TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Questões de Concursos 01 – (Agente de Controle Externo/TCE/RO/FCC/Nível Médio) Atualmente, no Brasil, o controle externo das contas públicas é exercido.
Professor – Dejalma Cremonese
Alcance e Diretrizes da LAI
Ministério Público do Estado do Paraná
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
O controle Externo no TCE
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
2001 Relatório de Atividades 1º TRIMESTRE
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública de Atos de Pessoal
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ÁREA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ EM PAULO JOSÉ BARBOSA ANA CAROLINA DA ROCHA TÉCNICOS DO TRIBUNAL.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
CANOASPREV Estrutura e Funcionamento
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Marco Aurélio Pereira de Souza
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
CONTROLE INTERNO MUNICIPAL TCE/PR – DIRETORIA DE CONTAS MUNICIPAIS
Os Tribunais de Contas e o Registro das Aposentadorias de Servidores
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
O Estado e os Três Poderes
DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
O Código Eleitoral e o TSE
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
Cronograma de Remessa Obrigatória de Documentos ao TCE/AP
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
PREPARATÓRIO - CONCURSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS PARTE II.
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
Controle da Administração Pública
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
Capacitação com os Presidentes de Câmaras Municipais Recife, 22 de Janeiro de 2015.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
1 Contadoria Geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Instrutora: Lilianne Maria Cruvinel Siqueira Peu Goiânia, 18 de novembro de 2008.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
PALESTRA: O FUTURO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Sistema de Prestação de Contas
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Contas de Governo e Contas de Gestão Contas de Governo e Contas de Gestão Valtuir Pereira Nunes Auditor Público Externo Diretor-Geral do TCE-RS.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
SICAP-AP Sistema Integrado de Controle e Auditória Pública – Atos de Pessoal.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
TRIBUNAL DE CONTAS. O que é? Como se forma? Quantos existem no Brasil? Para que serve?
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais Lei n° /1997, Atualizada pelas Leis n° , de Junho/2013 e nº , de agosto/2013.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

TCE - BAHIA

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo, criado pela Constituição Baiana de 1891  o Tribunal de Contas da Bahia substituiu o Tribunal de Conflitos e Administrativo, em decorrência da Reforma da Constituição de 1891, ocorrida em 24 de maio de 1915.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  A Lei nº 1.182, de 22 de agosto de 1916, concedeu o tratamento de conselheiros aos membros do Tribunal de Contas da Bahia.  O Tribunal de Contas do Estado da Bahia é órgão auxiliar da Assembléia Legislativa no exercício do controle externo dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e do Ministério Público, fiscalizando a arrecadação da receita e sua aplicação.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  Funciona com a atuação do Tribunal Pleno (composto por sete Conselheiros) e duas Câmaras integradas, cada uma, por três Conselheiros.  O Tribunal Pleno é a instância superior que aprecia em grau de recurso os processos julgados pelas Câmaras;  Julga as contas dos gestores públicos de órgãos da administração pública estadual.  Emite parecer prévio no processo de prestação de contas do Chefe do Executivo estadual;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  A 1a Câmara julga a legalidade das concessões de aposentadorias, transferência para reserva, reforma e pensão, excluídas as melhorias posteriores;  Aprecia, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  A 2a Câmara julga contas de adiantamento, recursos estaduais atribuídos aos municípios e às entidades e instituições não governamentais;  Aprecia os contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres.  Decide sobre a legalidade, legitimidade e razoabilidade dos procedimentos licitatórios;