Comunicação Integrada de Marketing

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Comunicação Integrada de Marketing

O Conceito de Marketing Uma empresa deve satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor em troca de lucro A empresa deve direcionar todos os seus esforços para dar a seus clientes serviços e produtos que eles desejam ou necessitam, preferencialmente, superando suas expectativas.

Comunicação Integrada O Marketing e a CIM Marketing mix ou Composto de marketing Produto Preço Praça Promoção Comunicação Integrada de Marketing CIM

Fluxograma de Gerenciamento de Marketing do Dr. Ogden Figura 1.1

O Plano de Marketing Missão da Empresa : A missão descreve a condição presente da empresa; define o negócio e o setor. Visão da Empresa : A visão define os planos para o futuro compartilhados por todos os membros da organização; ela define o que a empresa é, o que faz e, o mais importante, qual é o seu rumo.

O Plano de Marketing Análise da Situação : histórico da empresa e análise dos diversos meios que a afetam Análise das Oportunidades de Mercado : identificação de possibilidades de mercados e avaliação de suas importâncias relativas Mercado Alvo : grupo de pessoas para o qual a empresa decide direcionar seus esforços de marketing

O Plano de Marketing Objetivos de Marketing : são metas que a organização deseja atingir, específicas para o departamento de marketing. Deve incluir os prazos necessários para serem atingidos. Estratégia de Marketing : o ‘plano geral’ de direcional geral do marketing. Deve incluir decisões de segmentação, análise do comportamento do consumidor. Pode incluir técnicas de diferenciação de produto, posicionamento e decisões sobre preço e qualidade. É um guia para o desenvolvimento de táticas executáveis.

O Plano de Marketing Análise do Comportamento do Consumidor : dados demográficos, geográficos ou psicográficos (análise do estilo de vida) dos compradores do produto ou serviço da empresa. Análise da Segmentação de Mercado : classificação dos consumidores em subgrupos com características semelhantes de resposta aos estímulos de marketing. Os grupos devem ter uma composição homogênea mas suficientemente diferenciáveis entre si.

O Plano de Marketing Táticas de Marketing Produto : informação sobre como um produto é desenvolvido e o plano que está sendo usado para levá-lo ao mercado Preço : estabelecimento da estratégia, considerando políticas e elasticidade de preço Canais de Distribuição : tipo de sistema de canal desejado, sua estrutura e seu gerenciamento. Inclui instalações (fábricas, depósitos, lojas varejistas etc.) e gerenciamento de estoques e de logística de entrada e de saída. Comunicação Integrada de Marketing : inclui todas as ferramentas de comunicação com o mercado (relações públicas e publicidade, marketing direto, propaganda, venda pessoal, marketing digital e promoção de vendas.

O Plano de Marketing Programa de Marketing : é a reunião de todos os planos das variáveis do mix de marketing, integrados e dispostos em ordem de execução, incluindo a alocação de recursos. Avaliação e Controle : é o constante monitoramento do desempenho de todas as atividades de marketing Resposta do Mercado Alvo : é medida avaliando-se estatísticas como participação de mercado, vendas em unidades, cobertura da audiência e penetração da audiência, em comparação com os objetivos globais de marketing estabelecidos durante as fases iniciais do planejamento.