Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí margarete.kleis@univali.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
UMA EXPERIÊNCIA COM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA: A EDUCAÇÃO EM ÁREAS COSTEIRAS ATRAVÉS DE PÁGINAS WEB Antonio Fernando S. Guerra Orientador:
PIAGET.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
O Aluno.
Processo de Avaliação.
SÉCULO XX.
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Marcos Alexandre Barros
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Docência universitária: repensando a aula
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Terapia Familiar.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Tendências atuais do ECLE
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí margarete.kleis@univali.br

O Perfil do Aluno nos Programas em EAD População adulta Encontra em si mesmo as motivações e as necessidades Capaz de determinar seu próprio processo de educação Procura flexibilidade em relação ao ritmo, currículo e metodologia de aprendizagem Possui habilidades e competências já adquiridas Forte vínculo com suas condições sócio-culturais (familiar, profissional, social, ambiental).

Aprendizagem Profunda e de Superfície A dicotomia profundidade/superfície, está associada ao maior domínio, autonomia e apropriação de estratégias metacognitivas Os estudantes que mergulham em seus estudos com uma abordagem profunda _ intenção de entender a natureza daquele domínio e incorporar o seu discurso se tornam mais ativos do ponto de vista cognitivo e ganham uma compreensão detalhada do material estudado

Estratégias para uma abordagem profunda da aprendizagem Desenvolver a consciência sobre o que consiste aprender Discussão sobre os objetivos e abordagens de ensino como parte integrante do ambiente de aprendizagem, desde o início das atividades Negociações com os participantes, procurando compreender suas motivações, interesses e necessidades, apresentando os desafios relacionados com o contexto

Aprendizagem Construtivista e em Rede Conceito de “conversações em rede” A linguagem e as conversações como substância do mundo social Conjunto de agregações trocadas entre os interlocutores de forma complementar mas nunca definitiva Processo não linear Processo reflexivo onde há a possibilidade de reflexão sobre si mesmo e de chegar a um lugar diferente do inicial Quebra do paradigma de dependência do aprendiz a uma organização lógica, social e psicológica do ensino - mudança imposta de fora para dentro.

Intervenções possíveis com o objetivo facilitar a abordagem profunda da aprendizagem Contexto motivacional positivo Alto grau de atividades relacionadas ao contexto Interação entre os pares Base de conhecimentos bem estruturada de onde possam partir Atividades de aprendizagem relevantes - busca do conhecimento para a construção de projetos ou para resolução de problemas práticos - sentimento maior de apropriação

Diálogo e Interação - Compromisso Filosófico e não Apenas uma Questão Técnica Os estudantes estão buscando cada vez mais: Coerência entre o contexto organizacional e o enfoque adotado no curso Formas de avaliação que levem a uma abordagem profunda e não apenas de superfície Possibilidades de cooperação, diálogo e julgamento crítico Momentos presenciais periódicos que estimulem a aquisição de habilidades verbais e de argumentação Integração do indivíduo como membro de diferentes grupos

Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI Virtual www.univali.br/virtual Margarete.kleis@univali.br