Marketing no Século XXI

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Marketing no Século XXI Kotler - Capítulo 01

Origem Até a Revolução Industrial, os modelos de produção no Ocidente eram essencialmente artesanais. Até essa época, produzia-se apenas para prover as necessidades básicas dos consumidores: roupas, alimentos e bebidas. Após a Revolução Industrial, teve inicio a produção em massa, a variedade de produtos e novos hábitos de consumo.

Origem Na primeira metade do Século XX, teve inicio os primeiros ensaios, objetivando compreender o consumidor e seus hábitos de consumo, mas o foco ainda era o produto e como vendê-lo mais. Maslow (1943) apresentou uma hierarquia das necessidades humanas (iniciativa motivadora da ação de suprir um estado de privação).

Necessidades de Maslow São forças básicas que motivam as pessoas para fazerem algo. São elas: físicas, segurança, sentimento de posse, auto-estima. Sua importância está em permitir identificar e ordenar as necessidades que os consumidores estejam buscando satisfazer ao adquirir determinados produtos.

O que é o Marketing O marketing não cria necessidades. Todos nascemos com necessidades. O marketing cria desejos. É a atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, por meio dos processos de troca." (Philip Kotler).

O que é o Marketing Para que o Marketing aconteça, deve existir: Pelo menos duas partes envolvidas Cada parte tem algo de valor para a outra Cada parte tem capacidade de comunicação e entrega Ambos são livres para aceitar ou rejeitar Ambos acreditam estar em condições de lidar com a outra

O que é o Marketing Ele significa ação no mercado e busca por demanda (desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los). Como agir e buscar a demanda? Ter um produto Ter um preço definido Ter um ponto de distribuição Realizar a promoção

Definição de Marketing Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Ampliando: Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (troca), atendendo a necessidade de ambos. As empresas devem realizar essas trocas de uma forma mais eficiente que os concorrentes, e de preferência, trazendo impactos positivos para o ambiente e sociedade.

Conceitos Essenciais Mercados-alvo & Segmentação Relacionamentos e Redes Necessidades, Desejos e Demandas Canais de Marketing Produto ou Oferta Cadeia de Suprimento Valor e Satisfação Concorrência Troca e Transações Ambiente de Marketing

Sistema Simples de Marketing Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação

Os Quatro Ps e Cs Mix de Marketing Produto Praça Promoção Preço Conveniência Cliente (Solução para o) Custo (para o Cliente) Comunicação

Orientações da Empresa para o Mercado Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Produção Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Produto Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Vendas Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Marketing

Valor Fornecido ao Cliente Fábrica Produtos Vendas e Promoção Lucros pelo volume de vendas Início Foco Meios Fins (a) Orientação de vendas Mercado- alvo Marketing integrado Lucros pela satisf. do cliente Necessidades dos clientes (b) Orientação de marketing

Organograma Tradicional Alta Administração Gerência de Nível Médio Profissionais de Linha-de-Frente Clientes

Organograma de Empresa Orientada para o Cliente Clientes Pessoal de linha-de-frente Clientes Gerência de nível médio Alta adminis- tração

Evolução da Visão do Papel do Marketing b. Marketing como a função mais importante Finanças Recursos humanos Marketing Produção a. Marketing como uma função igual às outras Finanças Produção Marketing Recursos humanos

Evolução da Visão do Papel do Marketing c. Marketing como a principal função Marketing Finanças Recursos Humanos Produção d. O cliente como a função controladora Cliente Recursos Humanos Financeiro Produção Marketing

Evolução da Visão do Papel do Marketing e. O cliente como a função controladora e o marketing como a função integradora Cliente Marketing Produção Recursos Humanos Finanças

Atividade em Grupo: Reunir-se em grupo: 3 ~ 5 alunos Indique uma empresa para cada orientação de mercado que você aprendeu, justificando. Apresente as vantagens e desvantagens, analisando o setor que a empresa atua.