A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Bem-vindos!.
CURRÍCULO EM FOCO.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
As visões desenvolvimento e aprendizagem
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Secretaria da Educação e Cultura
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Formação por competências
Ministério da Educação
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Currículo por Competências e Habilidades.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Avaliação Educacional
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
Método de Ensino.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: Planejando e avaliando os cursos de qualificação profissional do Centro Formador de Recursos Humanos para a Saúde - MS A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: avaliando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/ MS – 19 a 23 de abril de 2004

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... Por quê avaliar? - Acompanhar e reorientar o desenvolvimento do educando - Identificar erros - Estimular, motivar, melhorar, inovar, diagnosticar

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O quê avaliar? - Domínio dos conteúdos - Competências profissionais - Habilidades do pensamento (aprender a pensar, a refletir, analisar, aprender a aprender)

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O quê avaliar? - Competências cognitivas - Desenvolvimento (e mudança) de atitudes - Capacidade de relacionar teoria e prática - Capacidade de relacionamento interpessoal

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O processo de avaliação - Avaliação diagnóstica: para corrigir ou remover o problema - Avaliação formativa: para identificar o grau de domínio de uma habilidade ou conhecimento - Avaliação somativa: classificar ou certificar

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O processo de avaliação - Critérios e padrões de julgamento - Técnicas e instrumentos de medida e avaliação - Procedimentos de coleta de dados - Análise dos resultados

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O que demonstram os resultados da avaliação? - O sucesso, ou não, do trabalho pedagógico com o aluno - Ao menos indícios do que e como melhorar na prática pedagógica - Os limites da ação educativa

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... Avaliação na abordagem transformadora: - Como diagnóstico, o aluno é parâmetro de si mesmo - Instrumento de reconhecimento dos caminhos percorridos - Identificação dos caminhos a serem trilhados - Para acompanhamento e reorientação, não para produzir nota/conceito - Identificação e correção do erro com o aluno - Contínua e participativa

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... Avaliação na abordagem transformadora - Aumento da carga de trabalho docente, inclusive extra-classe, com planejamento e acompanhamento individualizado

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... O que fazer com os resultados da avaliação? - Aperfeiçoamento ou transformação da ação educativa futura com o educando - Reorganização curricular - Promover a meta-avaliação, quando seus resultados não demonstram o que se espera compreender

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem AVALIANDO ... Bibliografia: - Proposta pedagógica: avaliando a ação/ Maria Esther Provenzano e Nelly Mendonça Moulin – Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, 2000. 90p.: il. – (Formação Pedagógica em educação profissional na área de saúde: enfermagem; módulo 8) - Guia do Tutor/Carlos Eduardo Colpo Batistella, Grácia Maria de Miranda Gondim, Maurício Monken. – Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2003. 56p.:il. – (Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde) - DE SETA, Mauricio. Seleção e integração de princípios educacionais ao desenvolvimento de um software educativo: uma abordagem crítica para o design instrucional do Soft-RIS. Rio de Janeiro. 1999. 146 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde). Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro.