Ferramentas da administração de marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
MARKETING DE SEGMENTOS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fundamentos de Marketing
Consultoria Empresarial
Envolventes do Marketing
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profª. Selma Maria da Silva
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Produtos: Bens e Serviços
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Estratégias de Segmentação
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Profª. Selma Maria da Silva
Profª. Selma Maria da Silva
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Segmentação de Mercado
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Os comportamentos de compra.
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Diagnóstico Organizacional
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Comportamento do Consumidor
AULA 5 Marketing.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Introdução à Administração
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Comportamento de compra do consumidor
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Segmentação de Mercado
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da administração de marketing Administração Mercadológica Professor: Sérgio Henrique Barszcz

Objetivos: Reconhecer as principais ferramentas da administração de marketing. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Planejamento

Planejamento O processo de planejamento é inerente à administração. Não existe adequada administração sem planejamento; O planejamento de marketing, deve estar ligado ao planejamento de marketing da empresa; O marketing deverá fornecer subsídios suficientes para a estratégia da empresa. Isto se faz através de ferramentas como pesquisa de marketing, bancos de dados de marketing, segmentação de mercados, análise do comportamento do consumidor, entre outras. As informações podem também ser adquiridas através do diagnóstico estratégico, mediante pesquisa. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Planejamento O marketing deve receber os objetivos estratégicos de mercado e desenvolver os objetivos e estratégias da área, sendo assim um componente das estratégias da empresa, bem como demais departamentos. Embora não seja coerente, existem planos de marketing isolados, mas isto pode gerar uma inconsistência de objetivos da organização e do departamento de marketing. O planejamento de marketing possibilitará a coerente aplicação dos processos, culminando nas estratégias de mix de marketing, vendas, posicionamento e relacionamento com clientes. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Sistemas de informações

Sistemas de informações Sistema de informação de marketing Gerentes de Marketing Análise Planejamento Implementação Organização Controle Sistemas de informações de marketing Identificação das informações necessárias Banco de dados interno Análise das informações Distribuição das informações Inteligência de marketing Pesquisa de marketing Ambiente de Marketing Mercados-alvo Canais de marketing Concorrentes Públicos Macroambiente Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Pesquisa

Processo de pesquisa de marketing Definição do problema e dos objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa para coleta de informações Implementação do plano de pesquisa – coleta – análise dos dados Interpretação e apresentação dos resultados Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Coleta de informações Identificação das informações necessárias; Fontes Primárias; Fontes secundárias; Instrumentos de pesquisa. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Segmentação

Conceito Segmentar é particionar o mercado em fatias de consumo, agrupando grupos de consumidores ou clientes de acordo com suas características. O processo é útil para o desenvolvimento correto do mix para cada fatia do mercado ou ainda para posicionar o produto para cada fatia consumidora Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Níveis da segmentação Marketing de massa: ausência de segmentação; Marketing de segmento: utilização da segmentação para adequação do marketing a cada segmento de consumo; Marketing de nicho: grupo definido mais estreitamente, identificado dentro do segmento tornando-se um subsegmento de características muito especificas. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Níveis da segmentação Micromarketing: Marketing local: destinados a atender necessidades de clientes locais: Marketing individual: (one to one) desenvolvido para atender clientes em bases individuais Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Etapas da segmentação de mercados Identificação das bases para a segmentação do mercado. Desenvolvida pelo uso das variáveis de segmentação; Desenvolvimento dos perfis dos segmentos resultantes. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Etapas da segmentação de mercados Identificação do mercado-alvo: Desenvolvimento dos métodos de atratividade de mercado. Podem ser desenvolvidos considerando os requisitos da segmentação eficaz; Seleção dos segmentos-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Etapas da segmentação de mercados Identificação do mercado-alvo: Desenvolvimento dos métodos de atratividade de mercado. Podem ser desenvolvidos considerando os requisitos da segmentação eficaz; Seleção dos segmentos-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Etapas da segmentação de mercados Posicionamento mercadológico: Desenvolvimento do posicionamento para cada segmento-alvo; Desenvolvimento do controle de marketing para cada segmento-alvo. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento final: Geográficas: Região; Tamanho do município; Tamanho da cidade; Densidade demográfica; Clima; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento final: Demográficas: Idade; Sexo; Tamanho da família; Ciclo de vida; Renda; Ocupação; Nível de instrução; Religião; Raça; Nacionalidade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento final: Psicográficas: Classe social; Estilo de vida; Personalidade; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento final: Comportamentais: Ocasião de compra; Benefícios procurados; Status do usuário; Índice de uso; Grau de lealdade; Estágio cognitivo para com o produto; Atitude emocional para com o produto. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Demográficas: Setor empresarial; Tamanho da empresa; Localização; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Operacionais: Tecnologias; Situação do usuário/não usuário; Capacidade dos clientes; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Abordagens de compra: Organização da função compras; Estrutura de poder; Natureza de relacionamentos existentes; Política geral de compra; Critérios de compra; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Fatores situacionais: Urgência; Aplicação específica; Tamanho do pedido; Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Variáveis de segmentação Segmento organizacional ou industrial: Características pessoais Semelhança de vendedor/comprador Atitude perante o risco; Lealdade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Requisitos da segmentação eficaz Mensurabilidade; Acessibilidade; Substancialidade; Operacionalidade. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Mix de marketing da empresa Estratégias de cobertura de mercado Marketing Indiferenciado: Mix de marketing da empresa Mercado Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Estratégias de cobertura de mercado Marketing Diferenciado: Mix de marketing 1 Segmento 1 Mix de marketing 2 Segmento 2 Mix de marketing 3 Segmento 3 Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Estratégias de cobertura de mercado Marketing Concentrado Segmento 1 Mix de marketing da Empresa Segmento 2 Segmento 3 Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Posicionamento Posição de um produto ou de uma empresa é a forma como estes são definidos pelos consumidores; Posicionamento é comunicado através de diferenciais competitivos: Produtos (qualidade, economia, marca); Serviços; Funcionários e Imagem. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Comportamento de consumo

Importância Analisar o comportamento de compra dos consumidores facilita as estratégias em geral de marketing. Associado ao processo de segmentação de mercados, a aplicação de ferramentas mercadológicas tendem a ficar mais precisas gerando maior acerto nas estratégias de marketing e vendas. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Modelo de compra do consumidor final Estímulos de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção Outros Estímulos: Economia, tecnologia, política cultura Caixa preta do comprador: características do comprador que Envolvem o processo de decisões de compra Respostas do comprador: Escolha do produto; Escolha da marca Escolha do revendedor , Frequencia de compra, Volume de compra Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Culturais: Cultura, Subcultura, Classe Social Sociais: Grupos de referência, Família, Papéis e status Pessoais: Idade e ciclo de vida, ocupação, Situação financeira, Estilo de vida, Personalidade e auto-imagem Psicológicos: Motivação, Percepção, Aprendizagem, Crenças e atitudes. Consumidor Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Tipos de comportamento do consumidor Alto envolvimento Baixo envolvimento Diferenças significativas entre marcas Comportamento de compra complexo Comportamento de compra em busca de variedade Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida Comportamento de compra habitual Poucas diferenças entre marcas Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Adoção de novos produtos Conscientização; Interesse; Avaliação; Experimentação; Adoção. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Modelo de comportamento consumidor organizacional Ambiente: Estímulos de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção; Outros Estímulos: Economia, Tecnologia, Política, Cultura, Competição. Organização compradora Processo de decisão de compra: Depende do centro de compras e de influências interpessoais, individuais e organizacionais. Respostas do comprador: Escolha do produto ou serviço; Escolha do fornecedor; Quantidade de pedidos; Condições de entrega, pagamentos e serviços Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Participantes na compra organizacional Usuário; Influenciadores; Compradores; Decisores; Filtros. Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Ambientais: Economia; condições de fornecimento; tecnológia; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor organizacional Ambientais: Economia; condições de fornecimento; tecnológia; política e leis; concorrência; cultura ecostumes Organizacionais: objetivos; políticas; procedimentos; estrutura organizacioal; sistemas. Interpessoais: autoridade; status; empatia; persuasão; Individuais: idade; instrução; cargo; personalidade; atitude em relação ao risco Compradores Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Processo de compra organizacional Identificação do problema; Descrição da necessidade; Especificação do produto; Busca por fornecedores; Solicitação de propostas; Seleção do fornecedor; Especificação do pedido de rotina; Análise do desempenho Administração Mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Relacionamento com o cliente

Marketing de relacionamento Marketing de relacionamento pode ser conceituado como um conjunto de atividades destinadas à desenvolver ligações econômicas eficazes de longo prazo entre uma organização e seus clientes para o benefício mútuo de ambas as partes (LOVELOCK; WRIGHT, 2004, p.132). Confunde-se com o próprio conceito de marketing ou ainda de gestão de vendas. No entanto, este conceito está centrado nas relações empresa e cliente, quer em uma empresa de serviços ou em uma empresa que processe bens. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 44

Marketing de relacionamento As relações com os clientes envolvem todo o sistema de marketing de serviços, ou seja, em todas as vezes onde o cliente teve contato com a prestadora de serviço; Envolve a busca de serviços adequados a cada tipo de cliente, ou seja, um eficiente processo de segmentação de mercados, para que assim valores buscados pelos clientes sejam praticados pela prestadora de serviços. Processos de serviços adequados são fundamentais, no entanto, notoriamente estas relações acontecem em sua grande maioria por meio dos seres humanos, mesmo em serviços high-tech. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 45

Marketing de relacionamento Deve-se investir em ferramentas como Sistemas de Atendimento aos Clientes, Sistemas de CRM, ou ainda em ferramentas de pós-vendas; Mas principalmente deve-se investir em qualificação (contratação/retenção) do pessoal que de qualquer maneira tenha contato com o cliente. O Endomarketing pode auxiliar. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 46

Marketing de relacionamento Como os serviços tem como uma de suas características a Variabilidade, pode-se então afirmar que gerir os relacionamentos com os clientes seja desenvolver bons “momentos da verdade”. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 47

Marketing de relacionamento Em serviços o cliente satisfeito é aquele que além de ter seu problema (necessidade) solucionado, é também aquele que não percebeu falhas no processo e no atendimento, ou seja, na produção e na entrega (Inseparabilidade); Os sistemas de serviços devem funcionar perfeitamente pois qualquer erro será percebido pelo cliente como uma falha que poderá causar insatisfação e possivelmente reclamações; Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 48

Reclamações Os clientes tendem a reclamar quando percebem falhas na prestação dos serviços. Normalmente podem tomar as seguintes ações: Não fazer nada; Reclamar por meio de algum formulário para a empresa de serviço; Agir por meio de uma terceira parte (organização de defesa do consumidor, órgãos regulamentadores ou de assuntos do consumidor, ou varas civis); Trocar de fornecedores ou desencorarjar outras pessoas de utilizar o serviço Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz 49

Reclamações Quando as reclamações são tratadas e os problema solucionados, há uma grade chance de que o cliente se sinta satisfeito e volte a utilizar os serviços; Quando o problema passa a instâncias jurídicas ou órgãos de defesa, é improvável reconquistar o cliente, ou ainda, o esforço será muito grande; O cliente só reclama porque acha que o prestador de serviços pode solucionar os seus problemas; Sempre haverão reclamações dos clientes para administrar. A gestão de reclamações pode ser uma ferramenta útil para o processo de fidelização. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 50

Investimentos em funcionários O investimento em funcionários começa com o processo de contratação dos prestadores de serviços. Em qualquer área de atuação, quer de contato direto ou indireto com os clientes é necessário um determinado perfil: Capacidade de relacionamento interpessoal; Empatia; Bom senso; Educação; Conhecimento técnico. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 51

Investimentos em funcionários A empresa deve investir constantemente na manutenção das competências dos funcionários; A técnica do endomarketing pode ajudar os funcionários a entender o seu papel na prestação de serviços; O investimento em funcionários requer também um sistema de estímulos e incentivos que permeiem o alcance de metas em serviços; Finalmente é necessário que a empresa busque reter funcionários que conseguem desempenhar alto grau de relacionamento com os clientes e assim possibilitar neles a satisfação. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz 52

Referências: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing: 9ª edição. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2003. LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2004. Administração mercadológica Prof. Sérgio Henrique Barszcz