OBRIGAÇÃO WB. É a relação jurídica, de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS DE SOLVER AS OBRIGAÇÕES
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Aula 1 Introdução ao Direito das Obrigações I e II (conceito, importância, características, direitos reais e pessoais, evolução, elementos, fontes e responsabilidade)
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
SF P Fatos Norma Jurídica Fato Jurídico Estrutura da Norma Jurídica
DIREITO CIVIL I AULA 18 REVISÃO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E CONTRATOS
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
Relação jurídica.
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES I
PRINCÍPIOS DO PAGAMENTO
Elementos da relação jurídica
Obrigações: conceito, formas de cumprimento e inexecução
DEFICIENTES E DIREITOS SOCIAIS.
30/03/2017.
30/03/2017.
CONCEPÇÕES PROPEDÊUTICAS E PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
01/04/2017.
EXPERIÊNCIA JURÍDICA E OS SUJEITOS DE DIREITO
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.

NEGÓCIOS JURÍDICOS Aula 02
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Execução de obrigação de fazer e não fazer
DIREITO CIVIL II Prof.Dra. Belinda Pereira da Cunha
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIREITO CIVIL I.
Contrato.
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
EFEITOS DOS CONTRATOS.
UNIDADE II – NOÇÕES GERAIS DE OBRIGAÇÃO
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Negócio Jurídico Professor Milton Corrêa Filho
Centro de Ensino Superior do Amapá Curso: Administração Profa
CAMBIARIDADE DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
Relação Jurídica É o vínculo entre pessoas, por força do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada – Sujeito ativo – aquele que exige – Sujeito.
Sejam Bem-vindos!.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Moral e Direito.
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
1. Definição: O Direito das Obrigações consiste num complexo de normas que regem as relações jurídicas de ordem patrimonial, que têm por objeto prestações.
Unidade 12 Da Confusão e da Remissão
Conceitos fundamentais de Direito Tributário
Teoria Geral do Direito Civil São Lourenço do Oeste, novembro de 2013.
TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
FATOS E ATOS JURÍDICOS.
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
Direito Civil II (Obrigações e Contratos) Prof. MSc. Guilherme M. Casali.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo O Direito Penal objetivo é o conjunto de normas penais editadas pelo Estado.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES
Transcrição da apresentação:

OBRIGAÇÃO WB. É a relação jurídica, de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento através de seu patrimônio

Elementos constitutivos da obrigação Pessoal Material Vínculo jurídico

Elemento pessoal da obrigação Sujeito ativo Sujeito passivo

Elemento material Objeto da obrigação: prestação positiva ou negativa do devedor, desde que lícita, possível, física e juridicamente, determinada ou determinável, e suscetível de estimação econômica

Vínculo jurídico Sujeita o devedor a realização de um ato positivo ou negativo no interesse do credor, unindo os dois sujeitos e abrangendo o dever da pessoa obrigada e sua responsabilidade, em caso de inadimplemento. Assim, na obrigação reúnem-se e se completam, constituindo uma unidade, o dever primário do sujeito passivo de satisfazer a prestação, e o correlato direito do credor de exigir judicialmente o seu cumprimento, investindo contra o patrimônio do devedor, visto que o mesmo fato gerador do débito produz a responsabilidade.

Fontes das obrigações São os fatos jurídicos que dão origem aos vínculos obrigacionais, em conformidade com as normas jurídicas.

Espécies das fontes obrigacionais Imediata: a lei Mediatas: Atos juridicos stricto sensu Negócio jurídico bilateral ou unilateral Atos ilícitos

Classificação das obrigações Obrigações reciprocamente consideradas Obrigações consideradas em si

Classificação das obrigações Obrigações consideradas em si Em relação ao vínculo Quanto ao seu objeto Quanto ao modo de execução Relativamente ao tempo de adimplemento Quanto aos elementos acidentais Em relação a pluralidade de sujeitos Quanto ao conteúdo

Obrigações reciprocamente consideradas Obrigação principal Obrigação acessória

OBRIGAÇÕES EM RELAÇÃO AO SEU VÍNCULO É a que funda no vinculum juris, sujeita o devedor a realização de uma prestação no interesse do credor, estabelecendo um liame entre os dois sujeitos, abrangendo o dever da pessoa obrigada (debitum) e sua responsabilidade em caso de inadimplemento (obligatio), possibilitando ao credor recorrer à intervenção estatal para obter a prestação, tendo como garantia o patrimônio do devedor

OBRIGAÇÃO MORAL É a que fundada no vinculum solius aequitatis, sem obligatio, constitui mero dever de consciência, sendo cumprida apenas por questão de princípios; logo, sua execução é mera liberalidade.

OBRIGAÇÃO NATURAL É aquela em que o credor não pode exigir do devedor uma certa prestação, embora em caso de seu adimplemento, espontâneo ou voluntário, possa retê-la a título de pagamento e não de liberalidade

CARACTERES DA OBRIGAÇÃO NATURAL Não é obrigação moral Acarreta inexigibilidade da prestação. Se for cumprida espontaneamente por pessoa capaz, ter-se-á a validade do pagamento. Produz irretratabilidade do pagamento feito em seu cumprimento. Seus efeitos dependem de previsão normativa

EFEITOS DA OBRIGAÇÃO NATURAL Ausência do direito de ação do credor para exigir seu adimplemento. Denegação da repetitio indebiti ao devedor que a realizou. Não e suscetível de novação e de compensação Não comporta fiança Não lhe será aplicável o regime prescrito para os vícios redibitórios.

OBRIGAÇÃO NATURAL NO DIREITO BRASILEIRO – CC. 882 in fine. Dívida prescrita(CC.882 1ª parte. Dívidas para obter fim ilícito, imoral ou proibido por lei (CC883). Débitos resultantes de jogo e aposta (CC. 814 e 815) Mútuo feito a menor, sem a prévia autorização daquele sob cuja guarda estiver (CC. 588 e 589) Gorjetas a empregados de restaurantes, de hotéis, etc. Comissão amigável outorgada a intermediários em negócios imobiliários.

NATUREZA DA OBRIGAÇÃO NATURAL Trata-se de norma não autônoma, por não autorizar o emprego da coação como meio para conseguir a observância de seus preceitos, mas que tem juridicidade por se ligar essencialmente a uma norma que contenha tal autorização, visto que apenas estabelece negativamente o pressuposto da sanção.