Qualidade na Manutenção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Sistema de Informação Gerencial
Administração e segurança de redes
Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Qualidade e Produtividade
Controle Total da Qualidade
REALIZAÇÃO. REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS.
Planejamento Estratégico do PGQP
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Instrutor: Objetivos:.
Práticas de Apoio à Gestão
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Introdução à Qualidade
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
QUALIDADE EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
5. Abordagem como um sistema de gestão
QUALIDADE E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO
Gerenciamento da Qualidade
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Evolução das Normas série ISO 9000
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gestão da Produção e Logística
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
Curso de Administração Disciplina: TGA
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Qualidade na Manutenção

Qualidade na Manutenção Gestão pela Qualidade Total (GQT): É uma ferramenta para se obter a satisfação do cliente e alcançar competitividade empresarial. A Qualidade Total busca a melhoria contínua dos processos e o zero defeito através da interação entre os diversos segmentos da empresa: projeto, produção (operação e manutenção), controle, entrega e pós-venda. Portanto, a cultura da Qualidade Total deve estar presente na Manutenção

Qualidade na Manutenção O papel da Manutenção na GQT: Cultura do cliente interno: produção (e outros) Mudança de Cultura Cultura da Mudança

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Satisfação Total dos Clientes: Conhecer bem as necessidades do cliente; Definir o que precisa ser feito para bem atendê-lo; Superar as expectivas do cliente. Gerencia Participativa: Trabalho em equipe Líder x chefe

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Desenvolvimento Humano: Conhecimento Técnico: Qualificação - Saber; Desenvolvimento Pessoal: Motivação – Querer. Constância de Propósitos: Clara definição de metas: curto, médio e longo prazo; Planos de ação (melhores práticas)

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Desenvolvimento Contínuo: Indicadores para medição, análise e ação. Comparação de resultados Gerenciamento de processos: Aplicação do PDCA (Plan, Do, Check, Act): Planejar, Fazer, Verificar e Corrigir.

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Delegação: A filosofia básica é: Dar o poder de decisão para quem está perto de onde ocorre a ação. Ganha-se em agilidade e, portanto, em competitividade. Disseminação da Informação: Sistema de comunicação rápido, claro e objetivo; Integração de informações entre todos os níveis da administração.

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Garantia da Qualidade: Procedimentos escritos; Treinamentos sobre procedimentos; Certificação ISO 9000.

Os 10 Princípios Básicos da Qualidade Não Aceitação de Erros: Buscar as causas básicas dos erros para corrigí-los definitivamente; Principais causas básicas de erros na manutenção: Falta de capacitação das pessoas; Falta de definição de procedimentos; Procedimentos incorretos; Sobressalentes inadequados; Documentação técnica incorreta; Fatores humanos intrísecos (psicológicos, motivacionais, etc.) Terceirização com fornecedores inadequadas; Procedimentos contratuais incorretos.

Qualidade na Manutenção Influência das relações trabalhistas na qualidade: Fatores favoráveis da implantação qualidade: Maior confiabilidade e disponibilidade operacional; Maior produtividade; Maior competitividade; Redução de custos; Eliminação de desperdícios; Redução de retrabalhos; Maior motivação e espírito de equipe.

Qualidade na Manutenção Fatores restritivos à implantação qualidade: Falta de comprometimento das gerências; Falta de visão sistêmica; Resistências às mudanças; Falta de planos de ação com responsáveis e prazos; Excesso de burocracia, perdendo-se de vista os resultados; Modismos, ou seja, uso de ferramentas como um fim e não como um meio para alcançar resultados esperados; Terceirização com lacunas; Falta de percepção de que os resultados não são imediatos.

Qualidade na Manutenção Ferramentas e práticas básicas: ISO 9000: Série de normas que assegura que o produto (bem ou serviço) esteja em conformidade com os requisitos espeficados (qualidade intrínseca, preço, prazo e local de entrega, quantidade, documentação, etc.); Criada em 1987, revisada em 1994 e reformulada em 2000.

Qualidade na Manutenção Ferramentas e práticas básicas : Programa 5 S: O início de um programa de qualidade deve ser feito com a implantação de um programa 5S; Apesar de sua simplicidade onde muitos dizem conhecer, poucos realmente o praticam. Sua prática resulta, no mínimo, em: Melhoria da qualidade; Redução de custos; Melhoria de atendimento ao cliente. Moral do grupo; Aumento da segurança pessoal e das instalações; Melhoria das condições de trabalho dos colaboradores.

Qualidade na Manutenção Ferramentas e práticas básicas : Manutenção da Produtividade Total (MPT): Total Productive Maintenance (TPM) Polivalência ou Multiespecialização: Ampliação da capacitação das pessoas proporcionando maior garantia da qualidade dos serviços.