IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

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IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA A estratégia pode ser posta em prática por meio de três mecanismos principais: planejamento nas áreas funcionais, políticas, planos operacionais e estrutura organizacional.

TRÊS MANEIRAS DE IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGIA PLANOS FUNCIONAIS POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL OPERAÇÕES MARKETING FINANÇAS RECURSOS HUMANOS

PLANEJAMENTO FUNCIONAL O planejamento das áreas funcionais define as linhas de ação que colocam em prática os objetivos estratégicos da organização. As áreas funcionais mais importantes de qualquer organização são as seguintes: Marketing: administra as relações da empresa com o mercado. Produção (ou operação): administra o fornecimento dos produtos e serviços da empresa a seus clientes ou usuários. Desenvolvimento de produtos: administra a produção de modificações e inovações nos produtos e serviços da empresa. Finanças: administra o dinheiro da empresa. Recursos humanos: administra as relações da empresa com seus empregados.

POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS As políticas são decisões programadas que orientam outras decisões, no dia-a-dia da administração. As políticas coordenam pessoas, atividades e decisões dentro da organização. As políticas fazem o papel de elo entre as estratégias, de um lado, e as pessoas, atividades e decisões, de outro. As políticas refletem os objetivos estratégicos e orientam os gerentes e demais funcionários em situações que exigem decisão e julgamento. Ao lado da política, todos os tipos de planos operacionais são instrumentos para implementação da estratégia. Cronogramas, decisões, orçamentos, projetos e outros tipos de planos, como normas e procedimentos, corporativos e funcionais, são todos reflexos de decisão sobre o futuro, que procuram colocar em prática estratégias explícitas e implícitas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alfred Chandler popularizou o princípio de que “a estrutura segue a estratégia”. A macroestrutura organizacional, desenhada no organograma, com suas unidades de negócios e áreas funcionais, é o retrato da estratégia explícita ou implícita. O organograma mostra as áreas em que a empresa está atuando, e as formas de lidar com os mercados e clientes. A microestrutura organizacional que consta das descrições de cargos reflete as atividades que as pessoas devem realizar no dia-a-dia, orientadas pelas políticas.

ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA A formulação e a implementação das estratégias são complementadas pela atividade de monitoramento. Focaliza-se os objetivos estratégicos. Os indicadores são os seguintes: Participação dos clientes e mercados no faturamento. Participação dos produtos e serviços no faturamento. Evolução e declínio das vantagens competitivas próprias e dos concorrentes. Participação do mercado e colocação em relação aos concorrentes. Evolução do faturamento. Grau de realização dos objetivos estratégicos.

BALANCED SCORECARD É uma das ferramentas procura fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso: As quatro dimensões são: PERSPECTIVA DO CLIENTE PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PERSPECTIVA DO DESEMPENHO FINANCEIRO BALANCED SCORECARD PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS