A publicidade e o mercado
Propaganda e Publicidade Publicidade deriva de público e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia. Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias (1597).
A Atividade Publicitária Conjunto das técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido. Ação planejada e racional, desenvolvida através dos veículos de comunicação, para divulgação das vantagens, das qualidades e da superioridade de um produto, de um serviço, de uma idéia, de uma doutrina, de uma instituição, de uma MARCA etc.
Isoladas ou em conjunto Níveis de Comunicação Publicidade = força de comunicação Uma das várias ferramentas de MKT Propaganda Mkt Direto Eventos e experiências Vendas Pessoais Assessoria de Imprensa e RP Promoção de vendas Isoladas ou em conjunto
Níveis de Comunicação
Níveis de Comunicação Convicção Ação Desconhecimento Conhecimento Nível mais baixo de comunicação Jamais ouviram falar do produto Conhecimento Base mínima Já ouviu falar Compreensão Compreensão do produto/serviço Conhece a marca e reconhece a embalagem +- Para que produto serve Convicção Fatores racionais Preferência: motivos emocionais Ação Último nível Compra/ ação de compra
Dimensão Comportamen-tal Função básica da propaganda Níveis de Comunicação Fase Dimensão Comportamen-tal Função básica da propaganda Desconhecimen-to Cognitiva Informação Conhecimento Racional Idéias Experimentação Afetiva Mudança de atitudes Preferência Emocional Convicção Conativa Ação Adoção/compra Motivação
Fenômeno Publicitário Características: Físicas Vermelho x Azul Melhor visibilidade
Fenômeno Publicitário Características: Fisiológicas Música Lento x rápida Psicológicas Tendências de ações humanas
Fenômeno Publicitário Características: Econômicas Progresso da indústria, comércio Cultura, técnica, artes Maior prosperidade: maior criatividade Relações existentes
Publicidade na economia moderna Forte concorrência Maior capacidade de produção Maior confiança na publicidade Aumentar lucros e negócios Publicidade atual: grande crescimento Verbas e contas = multiplicadas ano a ano 2005: +- R$ 16,5 bilhões de reais (Folha Online)
Publicidade na economia moderna Forte concorrência Maior capacidade de produção Maior confiança na publicidade Aumentar lucros e negócios Publicidade atual: grande crescimento Verbas e contas = multiplicadas ano a ano 2005: +- R$ 16,5 bilhões de reais Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/topofmind/fj2110200422.shtml, acesso em 19/03/07
Publicidade na economia moderna Razão de ser: Aumentar produtividade Difundir mensagem com economia Umas das forças que conduzem as vendas Produto Distribuição Embalagem Vendedores Promoção de vendas Preço Publicidade
Publicidade na economia moderna Produto Aspecto, qualidade, rendimento Distribuição Estar disponível Embalagem Aparência atrativa, moderna, apelo de vendas Vendedores Cuidar do nível dos vendedores
Publicidade na economia moderna Promoção de vendas Esforços para incentivar as vendas, predispor à compra Preço Consonância com preços do mercado Publicidade Verba adequada e constante Leve 2 pague 1
Publicidade na economia moderna Efeitos Criação de mercados Mercado que não existia antes Cria novas necessidades Satisfazer necessidades existentes
Publicidade na economia moderna Efeitos Ampliação de mercados Ampliação: Vertical (novas faixas de consumidores) Horizontal (campo de uso)
Publicidade na economia moderna Ação reguladora Identificação da marca Vantagens: atributos Publicidade = regulador - Aumentar consumo em períodos de interesse Redução dos custos Ação sobre os preços Aumento da produção = reduzir preço de custo Aumentar lucro global
Publicidade na economia moderna Ação sobre os preços Favorece prática de preços reduzidos Atrair atenção dos consumidores Aceleração da rotação de estoques Acelerar turn over (ritmo de rotação do estoque) Libera capital de giro Favorece redução do preço de custo/preço de venda Mantém qualidade da mercadoria (perecível)
Publicidade na economia moderna Melhoria na qualidade Publicidade = compromisso público Influi na qualidade Má qualidade: prestígio, fama Produtos anunciados/ maior qualidade
As técnicas da publicidade Impulsionar desejos Querer satisfazê-los Indivíduos x grupos
"O câncer de pele mata mais mulheres do que qualquer outro câncer "O câncer de pele mata mais mulheres do que qualquer outro câncer. Proteja-se." MEDICAMENTOS