COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS Amanda Leitner André Cury Ayanne Teixeira Isabela Jafet Lucas Matieli

Sumário Explicação do conceito de stakeholders. Como se baseia a comunicação entre as organizações e seus respectivos stakeholders. Obstáculos na comunicação. Exemplificações: Setor Privado e Setor Público. Conclusão: Como deveria ser feita a comunicação para otimização dos objetivos.

O que é Stakeholder? Stockholders vs. Stakeholders Os novos grupos de interesse Mudança de conceito é mudança de gestão

Importância da comunicação com os stakeholders Aumento da importância da transparência nas organizações Interesse no funcionamento da organização Apoio recebido por vários de seus públicos está ligado às informações recebidas Gerenciamento das informações

A Imagem de Marca como Diferencial Competitivo Uma marca forte consegue ser reconhecida e identificada por sua identidade, sua essência e seus valores. Definição clara dos stakeholders, de modo que a empresa possa direcionar esforços claramente dirigidos a esses públicos-alvo Tratar o fluxo de informações de modo estratégico, adequando a linguagem e os dados a cada segmento a ser abordado Pesquisas de imagem e de clima organizacional Principal objetivo: avaliar como a empresa vem sendo percebida, pelos seus stakeholders, e qual o distanciamento de seu posicionamento e também de seus objetivos estratégicos

Ferramentas de Comunicação Estabelecimento de um sistema de gestão para possibilitar a contabilidade, auditoria e relato social e ético A AA1000 objetiva apoiar a aprendizagem organizacional e o desempenho geral - social e ético, ambiental e econômico - e, portanto, a contribuição da organização em direção ao caminho do desenvolvimento sustentável. Planejamento; Contabilidade; Auditoria e Relato; Integração

ARACRUZ CELULOSE Setor celulose: foco de preocupações na área ambiental, tanto do mercado quanto de stakeholders locais Programa de melhoramento genético; investimento de cerca de US$ 100 milhões Iniciativas na área social(US$ 125 milhões) Necessidade de construção da imagem de marca e de contato mais direto com a comunidade local Implementação de estratégia de comunicação para gerenciar sua imagem frente aos stakeholders. Grande desafio: sensibilizar os stakeholders Não adianta ter melhor produtividade em relação a outras empresas se não difundir bem as iniciativas

COMUNICAÇÃO PÚBLICA Grande volume e variedade de stakeholders Dificuldade em lidar com os interesses dos diferentes stakeholders, buscando sempre estar alinhado com as propostas do governo A linguagem empregada diferencia-se a depender do tema e do público-alvo A comunicação entre governos e stakeholders pode apresentar diferentes finalidades, como por exemplo a de mudança comportamental e conscientização. Campanha de Racionalização de Energia Elétrica

O Novo Código Florestal e a Comunicação Maior divulgação do projeto, promovendo o aprofundamento do conhecimento popular acerca das ações estabelecidas em reuniões com as estabelecidas pela Bancada Ruralista Maior transparência dos processos de comunicação entre os órgaos públicos; e entre o setores privado e público

Obrigado!