Apresentação: Aula 1.

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Apresentação: Aula 1.
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Apresentação: Aula 1

Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:

Caso CSN Acidente aconteceu no final da tarde do dia 2 de maio de 1989, quando explodiu um dos três regeneradores da unidade.

Caso CSN Impacto na bolsa de valores (perda) 1ª Notícia que 10 pessoas morreram Prejuízo de 10 milhões de dólares Estrago da imagem da empresa

Conjunto de práticas que devem ser seguidas quando as empresas precisam ser mais éticas: Responsabilidade corporativa Melhores práticas: Governança corporativa Compliance

Questão da Marca Exemplos: Antigamente: HP /Dell Apple   Preço/qualidade Arrogância/Preço alto Hoje Permanece no mercado Inovação /Preço ainda alto Exemplos: - O ganho significativo na Apple que trouxe a marca para um patamar de reconhecimento no mercado com o IPOD (internet – evolução)

O que a Google lembra hoje? Informação Evolução: Produto google – Android – sinônimo – seu celular é mais que um simples celular

Planejamento estratégico

Público Misto* é o que tem, simultaneamente, características de público interno e externo, entre estes podemos destacar os seguintes: - Conselho de Acionistas; - Família dos Funcionários: - Prestadores de serviços ( que trabalham em empresa )

Gerenciamento de crise Plano geral de comunicação Conteúdo Mensagem Diangnóstico de pontos fracos (contingência) Diagnóstico de pontos fortes Definição de ponta – Vozes Definição/unificação de mensagem

Funções fundamentais Imagem Marca Missão (que mercado vou atuar? Fazer um planejamento estratégico) Públicos (expectativas, desejos, necessidades Valores

Exemplo de marca Produto Marca Refrigerante Coca-cola Prestobarba Gillette

Pesquisa para planejamento estratégico de: Imagem: Público específico (jornalistas, pessoas vinculadas a imagem do produto) Formadores de opinião

Planejamento estratégico de imagem: Valores que levam a imagem Qual imagem espera ter? Que elementos compõem esta imagem?

Lembrete: Para cada público deve analisar a abrangência de informação. Issue Management – Gerência de questões Roi – Relatório de Investimento