INSTITUTO CHIAVENATO de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Idalberto Chiavenato DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO NOVAS TENDÊNCIAS
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Qualidade Total.
Evolução da Administração
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Empreendedorismo nas Empresas
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Programa Trainee 2010.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Prof(a): Patrícia Braz
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
- Minister (subordinação ou obediência)
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
conhecimentos em resultados
Função da Administração:
Formação Profissional IV
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Disciplina: Recursos Humanos I
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
Aula 5 Aplicação das pessoas.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Gestão Com Pessoas.
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
RECURSOS HUMANOS Edgar Kanemoto
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Consultoria Empresarial e Educacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como Administrar na Sociedade Moderna
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
A TRANSROTA TRANSPORTES E LOGÍSTICA surgiu há 20 anos para atender às necessidades especificas de cada cliente, com atendimento personalizado com foco.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

GESTÃO de RECURSOS HUMANOS Idalberto Chiavenato

NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual

NOVOS TEMPOS: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos * Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo * Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro * Capital Intelectual

NOVOS TEMPOS: NOVAS SOLUÇÕES: * Era Industrial * Era da Informação * Estabilidade e permanência * Mudança e Transformação * Mundo concreto e físico * Mundo abstrato e virtual NOVOS DESAFIOS: * Produtos * Produtos + Serviços * Manutenção do statu quo * Criatividade + Imaginação * Capital Financeiro * Capital Intelectual NOVAS SOLUÇÕES: * Tamanho * Agilidade * Divisão do Trabalho * Integração + Conectividade * Ordem * Flexibilidade * Controle * Inovação

Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima.

Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado.

Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional.

Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4. Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança.

Os objetivos básicos da empresa moderna: 1. Servir a uma necessidade básica da sociedade, do mercado ou do cliente. A empresa é um processo de satisfação de consumidores e não apenas um processo de produção de bens. Ela deve começar com o cliente e não com uma patente ou matéria-prima. 2. Gerar riqueza. A empresa é um sistema vivo e aberto que se caracteriza pela sinergia e pelo elevado valor agregado. 3. Distribuir a riqueza gerada. A riqueza gerada deve ser distribuída proporcionalmente entre todos os parceiros que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração de maneira proporcional. 4. Construir uma imagem de ética e responsabilidade social. A empresa deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança. 5. Melhorar – ou pelo menos manter – a natureza. A empresa deve repor ao ambiente ecológico tudo o que dele retirou para suas operações.

A NECESSIDADE DE MODELOS INTEGRADOS DE GESTÃO

Qual é o Caminho? Quais as Prioridades? Quais os Objetivos? Quais os Resultados?

Por onde começar?

MODELO DE GESTÃO DE FOCO INTERNO

Questões Críticas: Quem somos? A quem servimos? O que queremos ser? Aonde queremos chegar? Com quem podemos contar?

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão

Modelo de Gestão de Foco Interno A quem servimos? Missão

Shareholders Acionistas Proprietários Empresa

Stakeholders Acionistas Proprietários Diretores Gerentes Clientes e Usuários Fornecedores Empresa Parceiros Comunidade Colaboradores

Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Terceiros Comunidade Mercado Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe

Questões Críticas: A quem devemos prestar contas? Quem são nossos stakeholders? Quem são nossos clientes? Como atender a todos os stakeholders?

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos

Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Inovadores Treinar 100 homens/horas por semana Produzir 120 bolas por minuto Entrevistar 120 candidatos Manter o índice de rotatividade em menos de 1% ao mês Manter o índice de absenteísmo em menos de 2% ao mês Manter o nível de satisfação dos funcionários em 85% Aumentar a qualidade dos produtos em 5% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente. Criar e desenvolver um produto novo por mês Desenhar um novo programa de treinamento para equipes dentro de um ano Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de qualidade total ou ISO.

A Cascata de Objetivos Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe Saber selecionar os membros da equipe.

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Equipe Trabalho Saber organizar o trabalho da equipe.

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe Saber treinar os membros da equipe.

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Saber motivar os membros da equipe.

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Saber orientar os membros da equipe.

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

Modelo de Gestão de Foco Interno Missão Visão Objetivos O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Gerente como missionário Gerente visionário Gerente com ação proativa Gerente como condutor de equipes Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

C L I E N T E S Equipes de Funcionários Gerentes Diretores

Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante

Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência

Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente

Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social

Criar um Ambiente de: Engajamento e participação Aprendizado constante Mudança e renovação Excelência Foco em resultados Satisfação do cliente Qualidade de vida no trabalho Ética e responsabilidade social Agregar valor Respeito à natureza

Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia

Estamos realizando um bom trabalho? Afinal, para quem?

Difícil? Mas não impossível!

www.chiavenato.com