III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Bacharelado em Sistemas de Informação
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PIBID/CAPES Edital 018/2010 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Projeto UNICRUZ Universidade & Escola: articulação interdisciplinar.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid Tema 2 - Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional PIBID USP – Edital.
“Universidade e Escola”
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
PIBID Total de custeio do projeto ,00
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O Programa PIBID na UFRN
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília, DF.

 Iniciação à docência: fortalecendo compromisso entre universidade e escolas de educação básica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS.  Pró-reitoria de Ensino  Inicio: 2010, Dourados, MS  6 cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química  6 escolas: 2 munic. 4 estaduais

 2011: 14 licenciaturas em 10 Unidades Universitárias  2012: + 3 UU E mais 8 subprojetos(Ciências Sociais, História)  Subprojetos: Artes Cênicas e Dança; Letras/Espanhol e Inglês; Pedagogia; Interdisciplinar; Lic. Computação e Geografia  Reorganização dos Subprojetos

 Postura dos gestores das escolas  Supervisor  Divisão dos subprojetos – 16 a 24 bolsistas  Ampliamos para mais 8 escolas = 14 escolas

 178 de iniciação a docência  30 SUPERVISORES  14 COORD. Área  Colaboradores:  6 professores universitários;  7 professores da escola básica;  o1 técnica administrativa;  Secretaria de educação (Artes e art. Pibid)

 Coordenadores de área:  2009  2011 e 2012 – Edital de Seleção  Critérios: prof. de estágio, projetos de ensino e projetos ligados a ed. básica

 período de estudos = imersão ao processo de formação e o papel que desempenhará junto as escolas  Acompanhamento inicial pelo coord. Área  Conhecimento do PPP da escola  Estudos diagnósticos

 Articulação entre educação básica e a Universidade não é uma tarefa fácil  As escolas possuem sua própria dinâmica e o planejamento sofre em decorrência dessa dinâmica da escola.  A escola não compreende que os objetivos do Pibid e da escola são os mesmos, ou seja, promover uma educação de qualidade.  Na percepção da escola as atividades diferenciadas desenvolvidas pelo Pibid faz com que a escola “perca tempo”.

 Fatores para o sucesso do subprojeto e das experiências na escola  Coordenador de Área  A presença do bolsista supervisor  Sessões de estudo  Envolvimento das professoras das escolas.  Sentimento de Pertencimento: bolsistas/supervisor  Participação de uma das Supervisoras do PIBID em cursos realizados pelo CERN, no LHC (Large Hadron Collider) em Genegra, Suiça.

 Uma das maiores contribuições à licenciatura é a permanência maior de estudantes até as séries finais, e por fim a conclusão do Curso.  Mudança no perfil dos egressos  maturidade acadêmica dos estudantes  Outra contribuição para a graduação é a percepção dos demais estudantes do valor da licenciatura em si.

 Os pibidianos têm apresentando um aproveitamento distinto dos demais estudantes de Física e Química, em especial a partir do 3º e 4º ano, em disciplinas consideradas mais “difíceis”, o que tem desmistificado que o ganho seria somente nos conteúdos pedagógicos, mas também nos específicos.  O PIBID oferece uma experiência mais ampla que os estágios curriculares. A vivência do PIBID é mais rica. O formato do estágio leva a um não envolvimento.

 O pibid oferece tempo para estabelecer relações sociais mais sólidas com todo o conjunto escolar.  Nota-se um cuidado dos estudantes ao falar sobre a escola, percebem as limitações da mesma e dos métodos empregados pelos professores, porém não se colocam em um referencial privilegiado, isento de responsabilidades, comum nos discursos dos estagiários.   O bolsista envolvido em todo o universo cotidiano escolar e não esporadicamente como ocorre com o estágio e, assume uma posição responsável e consequente com o contexto que envolve a escola.

 Reconhece a necessidade de um bom planejamento para o sucesso das ações desenvolvidas em sala de aula e o desenvolvimento de atividades e materiais didáticos inovadores nas salas de aulas.

 Possibilita ao professor da Educação Básica a troca de conhecimentos, de ideias, de experiências, de reflexão, por meio dos estudos, a fim de ampliar conhecimentos para sua atuação efetiva, buscando uma melhoria na qualidade de ensino; consequentemente uma melhor qualidade de vida para os seus alunos.

Bartolina Ramalho Catanante Pibid UEMS