A APRENDIZAGEM EFETIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Brainstorming.
MIN – Modelo Integrado de Negociação Existem cinco áreas que devemos considerar nesse modelo: 1ª área: Realidade pessoal dos negociadores - refere-se à.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância.
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
O TRABALHO COM PROJETOS
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
JOGOS DE EMPRESA E TÉCNICAS VIVENCIAIS.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
MATEMÁTICA Análise das Questões.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Elaboração de programas de treinamento
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A proposta pedagógica estabelece as linhas
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
JOGOS DE EMPRESA “Quando entramos em um jogo, qualquer que seja, aceitamos suas regras. Por meio delas, separamo-nos por um determinado momento do mundo.
Oficina: APLICAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA GRUPOS DE ORAÇÃO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Softwares Educacionais – Cód
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Análise de Envolvimento Análise dos Problemas Análise dos Objetivos
Situação de Aprendizagem
Como elaborar um plano de aula
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Cristiane Jonas Francisconi
Métodos de treinamento
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Professor Dr. Renato Vaz
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
Treinamento e Desenvolvimento T&D. Treinamento e Desenvolvimento “Treinamento é fazer melhor e Desenvolvimento é ser melhor”
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Transcrição da apresentação:

A APRENDIZAGEM EFETIVA O JOGO E O LÚDICO A APRENDIZAGEM EFETIVA “ A aprendizagem é um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situação-problema, resolva-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Esta transformação permite transferir o aprendizado para novas situações.” (Hilda Santos)

O JOGO E O LÚDICO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Ouço e Recordo - ATITUDE PASSIVA Leio e Memorizo - AUSÊNCIA DE ENVOLVIMENTO COM A REALIDADE Faço e Aprendo - FORMA MAIS EFETIVA DE APRENDIZAGEM.

O JOGO E O LÚDICO O CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL - CAV FASES (Vivência, Relato , Processamento, Generalização e Aplicação) 1ª Fase - VIVÊNCIA - Atividades: construção reprodução de modelos montagem de estratégias negociação específicas de processo decisório criatividade

O JOGO E O LÚDICO 2ª Fase - Relato É o momento de compartilhar sentimentos, reações e emoções. 3ª Fase - Processamento É o momento que os participantes tem a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua atuação e estabelecendo relações com o resultado obtido.

O JOGO E O LÚDICO 4ª Fase - Generalização É aquele em que o grupo faz comparações e analogias do jogo e o seu cotidiano. 5ª Fase - Aplicação É o planejamento de novos rumos.

ESTRUTURANDO E APLICANDO UM JOGO COMO ESTRUTURAR UM JOGO verifique os objetivos busque auxílio técnico pesquise recursos verifique ao nível de complexibilidade da tarefa faça uma análise da clientela verifique espaço avalie seus conhecimentos defina o sistema de papéis delimite o cenário defina a mecânica lúdica prepare o material realize um laboratório- teste

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE RECURSOS Ambiente Material didático complementar Material de apoio Material específico

USO DE COR, MÚSICA E MOVIMENTO É importante transformar o ambiente neutro num ambiente com ar alegre e pode ser uma tarefa muito agradável.

ETAPAS DE APLICAÇÃO DE 1 JOGO a. Apresentação do cenário simulado: momento em que o facilitador situa o grupo no contexto antes do início das atividades. b. Explicação das regras do jogo. c. Informações sobre papéis \se for o caso). d. Abertura de espaços para perguntas sobre a dinâmica do jogo. e. Definição do tempo para cada etapa do jogo. e. Desenvolvimento do jogo seguindo o Ciclo da Aprendizagem Vivencial. Cada uma das etapas anteriores deve estar prevista no planejamento.

PAPEL DO FACILITADOR 1- ATUAR COMO UM EDUCADOR 2- IDENTIFICAR E ATUAR DENTRO DAS NECESSIDADES DO GRUPO 3- RECONHECER E PROPORCIONAR ATIVIDADES SEGUNDO AS FASES DO GRUPO 4- ENCORAJAR À AÇÃO 5- REFORÇAR O PROCESSO SEGUNDO OS PASSOS DO CICLO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL