Desenvolvimento de Recursos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
LEARNING ORGANIZATION
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
O que é relacionamento interpessoal?
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Valor Consultoria Empresarial
dizendo que participou deste encontro.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Conceitos e Perfil do Profissional
Gestão da Qualidade – Motivação
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Estratégia Organizacional
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Seu Agente de Mudança..
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
CENÁRIOS FUTUROS 1.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Recursos Humanos Criar valor com o Capital Humano Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Apresentação Institucional A empresa RH Inovação é uma empresa que se dedica inteiramente à Consultoria de Gestão de Recursos Humanos. Desenvolvendo e implementando metodologias de vanguarda nas empresas clientes, tem provado ao longo dos anos que a aposta clara nos Recursos Humanos torna-se altamente rentável a todas as instituições. Acreditamos que o Capital Humano é fundamental na criação de mais-valias para todas as empresas, como tal adaptamos as nossas metodologias de trabalho à realidade de cada cliente, pois cada equipa tem as suas próprias caraterísticas e necessidades. Consequência de um mercado cada vez mais competitivo, aprofundamos as nossas metodologias, desenvolvemos competências que nos permitem adaptar a cada realidade, desenvolvendo mecanismos que visam a produtividade. Após a criação da empresa Press Power, fruto da dinamização e constante inovação que pretendemos colocar no mercado, a RH Inovação passou a ser uma das três áreas de atuação da empresa, mas mantendo sempre as sua génese: Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Missão Criação, desenvolvimento e dinamização de soluções inovadoras de consultoria especializada em Recursos Humanos que contribuam de forma objetiva para o desenvolvimento do seu negócio, maximizando o capital humano das empresas clientes. Valores Integridade - Atuamos de forma honesta e transparente, respeitando os princípios éticos da nossa atividade e recusando quaisquer métodos desonestos ou uma atuação que vise a obtenção de benefícios em proveito próprio e/ou terceiros. Cooperação - Promovemos juntos ao Cliente a solidariedade entre equipas, espírito de auto- motivação e auto-responsabilização, assim como sentimentos de pertença e lealdade, pretendendo incutir um espírito de cooperação entre todos no alcance dos objetivos propostos. Sucesso do Cliente - Colocamos o sucesso dos nossos Clientes em primeiro lugar, contribuindo de forma proactiva para a melhoria dos seus resultados, seja através do estabelecimento de relações “win-win” a médio e longo prazo, seja na entrega de soluções e na prestação de serviços de elevada qualidade. Excelências - Temos orgulho no que fazemos e alcançamos, procurando constantemente a inovação, a qualidade e a excelência nos serviços prestados. Audácia - Gostamos de desafios, da competição saudável e honesta e de assumir riscos calculados. Questionamos o status quo, pois só desta forma aumentamos e dinamizamos o nosso saber e procuramos aplicar novas metodologias que traduzem em aumento de valor de todo o capital humano. Interesse, Empenho, Dedicação - A RH Inovação acredita que todos os sonhos e aspirações dos nossos clientes podem tornar-se realidade. Assim sendo, abraçamos todos os projetos com o maior interesse, empenho e dedicação. Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Administração Colaboradores Clientes Com o intuito de desenvolver um projeto de qualidade em Recursos Humanos, pretendemos assentar todo o trabalho na interação entre colaboradores, clientes e administração. Nos colaboradores pretendemos incutir o orgulho e a satisfação de poder exercer funções na empresa, assim como criar, desenvolver e acompanhar diversos projetos de organização interna de recursos humanos; fomentando sempre a produtividade, os processos de melhoria contínua e a emoção no trabalho, visto que acreditamos profundamente que quando a emoção (positiva) se alia ao trabalho, o nível de satisfação aumenta, bem como a produtividade. No que concerne à parte da administração, o nosso papel fundamental será a criação de uma ponte entre a mesma e todos os colaboradores. Funcionaremos como um elo de ligação entre ambos, capazes de ouvir e, na medida do possível, encontrar caminhos de resolução de situações ou problemas, ou seja, um veículo de comunicação que seja visto como credível, justo e sincero entre ambas as partes. Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Começando pela base e pelo real valor desta e de qualquer empresa, os Colaboradores desenvolvem um papel fundamental no sucesso ou insucesso de todas as organizações. São a base do seu funcionamento, são mesmo o seu verdadeiro capital. Exigindo rigor, eficiência e eficácia a todos os colaboradores, todo o negócio irá ser dinamizado. Apostando claramente na metodologia da criação de Descritivos de Função como ponto de partida para todo o trabalho de desenvolvimento, a base de todos os projetos de Recursos Humanos ficará criada e atualizada. Com o desenvolvimento dos Descritivos de Função, todos os colaboradores têm perfeita noção das suas tarefas e do resultado prático das mesmas, tornando claro e objetivo o porquê da tarefa e o que se pretende atingir com a mesma Apresentação ao Colaborador Discussão Descritivos de Função Assinatura colaboradores e Administração Processo de finalização Organização de Processo individual do Colaborador Atualização do Descritivo de Função, consoante necessidades Automatização de processos Clarificação de todo o sistema geral de tarefas dos colaboradores Para o contínuo desenvolvimento dos projetos assentes nas tarefas que, permitem o normal funcionamento da empresa, apresentamos o primeiro modelo de intervenção: Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Sistema de Avaliação de Desempenho Recolha dos Layouts Após a realização dos Descritivos de Função, uma verdadeira vantagem para o futuro organizacional da empresa, a opção estratégica recai na criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho. Este sistema tem por objetivo avaliar o desempenho de todos os colaboradores, através na análise do resultado proporcionado através do desempenho das suas tarefas. . Apresentação aos colaboradores Desenvolvimento da avaliação Sistema de Avaliação de Desempenho Análises Globais Análises Individuais Recolha dos Layouts Reunião entre avaliado e avaliador (com mediação) Pontos de melhoria Publicação de Resultados Avaliando o desempenho de todos os colaboradores, ficam desde logo criadas as condições para que se crie uma dinâmica de desenvolvimento contínuo. É com base nesta dinâmica que apresentamos o segundo modelo, tendo por base o Sistema de Avaliação de Desempenho: Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Mercado Novos Objetivos Melhores Resultados Processos de Melhoria Indo sempre de encontro aos processos de melhoria contínua, o Sistema de Avaliação de Desempenho não pode ser um processo estático, em que se produz um layout e o sistema fica perfeito, ano após ano. Respondendo à cultura do desenvolvimento contínuo, todo este sistema deverá ser dinâmico, ou seja, deverá ter sempre em conta as necessidades temporais do mercado, pois a verdade de hoje, não é com certeza a verdade de amanhã. Logo, teremos de introduzir um mecanismo de atualização deste sistema, colocando objetivos concretos aos colaboradores, que se traduzam no aumento da satisfação do cliente, dando resposta assim às necessidades “mutantes” do mercado. Mercado Novos Objetivos Melhores Resultados Processos de Melhoria Desenvolvimento Constante Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | A metodologia dos Perfis de Competência, que no fundo se baseia em definir as competências comportamentais e técnicas ideais para o perfeito desempenho em determinada função, poderá contribuir no futuro, para uma maior objetividade do que se pretende e para onde queremos ir. Perfil de Competências Necessidades Técnicas Comportamen-tais Objetividade Quando sabemos o que queremos, o “caminho” para lá chegarmos torna-se mais fácil e mais objetivo, e o mesmo se passa com as competências dos colaboradores. Os Perfis de Competência trazem consigo objetividade no capital humano, ou seja, menos margem de erro, pois previamente todo o perfil comportamental e técnico está deviamente testado na prática e de acordo com a sua função. - Definição competências - Adequação do perfil à função - Diminuição do “risco” na contratação Quando falamos de colaboradores e quais as competências que desejamos que tenham, muitos pensam que entramos no campo da subjetividade, mas a metodologia dos Perfis de Competência introduz o rigor científico, tanto em colocar as pessoas certas nas funções mais adequadas ao seu perfil (comportamental e técnico), assim como no momento de contratação, sabemos ao certo que tipo de colaborador devemos encontrar para determinada função. Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Após a concretização do Sistema de Avaliação de Desempenho, faz todo o sentido, tal como referimos anteriormente, criar mecanismos de melhoria contínua, com vista a que todos os colaboradores tenham a excelência como objetivo e que este seja alcançável. Com o intuito da melhoria contínua e de criar objetivos de competências, técnicas e/ou comportamentais, propomos um Plano de Formação a médio prazo, em que proporcionamos a formação necessária aos colaboradores, mas também definimos mínimos e objetivos a serem alcançados à posteriori. Perfil de Competências Sistema de Avaliação de Desempenho Plano de Formação (médio prazo) A metodologia deste plano é deveras simples, pois com o Sistema de Avaliação de Desempenho sabemos onde é que o colaborador tem de melhorar e com o Perfil de Competências sabemos o que pretendemos para o perfeito desempenho da função deste mesmo colaborador. No final, teremos apenas de proporcionar o acesso a este nível, através do Plano de Formação. Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Uma equipa é um grupo de pessoas com habilidades semelhantes trabalhando para um objetivo comum. Uma equipa de alta performance tem membros com um propósito claramente definido e compartilhado, confiança mútua e respeito, clareza de papéis e responsabilidades, apresentando altos níveis de comunicação, dedicação ao sucesso da equipa e cooperação entre todos. “in Finslab” Estes são os propósitos mais globais no desenvolvimento de ações de Team Building. Desenvolvendo esta metodologia, podemos lançar novas boas práticas dentro da Empresa, desde logo promovendo o conhecimento da mesma, assim como estabelecer e desenvolver relacionamentos interpessoais nos colaboradores da empresa, criar e dinamizar redes de comunicação e cooperação, espírito de entreajuda e um bem estar geral que poderá incrementar o sentimento de pertença e de lealdade nos colaboradores do Grupo. Um aspeto que consideramos preponderante ao nível da produtividade é a motivação. Não podemos descurar que um colaborador motivado é muito mais produtivo do que um colaborador que não esteja motivado. O Team Building produz efeitos motivacionais nos colaboradores, podendo dinamizar desta maneira o nível de produção dos colaboradores. Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Principais vantagens no desenvolvimento de atividade de Team Building Conhecimento da própria Empresa Relacionamento Interpessoal Facilidade na comunicação entre colaboradores Desenvolvimento do conhecimento mútuo Espírito de entreajuda Capacidade de Cooperação Dinamização do sentimento de lealdade Dinamização do sentimento de pertença Aumento de auto-responsabilização e de produtividade Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |

Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt | Vários estudos demonstram que o Capital Humano é considerado uma das principais fontes de inovação organizacional. A base para manter o desenvolvimento competitivo de uma empresa no mercado está assente nos seus recursos internos, representados pelas diferentes formas de conhecimento. A função estratégica é gerir e desenvolver ações para criar e disseminar esse conhecimento dentro da empresa. Quando a cultura de uma empresa possui uma preocupação com seus colaboradores, ou seja, capital humano, esta já possui uma grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não valorizam esta variável como sendo importante para a sobrevivência e sucesso da organização. Fonseca (1995, p. 72) ”Os recursos humanos - a capacidade de iniciativa, a competência profissional, a inventividade, a disciplina e o hábito de agir no recente tendo em vista o futuro – são fatores de produção pelo menos tão importantes para a criação de riqueza quanto qualquer outro tipo de capital. Ao contrário do que acreditavam os teóricos do desenvolvimentismo, para os quais a acumulação de capital físico no setor industrial era a chave do crescimento, a tendência do mundo moderno é clara no sentido de tornar o cérebro humano cada vez mais, o fator decisivo para o sucesso econômico.” Press Power ®|www.presspower.pt | franciscofreitas@presspower.pt |