Decisões: Razão ou Intuição?
Palestrantes: LA Costacurta Junqueira JB Vilhena Vice-Presidente do INSTITUTO MVC. Administrador pela FGV, Coordenador dos projetos de Educação Corporativa, E-Learnin Consultoria em Desenvolvimento de Talentos Humanos. Seminários e Palestras nos EUA, Portugal, Uruguai e Paraguai. LA Costacurta Junqueira Vice-presidente do INSTITUTO MVC. Vinte e três anos de experiência profissional nas áreas de Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. JB Vilhena
Se você quiser... Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um e-mail para mariateresa@institutomvc.com.br dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC
Decisões:Razão ou Intuição? Breve histórico Dinâmica 1 Decisões na sociedade do conhecimento Exercício 1 O paradoxo da experiência Realidade e percepção nas decisões Dinâmica 2 Criação e inovação nas decisões Exercício 2
Decisões:Razão ou Intuição? Breve Histórico
Dinâmica 1: Indiana Jones Decisões:Razão ou Intuição? Dinâmica 1: Indiana Jones
Decisões:Razão ou Intuição? Decisões na Sociedade do Conhecimento Modelo de Integração Colaboração Transação Expert rotina discernimento Grupos colaborativos Atores individuais
Decisões:Razão ou Intuição? Modelo de transação Vou jantar hoje? Modelo de integração Com quem vou jantar hoje? Modelo de Expert O que vou jantar hoje? Modelo de colaboração Jantar? Por que? Onde? Como? Juntos?
Decisões:Razão ou Intuição? Exercício 1 O CASO DA CONTRATAÇÃO DA CONSULTORIA A Empresa “ALFABETA” decidiu pela Contratação de uma Consultoria para um Treinamento sobre “PROCESSO DECISÓRIO”. Que Caminhos Seguiu??
Decisões:Razão ou Intuição?
Decisões:Razão ou Intuição?
Decisões:Razão ou Intuição?
Decisões:Razão ou Intuição? Indicadores Relativos ao Conhecimento do Negócio Ter Trabalhado em Organizações Similares. Estabelecer “Ponte” entre Teoria e Contexto.
Decisões:Razão ou Intuição? Indicadores Relacionais Trabalhar em Equipe Investir Tempo em Conhecer Pessoas e estilos do Cliente Grau de Incidência do Conflitos / Empasses Comportamentos de Superioridade Empatia Flexibilidade Comportamento Diante dos Erros Cometidos
Decisões:Razão ou Intuição? Indicadores Técnicos Renovação de Contratos com o mesmo cliente Tangibilidade de produtos e seviços Atualização do Conhecimento Orientação Processo / Produto Fazer além do Contratado Vínculo com seus Consultores Compartilhamento do Conhecimento Política de Garantia
Decisões:Razão ou Intuição? Questões Finais O que está faltando? Vocês sabiam? Vocês Praticam? 100%
Decisões:Razão ou Intuição? Paradoxo da Experiência Inconseqüentes Experiência Conseqüentes Ousadas Tradicionais
Decisões:Razão ou Intuição? “Esta sentença tem seis palavras” Verdadeiro ou falso? “Esta sentença não tem seis palavras” Verdadeiro ou falso?
Decisões:Razão ou Intuição? Realidade: O mundo das idéias e o mundo do concreto de Platão Percepção “é uma busca dinâmica pela melhor interpretação dos dados disponíveis ... O cérebro é, em grande parte, um computador de probabilidades e nossas ações são baseadas na melhor aposta diante de determinada situação”.
Decisões:Razão ou Intuição? Dinâmica 2 Forme duplas e discuta durante cinco minutos evidências que comprovem que a cadeira que está sendo mostrada pelos instrutores simplesmente não existe.
Decisões:Razão ou Intuição? Inovação significa a capacidade dos empregados de mudar a realidade. Criatividade é sua capacidade de mudar a sua percepção da realidade.
Decisões:Razão ou Intuição? Exercício 2 Quantos elefantes existem no Recife? Quantos tubarões nadam na praia da Boa Viagem? Em que cidade acontece o melhor forró do planeta? Quantas mangas existem nesta sala?
Decisões:Razão ou Intuição? Intuição é simplesmente cognição rápida com o conhecimento necessário parcialmente varrido para baixo do tapete – uma cortesia da emoção e de muita prática do passado. De fato, em certas circunstâncias pensar demais pode ser muito menos vantajoso do que não pensar absolutamente nada. Antonio Damásio – O Erro de Descartes
Obrigado!
Se você quiser... Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um e-mail para mariateresa@institutomvc.com.br dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC.