Análise do Meio Ambiente

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O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Análise do Meio Ambiente LOCALIZAÇÃO Identificação de ameaças e oportunidades como competir no mercado? como desenvolver produto e mercado? quanto investir nos meios de produção? Análise do Meio Ambiente Principais eventos correntes e tendências nas dimensões: Tecnológica (tecnologias atuais, novas, probabilidade, impactos, como e quando pode ocorrer uma reviravolta); Governamental (mudanças em leis e seus impactos, impostos e incentivos existentes e possíveis, riscos políticos); Econômica (projeções para a economia, para o setor e para mercados correlacionados); Cultural (tendências de estilo de vida ou moda, o que impulsiona esta mudança, por quê); Demográfica (influencia do crescimento populacional no negócio, tendências que representam ameaças ou oportunidades); Ecológica (evolução da legislação ambiental e da consciência e ecológica e o impacto sobre o negócio).

Determinar a atratividade de um segmento: Análise da Indústria Determinar a atratividade de um segmento: Subdivisão: definir os principais segmentos; Estrutura: definir: fornecedores, concorrentes e clientes; Custos: atual estrutura e tendência; Logística: sistemas atuais e tendências; Tendências de desenvolvimento e crescimento da indústria; Ciclo de vida do produto (estágio atual e possibilidades de alteração da curva do ciclo); Tecnologias atuais do setor, novas tecnologias em desenvolvimento e tendências; Infra-estrutura na região e suas influências no negócio; Cooperação (cartéis, instituições de suporte, cluster).

Análise de Mercado Informações sobre a estrutura e mudanças do mercado Quantitativa: evolução e tendências Vendas (volumes, receitas, exportações, etc.) Fatias do mercado (por competidor) Preços Qualitativa: análise da evolução do mix de marketing, considerando renovação do produto e prazo de entrega. Produto (variedade, qualidade, design, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, etc) Promoção (propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas, publicidade) Preço (lista de preços, descontos, subsídios, prazo para pagamento, termos de crédito) Ponto de distribuição (canais, cobertura, sortimentos, localização, estoques, transporte)

Análise da Competitividade Porter aponta cinco forças determinantes da competitividade de uma indústria: entrantes potenciais; produtos substitutos; poder dos clientes; poder dos fornecedores; rivalidade entre os competidores. Poder dos clientes Oportunidades Poder dos fornecedores COMPETIDORES (rivalidade em busca do melhor posiciona- mento estratégico) Produtos substitutos Ameaças Entrantes potenciais

ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA Identificar forças capazes de enfrentar as ameaças, aproveitar as oportunidades e identificar as fraquezas. Identificação das ameaças e oportunidades dos fatores de competitividade Análise dos pontos fortes e fracos em relação aos fatores de competitividade Seleção das melhores alternativas e definição das estratégias de ação Análise dos pontos fortes e fracos em relação aos fatores ambientais Identificar alternativas factíveis de correção dos pontos fracos