Ferramentas da administração de marketing Administração Mercadológica Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Objetivos: Reconhecer as principais ferramentas da administração de marketing. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Planejamento
Planejamento O processo de planejamento é inerente à administração. Não existe adequada administração sem planejamento; O planejamento de marketing, deve estar ligado ao planejamento de marketing da empresa; O marketing deverá fornecer subsídios suficientes para a estratégia da empresa. Isto se faz através de ferramentas como pesquisa de marketing, bancos de dados de marketing, segmentação de mercados, análise do comportamento do consumidor, entre outras. As informações podem também ser adquiridas através do diagnóstico estratégico, mediante pesquisa. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Planejamento O marketing deve receber os objetivos estratégicos de mercado e desenvolver os objetivos e estratégias da área, sendo assim um componente das estratégias da empresa, bem como demais departamentos. Embora não seja coerente, existem planos de marketing isolados, mas isto pode gerar uma inconsistência de objetivos da organização e do departamento de marketing. O planejamento de marketing possibilitará a coerente aplicação dos processos, culminando nas estratégias de mix de marketing, vendas, posicionamento e relacionamento com clientes. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Sistemas de informações
Sistemas de informações Sistema de informação de marketing Gerentes de Marketing Análise Planejamento Implementação Organização Controle Sistemas de informações de marketing Identificação das informações necessárias Banco de dados interno Análise das informações Distribuição das informações Inteligência de marketing Pesquisa de marketing Ambiente de Marketing Mercados-alvo Canais de marketing Concorrentes Públicos Macroambiente Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Pesquisa
Processo de pesquisa de marketing Definição do problema e dos objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa para coleta de informações Implementação do plano de pesquisa – coleta – análise dos dados Interpretação e apresentação dos resultados Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Coleta de informações Identificação das informações necessárias; Fontes Primárias; Fontes secundárias; Instrumentos de pesquisa. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Segmentação
Conceito Segmentar é particionar o mercado em fatias de consumo, agrupando grupos de consumidores ou clientes de acordo com suas características. O processo é útil para o desenvolvimento correto do mix para cada fatia do mercado ou ainda para posicionar o produto para cada fatia consumidora Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Níveis da segmentação Marketing de massa: ausência de segmentação; Marketing de segmento: utilização da segmentação para adequação do marketing a cada segmento de consumo; Marketing de nicho: grupo definido mais estreitamente, identificado dentro do segmento tornando-se um subsegmento de características muito especificas. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Níveis da segmentação Micromarketing: Marketing local: destinados a atender necessidades de clientes locais: Marketing individual: (one to one) desenvolvido para atender clientes em bases individuais Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Etapas da segmentação de mercados Identificação das bases para a segmentação do mercado. Desenvolvida pelo uso das variáveis de segmentação; Desenvolvimento dos perfis dos segmentos resultantes. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Etapas da segmentação de mercados Identificação do mercado-alvo: Desenvolvimento dos métodos de atratividade de mercado. Podem ser desenvolvidos considerando os requisitos da segmentação eficaz; Seleção dos segmentos-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Etapas da segmentação de mercados Identificação do mercado-alvo: Desenvolvimento dos métodos de atratividade de mercado. Podem ser desenvolvidos considerando os requisitos da segmentação eficaz; Seleção dos segmentos-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Etapas da segmentação de mercados Posicionamento mercadológico: Desenvolvimento do posicionamento para cada segmento-alvo; Desenvolvimento do controle de marketing para cada segmento-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento final: Geográficas: Região; Tamanho do município; Tamanho da cidade; Densidade demográfica; Clima; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento final: Demográficas: Idade; Sexo; Tamanho da família; Ciclo de vida; Renda; Ocupação; Nível de instrução; Religião; Raça; Nacionalidade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento final: Psicográficas: Classe social; Estilo de vida; Personalidade; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento final: Comportamentais: Ocasião de compra; Benefícios procurados; Status do usuário; Índice de uso; Grau de lealdade; Estágio cognitivo para com o produto; Atitude emocional para com o produto. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Demográficas: Setor empresarial; Tamanho da empresa; Localização; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Operacionais: Tecnologias; Situação do usuário/não usuário; Capacidade dos clientes; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Abordagens de compra: Organização da função compras; Estrutura de poder; Natureza de relacionamentos existentes; Política geral de compra; Critérios de compra; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Fatores situacionais: Urgência; Aplicação específica; Tamanho do pedido; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Características pessoais Semelhança de vendedor/comprador Atitude perante o risco; Lealdade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Requisitos da segmentação eficaz Mensurabilidade; Acessibilidade; Substancialidade; Operacionalidade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Mix de marketing da empresa Estratégias de cobertura de mercado Marketing Indiferenciado: Mix de marketing da empresa Mercado Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Estratégias de cobertura de mercado Marketing Diferenciado: Mix de marketing 1 Segmento 1 Mix de marketing 2 Segmento 2 Mix de marketing 3 Segmento 3 Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Estratégias de cobertura de mercado Marketing Concentrado Segmento 1 Mix de marketing da Empresa Segmento 2 Segmento 3 Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Posicionamento Posição de um produto ou de uma empresa é a forma como estes são definidos pelos consumidores; Posicionamento é comunicado através de diferenciais competitivos: Produtos (qualidade, economia, marca); Serviços; Funcionários e Imagem. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Comportamento de consumo
Importância Analisar o comportamento de compra dos consumidores facilita as estratégias em geral de marketing. Associado ao processo de segmentação de mercados, a aplicação de ferramentas mercadológicas tendem a ficar mais precisas gerando maior acerto nas estratégias de marketing e vendas. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Modelo de compra do consumidor final Estímulos de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção Outros Estímulos: Economia, tecnologia, política cultura Caixa preta do comprador: características do comprador que Envolvem o processo de decisões de compra Respostas do comprador: Escolha do produto; Escolha da marca Escolha do revendedor , Frequencia de compra, Volume de compra Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Culturais: Cultura, Subcultura, Classe Social Sociais: Grupos de referência, Família, Papéis e status Pessoais: Idade e ciclo de vida, ocupação, Situação financeira, Estilo de vida, Personalidade e auto-imagem Psicológicos: Motivação, Percepção, Aprendizagem, Crenças e atitudes. Consumidor Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Tipos de comportamento do consumidor Alto envolvimento Baixo envolvimento Diferenças significativas entre marcas Comportamento de compra complexo Comportamento de compra em busca de variedade Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida Comportamento de compra habitual Poucas diferenças entre marcas Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Adoção de novos produtos Conscientização; Interesse; Avaliação; Experimentação; Adoção. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Modelo de comportamento consumidor organizacional Ambiente: Estímulos de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção; Outros Estímulos: Economia, Tecnologia, Política, Cultura, Competição. Organização compradora Processo de decisão de compra: Depende do centro de compras e de influências interpessoais, individuais e organizacionais. Respostas do comprador: Escolha do produto ou serviço; Escolha do fornecedor; Quantidade de pedidos; Condições de entrega, pagamentos e serviços Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Participantes na compra organizacional Usuário; Influenciadores; Compradores; Decisores; Filtros. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Ambientais: Economia; condições de fornecimento; tecnológia; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor organizacional Ambientais: Economia; condições de fornecimento; tecnológia; política e leis; concorrência; cultura ecostumes Organizacionais: objetivos; políticas; procedimentos; estrutura organizacioal; sistemas. Interpessoais: autoridade; status; empatia; persuasão; Individuais: idade; instrução; cargo; personalidade; atitude em relação ao risco Compradores Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Processo de compra organizacional Identificação do problema; Descrição da necessidade; Especificação do produto; Busca por fornecedores; Solicitação de propostas; Seleção do fornecedor; Especificação do pedido de rotina; Análise do desempenho Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz
Relacionamento com o cliente
Marketing de relacionamento Marketing de relacionamento pode ser conceituado como um conjunto de atividades destinadas à desenvolver ligações econômicas eficazes de longo prazo entre uma organização e seus clientes para o benefício mútuo de ambas as partes (LOVELOCK; WRIGHT, 2004, p.132). Confunde-se com o próprio conceito de marketing ou ainda de gestão de vendas. No entanto, este conceito está centrado nas relações empresa e cliente, quer em uma empresa de serviços ou em uma empresa que processe bens. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 44
Marketing de relacionamento As relações com os clientes envolvem todo o sistema de marketing de serviços, ou seja, em todas as vezes onde o cliente teve contato com a prestadora de serviço; Envolve a busca de serviços adequados a cada tipo de cliente, ou seja, um eficiente processo de segmentação de mercados, para que assim valores buscados pelos clientes sejam praticados pela prestadora de serviços. Processos de serviços adequados são fundamentais, no entanto, notoriamente estas relações acontecem em sua grande maioria por meio dos seres humanos, mesmo em serviços high-tech. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 45
Marketing de relacionamento Deve-se investir em ferramentas como Sistemas de Atendimento aos Clientes, Sistemas de CRM, ou ainda em ferramentas de pós-vendas; Mas principalmente deve-se investir em qualificação (contratação/retenção) do pessoal que de qualquer maneira tenha contato com o cliente. O Endomarketing pode auxiliar. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 46
Marketing de relacionamento Como os serviços tem como uma de suas características a Variabilidade, pode-se então afirmar que gerir os relacionamentos com os clientes seja desenvolver bons “momentos da verdade”. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 47
Marketing de relacionamento Em serviços o cliente satisfeito é aquele que além de ter seu problema (necessidade) solucionado, é também aquele que não percebeu falhas no processo e no atendimento, ou seja, na produção e na entrega (Inseparabilidade); Os sistemas de serviços devem funcionar perfeitamente pois qualquer erro será percebido pelo cliente como uma falha que poderá causar insatisfação e possivelmente reclamações; Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 48
Reclamações Os clientes tendem a reclamar quando percebem falhas na prestação dos serviços. Normalmente podem tomar as seguintes ações: Não fazer nada; Reclamar por meio de algum formulário para a empresa de serviço; Agir por meio de uma terceira parte (organização de defesa do consumidor, órgãos regulamentadores ou de assuntos do consumidor, ou varas civis); Trocar de fornecedores ou desencorarjar outras pessoas de utilizar o serviço Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 49
Reclamações Quando as reclamações são tratadas e os problema solucionados, há uma grade chance de que o cliente se sinta satisfeito e volte a utilizar os serviços; Quando o problema passa a instâncias jurídicas ou órgãos de defesa, é improvável reconquistar o cliente, ou ainda, o esforço será muito grande; O cliente só reclama porque acha que o prestador de serviços pode solucionar os seus problemas; Sempre haverão reclamações dos clientes para administrar. A gestão de reclamações pode ser uma ferramenta útil para o processo de fidelização. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 50
Investimentos em funcionários O investimento em funcionários começa com o processo de contratação dos prestadores de serviços. Em qualquer área de atuação, quer de contato direto ou indireto com os clientes é necessário um determinado perfil: Capacidade de relacionamento interpessoal; Empatia; Bom senso; Educação; Conhecimento técnico. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 51
Investimentos em funcionários A empresa deve investir constantemente na manutenção das competências dos funcionários; A técnica do endomarketing pode ajudar os funcionários a entender o seu papel na prestação de serviços; O investimento em funcionários requer também um sistema de estímulos e incentivos que permeiem o alcance de metas em serviços; Finalmente é necessário que a empresa busque reter funcionários que conseguem desempenhar alto grau de relacionamento com os clientes e assim possibilitar neles a satisfação. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 52
Referências: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing: 9ª edição. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2003. LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2004. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz