Controller Controladoria Niveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Administração Estratégica
A Importância da Contabilidade
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Estratégia 1 Universidade de Brasília
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
Contabilidade Sistemas de Informação
Administração Financeira III
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Logística e Gerenciamento da
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aula 08.
Diagnóstico organizacional
Planejamento estratégico.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
Gestão por Competências
Planejamento Estratégico
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O PLANO DE MARKETING.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Disciplina: Controladoria
Professora: Luciana Alencar
Planejamento e Estratégia
Gerenciamento das Informações
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Controladoria Material de Apoio Prof. Sergio Ricardo.
Controladoria Professora: Karla
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Controller Controladoria Niveis

Controladoria Departamento responsável pelo projeto, elaboração , formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeis Organizar e reportar informações para a tomada de decisão Manter constantemente monitoramento sobre os controles das diversas atividades Influenciar as decisões dos gestores

Controladoria Objetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral

Controladoria Missão: otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão

Controladoria Uma empresa que possui controladoria consegue responder: Sabe-se as origens de cada ingresso de recurso? Sabe-se o destino de cada item de saída? As receitas e despesas estão dentro dos valores e limites esperados? Os desvios nesses parâmetros são de rápido conhecimento? Os SIC suprem as tomadas de decisão?

Controladoria - Estruturação: Contábil – Fiscal Contabilidade tradicional Relatórios com fins societários, fiscais, tributários, auditoria Conciliação de contas Controle patrimonial Planejamento e Controle Orçamento e projeções Contabilidade gerencial Acompanhamento do negócio Medidas de Desempenho

Controladoria Funções Contribuir, Conhecer e acompanhar o plano de negócios Controle das operações – analisar os sistemas operacionais Medir performance Medir eficiência dos objetivos do negócio Proteção para os ativos da empresa Redução de custos Verificar objetivos traçados e realizados Analisar causas de desvios e sugerir soluções Analisar a adequação da utilização de recursos (materiais e humanos)

Controller Assessorar o CEO e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa Planejamento operacional baseado no sistema de informações atual, integrado para otimização das análises Controle: Juiz ou perito - Qualidade

Gestor do Sistema de Informações Gerenciais Controller Finance controller Corporative Controller Planting Controller Controller para unidade de negócios Gerente de controladoria Gerente Administrativo Financeiro Gestor do Sistema de Informações Gerenciais

Controller: técnicos Contabilidade Finanças Sistemas de Informações Tecnologia da informação Visão empresarial Métodos quantitativos Processos informatizados nas funções de bens e serviços

Controller Coletar informações para tomada de Decisão Elaboração de relatórios Informações customizadas Gráficos e formas visuais de informações Visão pro ativa e preocupada para o futuro

Controller Relatórios automáticos, precisos e confiáveis Conselheiro Consultor – soluções Imparcialidade Vender sua posição Respeitar posicionamento dentro da empresa

Globalização Contabilidade Social Contabilidade Ambiental Ética Consultoria de Alto Nível – Business Plan - Estratégia

Controladoria Estratégica Planejar as informações necessárias para o planejamento, implementação e controle das estratégias das empresas Elaborar e contribuir para o Business Plan – Planejamento Estratégico

Controladoria Estratégica Planejamento Estratégico – nível estratégico Controle Gerencial - nível tático Controle Operacional – nível operacional

Planejamento Estratégico Início para estruturar o controle estratégico

Desafio para qualquer organização... Sobreviver Se desenvolver Reagir Proagir Incerteza e Complexidade dar respostas rápidas e eficazes às mudanças impostas pelo ambiente planejar e agir sobre o ambiente para provocar mudanças que influenciem o ambiente a seu favor

Estratégia A estratégia é um plano, ou seja, um curso de ação deliberadamente e concebido para atingir determinados objetivos. A estratégia é um pretexto, quando assume contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente ou competidor. A estratégia é um padrão quando ações ou abordagens distintas se fundem, emergindo daí um padrão de comportamento o qual resulta na estratégia de uma empresa. A estratégia é uma posição na medida em que é uma maneira de colocar ou posicionar a organização dentro do seu ambiente. A estratégia é uma perspectiva, pois seu conteúdo exprime a forma da organização ver o mundo, enfatizando determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.

Estratégia Estratégia: linha mestra de pensamento ou orientação para um grupo de atividades ou operações visando um objetivo comum. A estratégia fixa a direção A estratégia focaliza o esforço A estratégia define a organização A estratégia provê consistência Além de simples projeções de crescimento de vendas, produção ou lucros Dar forma a negócios e produtos de modo que eles possibilitem, os lucros e o crescimento almejados

Análise Externa Setor País Mercado Matriz BCG Ameaças e Oportunidades 5 forças de Porter

Participação no Mercado Taxa de Crescimento do Mercado MATRIZ BCG Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Participação no Mercado ALTA BAIXA  ? Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.

Análise Interna Pontos Fracos Pontos Fortes SWOT

Definição Missão Valores Visão Objetivos de Longo Prazo Objetivos de Curto Prazo Metas Estratégias

Estratégia “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker) “É mais importante adotar a estratégia correta do que o lucro imediato” (Philip Kotler) “Deve-se concentrar recursos onde a empresa tem uma vantagem competitiva significativa” (Von Clausewitz) “Há significativa vantagem para o primeiro que se movimenta” (Sun Tzu)

Plano Estratégico

Plano Estratégico