SOLUÇÕES DE REFRIGERANTES E SUAS PROPRIEDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Advertisements

Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
Reciclagem de Plasticos
A Reciclagem do Vidro Trabalho de ciências.
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
F. Ferreira Passos 1, R.M. Campomanes Santana2
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Professora: Isabel Cristina Lima
Reorientação curricular
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Orientação do Artigo Interdisciplinar
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Santarém Março a Julho de 2007
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Química Orgânica Reações de Oxidação
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ascensão e Declínio da Formação de Adultos em Portugal Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Química Licenciatura em Química Chemix School Professor: Fábio Alunos:
O que é ensinar história?
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Constituição de Grêmios Estudantis
Profª Márcia Velista Cavalcante
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
QUÍMICA Propriedades da Matéria || Escola Modelo, Construindo o Futuro!
“Alimentação é Vida” Professora Rosilene
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Transcrição da apresentação:

SOLUÇÕES DE REFRIGERANTES E SUAS PROPRIEDADES UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIA PROCIÊNCIAS SOLUÇÕES DE REFRIGERANTES E SUAS PROPRIEDADES CLAUDETE T. D. C. GIACOMINI ORIENTADOR: EDGARDO A . PRADO

OBJETIVO GERAL Desenvolver a capacidade de investigação e crítica, fazendo com que o aluno seja capaz de aplicar os conhecimentos que construiu no estudo da química para a melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Mostrar que os refrigerantes são constituídos por substâncias químicas; Relatar malefícios e benefícios dos refrigerantes; Diferenciar os conceitos de diet e light; Importância do gás nos refrigerantes; Reconhecer a importância de reciclar as embalagens;

JUSTIFICATIVA Necessidade de orientar os alunos referente: Ao consumo de refrigerantes; Esclarecimentos sobre diet e light; Reciclagem de embalagens; Papel da escola na formação do educando;

DESENVOLVIMENTO Questionar o conhecimento dos alunos; Coleta de dados: de refrigerantes consumidos; de embalagens de diferentes refrigerantes; Textos com temas de estudos; Atividades experimentais: solubilidade de gás em líquido; densidade; Vídeo educativo; Visita a Fruki de Lajeado;

BIBLIOGRAFIA Http://wwwqmc.ufsc.br/qmcweb LUFTI, Mansur. Cotidiano e Educação em Química. Ijui, Livraria UNIJUI. Editora, 1988. MARANGON, Cristiane. LIMA, Eduardo. Os novos pensadores da educação. Nova Escola. São Paulo. Editora Abril, nº 154, p.19-25, agosto de 2002. SALVADOR, Usberco. Editora Saraiva.

PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE VIDA. FELICIDADES MIL... PROFESSOR EDGARDO PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE VIDA. FELICIDADES MIL...