnologia e Metodologia

O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino: é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação.

Já na metodologia ativa O aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Como os alunos geralmente aprendem? Segundo William Glasser: 10% lendo; 20% escrevendo; 50% observando e escutando; 70% discutindo com outras pessoas; 80% praticando; 95% ensinando.

Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem?

Aprendizagem baseada em projetos Tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.

Aprendizagem baseada em problemas Tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.

Estudo de caso O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas.

Aprendizagem entre pares ou times Formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

Benefícios para os alunos: adquirem maior autonomia; desenvolvem confiança; passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo; tornam-se aptos a resolver problemas; tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados; tornam-se protagonistas do seu aprendizado.

Benefícios para a Escola: maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula; melhora da percepção dos alunos com a Unidade Escolar; aumento do reconhecimento na comunidade;

Ensino Híbrido Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND

Modelos de trabalho com o Ensino Híbrido

Modelos de trabalho . Rotação por Estação: esse modelo permite que os estudantes rotacionem através das estações em um horário fixo, no qual pelo menos uma das estações é uma estação de aprendizagem online. . Laboratório Rotacional: assim como a Rotação por Estação, o Laboratório Rotacional permite que os estudantes rotacionem através das estações em um horário fixo. No entanto, neste caso, a aprendizagem on-line ocorre em um laboratório de informática. . Rotação Individual: permite que os alunos rotacionem através das estações, mas em horários individuais definidos por um professor ou algoritmo de software. Ao contrário dos outros modelos de rotação, os estudantes não necessariamente rotacionam para cada estação; eles rotacionam apenas para as atividades programadas em suas listas de reprodução. . Sala de Aula Invertida: esse modelo inverte a relação tradicional entre o tempo de aula e dever de casa. Os estudantes aprendem em casa através de cursos e aulas on-line, e os professores usam o tempo de aula para práticas ou projetos orientados pelo professor. Este modelo permite que os professores usem o tempo de aula para mais do que dar aulas tradicionais.

Atividade Prática Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY

Aplicativo

Referências: https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/ http://www.uel.br/uel/pbl/geral.htm https://get.plickers.com/

Obrigado!!!