Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática

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Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Transcrição da apresentação:

Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática Telma Renei Soares Pereira de Sales Graduada em História - UESB Graduanda em Matemática - UESB

Afetividade e Matemática No final da década de 80, grande parte das pesquisas em Didática da Matemática, mostra claramente que as questões afetivas têm um papel essencial no ensino e na aprendizagem da matemática

O Domínio Afetivo Problema constante na compreensão do afeto no ensino e na aprendizagem da matemática; Várias definições estão sendo utilizadas: educadores de taxionomia dos objetivos da educação: âmbito da afetividade (Knathwohl, Bloom e Masia); O domínio afetivo inclui atitudes, crenças, considerações, gostos, preferências, emoções sentimentos e valores;

O Domínio Afetivo 2. Do ponto de vista dos franceses, o domínio afetivo é “uma categoria geral em que seus componentes servem para compreender e definir o domínio.

O Domínio Afetivo Domínio Afetivo Motivação Desenvolvimento Social Atitudes e Valores Domínio Afetivo As emoções e os sentimentos Comportamento Moral e Ético Desenvolvimento Pessoal

O Domínio Afetivo 3. Hart (1989) e H.A. Simon (1982) Para a psicologia ou para a matemática o termo Domínio Afetivo possui significados diferentes: Ansiedade Alguns casos que é descrita como emoção intensa Utilizando a mesma terminologia Não se estuda o mesmo fenômeno Dentro do mesmo campo Respostas atitudinais

Extensa categoria de sentimentos e humor O Domínio Afetivo 4. Dimensão afetiva McLeod (1989, 1992) e Krathwohl e outros (1973) CRENÇAS Extensa categoria de sentimentos e humor EMOÇÕES ATITUDES

Crenças Crenças Matemáticas Conhecimento subjetivo implícito do indivíduo; Tal conhecimento está baseado na experiência. Crenças sobre a matemática - Geralmente envolvem pouco componente afetivo (dependendo do contexto no qual o afeto se envolve;

Crenças dos estudantes ( e do professor) Confiança; Auto conceito e atribuição causal do sucesso e do fracasso escolar.

Atitude na Educação Matemática Podemos observar por meio dos instrumentos de medição, que são elaborados para medir componentes específicos da atitude; Atitude como uma predisposição avaliativa (positiva / negativa) determina intenções pessoais e influi no comportamento.

Atitude na Educação Matemática A Atitude consta de três componentes: Crenças e Atitudes COGNITIVO Sentimentos e Aceitação ou Repúdio AFETIVO INTENCIONAL Comportamento

As atitudes podem se caracterizar: Valorização Curiosidade EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Apreço Satisfação Interesse Afetivo

As atitudes podem se caracterizar: Cognitivo Paixão ATITUDES MATEMÁTICAS Flexibilidade do pensamento Objetividade Abertura mental Espírito Crítico

Emoções São respostas organizadas além da fronteira dos sistemas psicológicos, incluindo o fisiológico + o cognitivo + o motivacional + o sistema experiencial = Daí surgem como resposta a um conhecimento, interno ou externo, sendo positiva ou negativa para o indivíduo.