COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A importância da formação docente na mediação em EAD
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Processo de Avaliação.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Comunidade de Aprendizagem
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Introdução ao Serviço Social
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET Claudia Letícia Gonçalves Moraes Danielle Fernandes Martins Leite Lima Eliza Flora Muniz Araújo

Objetivo Demonstrar como as diretrizes são operacionalizadas no cotidiano, mediante o acompanhamento dos tutores presenciais e a distância, na perspectiva de avaliar o desempenho de forma crítica e colaborativa. 2/9

Contextualizando a Pesquisa 3/9 Julho 2012 Início Quantos Cursos? 13 Quantos tutores? 284 Quantas vagas Forma de ingresso Processo seletivo Onde? UEMA Quantos Polos? 25

CURSOS TÉCNICOS Técnico de Nível MédioModalidade a DistânciaForma: Subsequente Organização curricular modular Duração: Dois anos ( em média )

5 Cursos

Referencial Teórico Tutor como mediador do conhecimento. Avaliação como processo contínuo a partir das relações sociais estabelecidas entre os diferentes atores. Formação contínua e contextualizada ao longo de toda a vida profissional.

“Os tutores são os mediadores entre os alunos e o conhecimento, as tecnologias e o professor; assim, o resultado favorável de uma proposta depende da prática bem sucedida desses atores”. (MILL, 2010, p.82) “Os tutores são os mediadores entre os alunos e o conhecimento, as tecnologias e o professor; assim, o resultado favorável de uma proposta depende da prática bem sucedida desses atores”. (MILL, 2010, p.82) Referencial Teórico

8 Aprender como aprender será a habilidade mais importante a ser adquirida por todas as pessoas no futuro. (LITTO, 2010, p.3) Aprender como aprender será a habilidade mais importante a ser adquirida por todas as pessoas no futuro. (LITTO, 2010, p.3) “Tudo em educação deve ser acompanhado e avaliado a fim de que o processo de aprendizagem implique em resultados satisfatórios”. (KENSKI, 2010, p.61) “Tudo em educação deve ser acompanhado e avaliado a fim de que o processo de aprendizagem implique em resultados satisfatórios”. (KENSKI, 2010, p.61) Referencial Teórico

METODOLOGIA  Estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa tanto em relação à coleta dos dados quanto ao tratamento das informações.  Fonte: Coordenação de Tutoria do UemaNet e o AVA: Abrangência: 284 tutores: a Distância: 141 Presencial: 143  Período: de novembro de 2012 a maio de

10 Assistentes de Cursos Articulação de Polos Coordenação de Tutoria Coordenação Geral do e-Tec Coordenação Geral do e-Tec Coordenação Pedagógica Funcionograma da Coordenação Geral

11 Monitoramento do AVA Formação Continuada Coordenação de Tutoria Composição da Coordenação de Tutoria

12 Ficha de Acompanhamento do Tutor

Aspectos da Avaliação do Tutor a Distância Em relação à atuação do tutor nos fóruns O feedback atendeu as necessidades do aluno O prazo para retorno ao aluno foi cumprido O nível teórico das intervenções contribuiu para reforço à aprendizagem. Em relação à participação do tutor nas atividades avaliativas O feedback foi dado em tempo hábil As atividades foram comentadas individualmente As questões corrigidas apresentaram comentários adequados.

14  Melhoria das intervenções dos tutores no AVA;  Diminuição das ausências no Ambiente Virtual de Aprendizagem;  Cumprimento dos prazos das atividades;  Progresso no uso das novas tecnologias e das metodologias, incidindo positivamente no processo ensino aprendizagem;  Aprimoramento das atividades, possibilitando mais competências e habilidades, tornando-os aptos para atuarem no contexto da educação mediada pelas tecnologias;  Compreensão da necessidade de que o acompanhamento precisa ser sistemático e continuo para que se possa alcançar resultados satisfatórios.  Melhoria das intervenções dos tutores no AVA;  Diminuição das ausências no Ambiente Virtual de Aprendizagem;  Cumprimento dos prazos das atividades;  Progresso no uso das novas tecnologias e das metodologias, incidindo positivamente no processo ensino aprendizagem;  Aprimoramento das atividades, possibilitando mais competências e habilidades, tornando-os aptos para atuarem no contexto da educação mediada pelas tecnologias;  Compreensão da necessidade de que o acompanhamento precisa ser sistemático e continuo para que se possa alcançar resultados satisfatórios. Resultados

Considerações Finais A importância dos mecanismos adotados para identificação dos problemas e a disposição dos profissionais envolvidos na busca da superação; Compreensão por parte dos tutores de que se faz necessário monitorar o trabalho diariamente, para o aprimoramento da prática docente; A importância do acompanhamento de todos os envolvidos no exercício de ensinar e aprender como um subsidio valioso para tomada de decisões.

16 Claudia Leticia Gonçalves Moraes (98) ou (98)