COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
Planejamento de R.H.: conceito “Processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças”. (Lucena, 1995).
DEFINIÇÃO DA MISSÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. IDENTIFICAÇÃO DAS PREMISSAS QUE POSSIBILITARÃO A REALIZAÇÃO DA MISSÃO.
FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS GERAIS DE RECURSOS HUMANOS. ESTRUTURAÇÃO DO COMPONENTE ORGANIZACIONAL QUE ADMINISTRARÁ OS RECURSOS HUMANOS.
DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL CONDIZENTE COM A MISSÃO. INTEGRAÇÃO DOS OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS AOS OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E EXPECTATIVAS ORGANIZACIONAIS.
ATUAÇÃO COMO ÁREA PRESTADORA DE SERVIÇOS ÀS GERÊNCIAS SETORIAIS, ASSESSORANDO-AS NO DESENVOLVIMENTO DE NORMAS, PROCEDIMENTOS, PROGRAMAS E ATIVIDADES PARA CAPACITAR AS EQUIPES E OBTER DELAS O COMPROMETIMENTO COM O TRABALHO.
DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DE R.H. Identificar, analisar e redimensionar as gerências setoriais de acordo com os objetivos organizacionais. Desenvolver uma gerência profissional, habilitada não apenas a gerir técnicas, mas, sobretudo, pessoas.
Avaliar permanentemente o desempenho dos gerentes em relação às suas responsabilidades, identificando necessidades de desenvolvimento técnico e/ou comportamental. Posicionar cada gerente como representante da organização, e não de uma área específica.
INDAGAÇÕES GERENCIAIS Como manter posições de trabalho devidamente preenchidas? Como dispor de pessoal qualificado? Como estabelecer responsabilidades? Como identificar e direcionar talentos? Como manter a equipe motivada? Como recompensar o pessoal? Como contribuir para o crescimento profissional da equipe? Como manter informações sobre a equipe? Como avaliar o desempenho da equipe?