Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde

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Transcrição da apresentação:

Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde Prof Dr NILDO ALVES BATISTA

INTEGRAR NOVAS INTERAÇÕES NO TRABALHO EM EQUIPE INTERPROFISSIONAL TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES NUMA POSTURA DE RESPEITO À DIVERSIDADE COOPERAÇÃO PARA EFETIVAR PRÁTICAS TRANSFORMADORAS PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EXERCÍCIO PERMANENTE DO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TÊM SE COMPROMETIDO COM O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ESTE TRABALHO? COMO ESTAMOS PREPARANDO NOSSOS ESTUDANTES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO? COMO PROPICIAR QUE NOSSOS ESTUDANTES CONHEÇAM MELHOR AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES PROFISSÕES DE SAÚDE? EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Educação Interprofissional Inversão da lógica tradicional da formação em saúde – cada prática profissional pensada e discutida em si – abrindo espaços para a discussão do Interprofissionalismo. Proposta onde profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente

Interprofissionalismo Trabalho em equipe Negociação Discussão de papéis profissionais Liderança Compromisso na solução de problemas Negociação na tomada de decisão

Educação Interprofissional Comunicação/Interação entre os cursos/carreiras Interdisciplinaridade Entendimento dos papeis profissionais no cuidado em saúde Habilidades para o trabalho em equipe incluindo a negociação na tomada de decisão Princípios éticos interprofissionais

Educação Interprofissional Atitude de busca, diálogo, humildade, desafio, envolvimento e comprometimento, responsabilidade, alegria e encontro Consideração do outro como parceiro legítimo na construção de conhecimentos

Educação Interprofissional “Cada qual, com sua ação (liberdade) e iniciativa, no horizonte de suas circunstâncias, irá “iniciar” algo novo, instituir sua trajetória, seu mundo, sempre atento ao olhar do outro e ao reconhecimento da alteridade e da diferença, essenciais na sua própria existência.” (VON ZUBEM, 2003, p. 82)

COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DE TRABALHO EM EQUIPE COMUM A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMPLEMENTAR ( ESPECÍFICA DE CADA PROFISSÃO) COLABORATIVAS, ESSENCIAL PARA O TRABALHO CONJUNTO Baar,1998

ENFOQUES EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL MODIFICAR ATITUDE E PERCEPÇÃO NA EQUIPE MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS REFORÇAR A COMPETÊNCIA COLABORATIVA CONTRIBUIR NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSTRUIR RELAÇÃO MAIS ABERTA E DIALÓGICA INTEGRAR O ESPECIALISTA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO

NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL SE INSERE O DESENHO CURRICULAR DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA DA UNIFESP

CURSOS PROPOSTOS FISIOTERAPIA – 04 anos integral Terapia Ocupacional Psicologia Nutrição Fisioterapia Educação Física FISIOTERAPIA – 04 anos integral EDUCAÇÃO FÍSICA – bacharelado (modalidade saúde) 04 anos / integral TERAPIA OCUPACIONAL – 04 anos NUTRIÇÃO – 04 anos PSICOLOGIA – 05 anos

PRINCÍPIOS GERAIS FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE APTO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, COM ÊNFASE NA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E HUMANA DE EXCELÊNCIA EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE FORMAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO PROPULSORA DO ENSINO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

DESENHO CURRICULAR PARA OS NOVOS CURSOS

EIXOS O Ser Humano em sua Dimensão Biológica O Ser Humano e sua inserção social Aproximação a uma Prática Específica em Saúde Aproximação ao Trabalho em Saúde EIXOS

APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO NÚCLEO COMUM DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE OS ALUNOS SÃO MESCLADOS NAS TURMAS APRENDIZAGEM CONJUNTA : 80% no primeiro ano 40% no segundo ano 20% no terceiro ano reuniões semanais no quarto ano APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO

O SER HUMANO EM SUA DIMENSÃO BIOLÓGICA MÓDULO “DO ÁTOMO A CÉLULA”: engloba conteúdos de bioquímica, biofísica, biologia celular, biologia molecular, genética. MÓDULO: “DOS TECIDOS AOS SISTEMAS”: engloba conteúdos de histologia, anatomia, fisiologia, biofísica, embriologia.

O Ser Humano e sua Inserção Social 1 º ANO: Módulo I – Indivíduo, cultura e sociedade 2º ANO: Módulo II – Sociedade, políticas e direitos 3º ANO: Módulo III - Cultura e saúde: corpo e significado CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA

APROXIMAÇÃO AO TRABALHO EM SAÚDE 1º ANO: Módulo I – Saúde como processo: contextos, concepções e práticas 2º ANO: Módulo II – Políticas e Sistemas de Saúde 3º ANO: Módulo III - Processo de trabalho em saúde: integralidade e cuidado SAÚDE COLETIVA, EPIDEMIOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, METODOLOGIA DA PESQUISA, ÉTICA, GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas Lagoa da Saudade, na Nova Cintra: ponto de pesca e lazer Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Discussões em Grupo Pesquisas Aulas dialogadas

APROXIMAÇÃO A UMA PRÁTICA ESPECÍFICA EM SAÚDE OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL ÁREAS DE ATUAÇÃO ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

DESENVOLVIMENTO DOCENTE REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA IDENTIFICAR AVANÇOS, ZONAS DE DIFICULDADES, NÓS CRÍTICOS – ENSINO APRENDIZAGEM FORMULAR PARCERIAS COM OUTROS COLEGAS TORNAR A PRÓPRIA PRÁTICA AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO – COMPREENDER TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE ENSINAR E APRENDER

ENFIM...

PARA FAZER JUNTO NO COTIDIANO DO CUIDADO EM SAÚDE É PRECISO APRENDER JUNTO SOBRE O TRABALHO EM SAÚDE. Mc Nair - 2005