Gerencia da Informação Cerutti – IES - 2014. Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Estudo de Mercados.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Planejamento Estratégico
Estratégia de Negócios
MARKETING.
Repensando a Logística
Projeto de Competitividade
Marketing Internacional
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Estratégias Empresariais Internacionais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
Estratégia no nível de negócios
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações Gerenciais
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL. Situação: mundo globalizado. Ambiente externo: concorrencial. Necessidade das empresas: Redução de custos; Inovação;
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Empreendedorismo ________________________________________
Micros e Pequenas Empresas
Gestão da Tecnologia da Informação
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Análise do Ambiente Competitivo
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
MARKETING EM HOTELARIA
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

Gerencia da Informação Cerutti – IES

Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar a tecnologia no desenvolvimento de uma estratégia corporativa. Organizações criativas têm tecnologia integrada com a estratégia, o que lhes permite ganhar e sustentar uma vantagem competitiva. Qual é o papel da Internet para as empresas? Quais são as vantagens que as empresas pode obter com a aplicação das Intranets e Extranets? Como a tecnologia facilitar as operações mundiais das empresas?

Porter’s value chain

Ameaça de produtos ou serviços substitutos Com que facilidade um produto ou serviço ser substituído por alguma outra coisa? Quantos outros tipos de produtos ou serviços existem que possam atender a demanda específica? Sempre que isso ocorre, a retabilidade cai. Por exemplo: Celulares: Sucatearam pagers e fixos A Internet tornou as pessoas mais conscientes de produtos substitutos, diminuindo o lucro das industrias.

Poder de barganha dos fornecedores Quando uma empresa tem vários fornecedores para escolher, ele pode exigir um preço mais baixo. Quando existe um único fornecedor então a empresa está à mercê do fornecedor. Por exemplo, se apenas uma empresa faz o chip de controle para um motor de carro, a empresa pode controlar o preço, pelo menos em alguma extensão

Poder de barganha dos fornecedores A Internet tem dado às empresas acesso a mais fornecedores, derrubando os preços. Por outro lado, os fornecedores agora também ter a possibilidade de vender diretamente aos clientes.

Poder de barganha dos clientes Uma empresa que é o único fornecedor de um produto único, tem a capacidade de controlar preços. Mas a Internet tem dado aos clientes muito mais opções para escolher.

Barreiras à entrada Quanto mais ácil a entrada de um novo player entrar no segmento, mais difícil a geração de lucro a Internet tem um efeito global para tornar mais fácil inserir as indústrias. Também é muito fácil de copiar tecnologia, de modo que as inovações não duram muito tempo.

Rivalidade entre os concorrentes Quanto maior o número de concorrentes, mais vulnerável o fator PREÇO torna-se. A Internet tem aumentado a concorrência, alargando o mercado geográfico e diminuindo os custos de fazer negócio. Por exemplo, um fabricante no sul da Califórnia pode agora ter de competir contra um fabricante no Norte da California, onde os salários são mais baixos.

Barreiras à entrada Quanto mais fácil a entrada de um novo player entrar no segmento, mais difícil a geração de lucro a Internet tem um efeito global para tornar mais fácil inserir as indústrias. Também é muito fácil de copiar tecnologia, de modo que as inovações não duram muito tempo.

Electronic Data Interchange