Controller Controladoria Niveis
Controladoria Departamento responsável pelo projeto, elaboração , formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeis Organizar e reportar informações para a tomada de decisão Manter constantemente monitoramento sobre os controles das diversas atividades Influenciar as decisões dos gestores
Controladoria Objetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral
Controladoria Missão: otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão
Controladoria Uma empresa que possui controladoria consegue responder: Sabe-se as origens de cada ingresso de recurso? Sabe-se o destino de cada item de saída? As receitas e despesas estão dentro dos valores e limites esperados? Os desvios nesses parâmetros são de rápido conhecimento? Os SIC suprem as tomadas de decisão?
Controladoria - Estruturação: Contábil – Fiscal Contabilidade tradicional Relatórios com fins societários, fiscais, tributários, auditoria Conciliação de contas Controle patrimonial Planejamento e Controle Orçamento e projeções Contabilidade gerencial Acompanhamento do negócio Medidas de Desempenho
Controladoria Funções Contribuir, Conhecer e acompanhar o plano de negócios Controle das operações – analisar os sistemas operacionais Medir performance Medir eficiência dos objetivos do negócio Proteção para os ativos da empresa Redução de custos Verificar objetivos traçados e realizados Analisar causas de desvios e sugerir soluções Analisar a adequação da utilização de recursos (materiais e humanos)
Controller Assessorar o CEO e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa Planejamento operacional baseado no sistema de informações atual, integrado para otimização das análises Controle: Juiz ou perito - Qualidade
Gestor do Sistema de Informações Gerenciais Controller Finance controller Corporative Controller Planting Controller Controller para unidade de negócios Gerente de controladoria Gerente Administrativo Financeiro Gestor do Sistema de Informações Gerenciais
Controller: técnicos Contabilidade Finanças Sistemas de Informações Tecnologia da informação Visão empresarial Métodos quantitativos Processos informatizados nas funções de bens e serviços
Controller Coletar informações para tomada de Decisão Elaboração de relatórios Informações customizadas Gráficos e formas visuais de informações Visão pro ativa e preocupada para o futuro
Controller Relatórios automáticos, precisos e confiáveis Conselheiro Consultor – soluções Imparcialidade Vender sua posição Respeitar posicionamento dentro da empresa
Globalização Contabilidade Social Contabilidade Ambiental Ética Consultoria de Alto Nível – Business Plan - Estratégia
Controladoria Estratégica Planejar as informações necessárias para o planejamento, implementação e controle das estratégias das empresas Elaborar e contribuir para o Business Plan – Planejamento Estratégico
Controladoria Estratégica Planejamento Estratégico – nível estratégico Controle Gerencial - nível tático Controle Operacional – nível operacional
Planejamento Estratégico Início para estruturar o controle estratégico
Desafio para qualquer organização... Sobreviver Se desenvolver Reagir Proagir Incerteza e Complexidade dar respostas rápidas e eficazes às mudanças impostas pelo ambiente planejar e agir sobre o ambiente para provocar mudanças que influenciem o ambiente a seu favor
Estratégia A estratégia é um plano, ou seja, um curso de ação deliberadamente e concebido para atingir determinados objetivos. A estratégia é um pretexto, quando assume contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente ou competidor. A estratégia é um padrão quando ações ou abordagens distintas se fundem, emergindo daí um padrão de comportamento o qual resulta na estratégia de uma empresa. A estratégia é uma posição na medida em que é uma maneira de colocar ou posicionar a organização dentro do seu ambiente. A estratégia é uma perspectiva, pois seu conteúdo exprime a forma da organização ver o mundo, enfatizando determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.
Estratégia Estratégia: linha mestra de pensamento ou orientação para um grupo de atividades ou operações visando um objetivo comum. A estratégia fixa a direção A estratégia focaliza o esforço A estratégia define a organização A estratégia provê consistência Além de simples projeções de crescimento de vendas, produção ou lucros Dar forma a negócios e produtos de modo que eles possibilitem, os lucros e o crescimento almejados
Análise Externa Setor País Mercado Matriz BCG Ameaças e Oportunidades 5 forças de Porter
Participação no Mercado Taxa de Crescimento do Mercado MATRIZ BCG Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Participação no Mercado ALTA BAIXA ? Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.
Análise Interna Pontos Fracos Pontos Fortes SWOT
Definição Missão Valores Visão Objetivos de Longo Prazo Objetivos de Curto Prazo Metas Estratégias
Estratégia “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker) “É mais importante adotar a estratégia correta do que o lucro imediato” (Philip Kotler) “Deve-se concentrar recursos onde a empresa tem uma vantagem competitiva significativa” (Von Clausewitz) “Há significativa vantagem para o primeiro que se movimenta” (Sun Tzu)
Plano Estratégico
Plano Estratégico