CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING Estratégia de Distribuição- Varejo e Atacado
Canais de marketing Os canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo.
CONSUMIDORES OU CLIENTES Distribuição PRODUTOR TEMPO E LOCAL (ACESSO) CONSUMIDORES OU CLIENTES
Canais de distribuição OBJETIVO: FACILITAR O ACESSO AOS PRODUTOS CARACTERÍSTICAS: REDUZEM O NÚMERO DE CONTATOS/TRANSAÇÕES SUBSTITUEM O PRODUTOR JUNTO AO CLIENTE MANTÊM OS ESTOQUES PRÓXIMOS AOS CONSUMIDORES NÍVEIS DE COBERTURA: INTENSIVA, SELETIVA E EXCLUSIVA
Número de Intermediários Distribuição Exclusiva (limitado no de intermediários) - Controle sobre o nível e produção do serviço oferecido - Geralmente são firmados acordos de exclusividade - Maior dedicação e habilidade para venda - Maior parceria entre fabricante e revendedor (ex. automóvel de luxo) Distribuição Seletiva - Cobertura de vendas/PDV´s x controle x custo Distribuição Intensiva (maior no possível de PDVs) - Bens de Conveniência (ex.goma de mascar)
Número de transações- sem distribuidor 1 A. Número de contatos sem o distribuidor f x c = 3 x 3 = 9 2 3 4 5 = consumidor 6 = fabricante 7 8 9
Número de transações- com distribuidor 1 4 B. Número de contatos com o distribuidor f + c = 3 + 3 = 6 = fabricante 2 5 = consumidor = distribuidor 6 3
Problemas com canal de Distribuição Podem ser de dois tipos: Conflitos com empresas do mesmo nível (entre um fabricante e outro), também conhecido como Conflito Horizontal; Conflitos com empresas de diferentes níveis de canal ( entre um varejista e outro, ou tipos diferentes de empresas), também conhecido como Conflito Vertical ;
Tipos de Varejo Lojas de departamentos; Lojas independentes; Cooperativas, Lojas especializadas e; Supermercados.
Decisões de administração do canal seleção treinamento feedback motivação avaliação
Estratégias de distribuição Pontos a ser destacados e valorizados: Processo de distribuição física, que começa com o pedido que precisa ser processado adequadamente para que o mesmo atenda a todas as necessidades do intermediário;
Centros de Distribuição- a logística; Estoques; Sistemas de Transporte.
Referências: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing, Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Editora Atlas. São Paulo, 2006. KOTLER, Phillip, Administração de Marketing - Análise, Planejamento e Controle São Paulo: Ed. Atlas. NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas, 2003. KOTLER, Phillip., Marketing Edição Compacta. São Paulo: Ed. Atlas. KOTLER, Phillip e ARMSTRONG, Gary., Principios de Marketing.São Paulo: Atlas,1999. MEGIDO, J.L.Tejon; XAVIER, Coriolano., Marketing & Agribusiness. São Paulo: Atlas.