Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain

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BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain Prof° Marcilio José Bezerra Cunha Mestre em Engenharia de Produção Proposta

Produto e Serviço Proposta MBA de LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN Fits - 1

CONCEITO DE MARKETING MARKETING é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtem aquilo que necessitam e / ou que desejam com a criação , oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

MERCADOS - ALVO Sendo assim, os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado. Identificam e traçam os perfis de grupos distintos de compradores que poderão preferir ou exigir produtos.

? O MARKETING NA GESTÃO ESTRATÉGICA COMO SATISFAZER O CLIENTE E ATRAIR O NÃO CLIENTE. ?

O MARKETING NA GESTÃO ESTRATÉGICA COMO VENCER A CONCORRÊNCIA NA CONQUISTA DO CLIENTE.

O MARKETING NA GESTÃO ESTRATÉGICA COMO RESOLVER OS PROBLEMAS OPERACIONAIS DA EMPRESA.

Competição cada vez mais internacionalizada. O NOVO MERCADO Competição cada vez mais internacionalizada.

Marketing orientado para o cliente. O NOVO MERCADO Marketing orientado para o cliente.

NOVO CENÁRIO DE MERCADO Economia orientada para o cliente.

NOVO CENÁRIO DE MERCADO A prioridade é atender às demandas do cliente e do consumidor.

NOVO CENÁRIO DE MERCADO Além das qualificações técnicas o produto deve se adequar as expectativas de qualidade do consumidor final.

NOVO CENÁRIO DE MERCADO A percepção que o cliente possui do produto vai determinar como será este produto.

FOCO NO CLIENTE Lojas cada vez melhores e mais bem equipadas.

FOCO NO CLIENTE Leiaute sempre adaptado aos hábitos do cliente.

FOCO NO CLIENTE Profissionais cada vez mais capacitados e treinados.

FOCO NO CLIENTE Serviços e produtos com qualidade.

FOCO NO CLIENTE Sistemas operacionais cada vez mais evoluídos.

Querem ter à disposição produtos e serviços HÁBITOS DOS CLIENTES Querem ter à disposição produtos e serviços que promovam a comodidade.

HÁBITOS DOS CLIENTES Com pouco tempo disponível, procuram cada vez mais produtos prontos para consumo.

HÁBITOS DOS CLIENTES Procuram preço baixo, conforto e serviços rápidos dentro das lojas.

HÁBITOS DOS CLIENTES A tendência é que o auto – atendimento passe a predominar no varejo.

HÁBITOS DOS CLIENTES O cliente não tem tempo de ficar perdido dentro da loja.

HÁBITOS DOS CLIENTES O cliente precisa encontrar o que procura o mais rápido possível, caso contrário não volta mais.

O MERCADO O mercado é um conceito amplo e se constitui do número de pessoas ( físicas e / ou jurídica ) , localizadas em determinada região , capazes de demandar determinada quantidade de certo produto.

O MERCADO Assim , um mercado varia em função de: número de pessoas. tamanho da área de cobertura. tempo.

Proporção das vendas com relação CONHECIMENTO DO MERCADO Tamanho do mercado Divisão do mercado Proporção das vendas com relação ao mercado

MARKETING ORIENTADO 1- A missão da empresa é satisfazer a um conjunto de desejos definidos de um grupo de clientes específicos.

MARKETING ORIENTADO 2- É necessário pesquisar o mercado para conhecer esses desejos.

MARKETING ORIENTADO 3- Todas atividades relacionadas com os clientes devem ser colocadas sob um controle integrado do marketing.

MARKETING ORIENTADO 4- Ao fazer um bom trabalho, a empresa conquista a lealdade dos consumidores e faz vendas repetidas.

Capital Tecnologia Informações Matéria – Prima (Global Sourcing) A GLOBALIZAÇÃO E AS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Capital Tecnologia (países desenvolvidos) (países desenvolvidos) Informações Matéria – Prima (Global Sourcing) Mercados Mão de Obra (países desenvolvidos (países desenvolvidos) e em desenvolvimento) Capacidade Gerencial

CADEIA DE ABASTECIMENTO

PRODUTO A PRODUÇÃO CENTRAL ( UM SERVIÇO OU UM BEM FABRICADO ) REALIZADA POR UMA EMPRESA, PROPICIANDO BENEFÍCIOS AOS CLIENTES QUE O COMPRAM E USAM.

É um complexo de atributos mensuráveis, PRODUTO É um complexo de atributos mensuráveis, inclusive embalagem,cor, preço, prestígio desfrutado pelo fabricante, prestígio do revendedor, atendimento e assistência prestados pelo fabricante e revendedor, os quais o comprador pode interpretar como satisfação de suas necessidades e desejos.

PRODUTO Produto, também denominado mercadoria ou artigo, é a mola mestra do processo mercadológico. Produto é tudo aquilo, tangível ou não, que a empresa submete ao mercado, na tenta tiva de satisfazer certa necessidade.

ATRIBUTOS DO PRODUTO QUALIDADE capacidade do produto de desempenhar suas funções. 2. CARACTERÍSTICA valor de cada característica para o consumidor em relação ao seu custo para empresa. 3. DESING forma de valorizar o produto.

ATRIBUTOS DO PRODUTO OBJETIVO: criar um produto que iguale aquilo que os clientes necessitam e desejam. ATENDIMENTO: maior satisfação da clientela.

ATRIBUTOS DO PRODUTO FATORES A CONSIDERAR: o gosto do consumidor está sempre mudando. acompanhar a evolução das mudanças de gosto. desenvolver produtos para atender desejos e necessidades.

O QUE É O PRODUTO ? VALORES, SATISFAÇÃO, STATUS....... PRODUTO NECESSIDADES E DESEJOS INSUMOS E PACOTE DE BENEFÍCIOS

PRODUTO GENÉRICO É O MÍNIMO NECESSÁRIO PARA DAR AO PRODUTO UMA CHANCE DE ENTRAR NO MERCADO. É O ESSENCIAL, FUNDAMENTAL, PORÉM RUDIMENTAR.

SÃO AS EXPECTATIVAS MÍNIMAS DO CLIENTE. NÃO SERVE PARA DIFERENCIAR OS PRODUTO ESPERADO SÃO AS EXPECTATIVAS MÍNIMAS DO CLIENTE. NÃO SERVE PARA DIFERENCIAR OS CONCORRENTES. CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS COMPRAR UM CARRO PREÇO BAIXO PRAZO DE ENTREGA QUALIDADE MANUAIS ASSIST. TÉCNICA GARANTIA PRODUTO ESPERADO

PRODUTO AMPLIADO ULTRAPASSA AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE, OFERECENDO-LHE MAIS DO QUE ÊLE ESPERA. SERVE PARA DIFERENCIAR OS COM CORRENTES.

BENS OBJETOS OU DISPOSITIVOS FÍSICOS QUE PROPICIAM BENEFÍCIOS AOS CLIENTES POR MEIO DE SUA PROPRIEDADE OU USO.

CATEGORIAS DE PRODUTOS BENS DE CONSUMO BENS DE INDUSTRIA SERVIÇOS

BENS DE CONSUMO PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO COM SUMO POR PARTE DE PESSOAS FÍSICAS. ALIMENTOS ROUPAS ELETRO-DOMÉSTICO BEBIDAS JÓIAS

BENS DE INDUSTRIA PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO CONSUMO POR PARTE DE PESSOAS JURÍDICAS. MATÉRIAS-PRIMAS MATERIAIS AUXILIARES MAQUINAS EQUIPAMENTOS

SERVIÇOS PRODUTOS INTANGÍVEIS QUE PODEM, INDESTINTAMENTE, SER CONSUMIDOS POR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. PROFISSIONAIS BANCÁRIOS TURÍSTICOS TRANSPORTES

O QUE É UM SERVIÇO ? SERVIÇO É UM ATO OU DESEMPENHO OFERECIDO POR UMA PARTE A OUTRA.

SERVIÇOS DEFINIÇÃO CONSTITUEM ATIVIDADES, BENEFÍCIOS OU SATISFAÇÕES COLOCADOS À VENDA ONDE SEM QUE HAJA NA TROCA DE BENS TAN GÍVEIS, UMA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIE DADE.

OCORRE UMA TROCA DE MERCADO ( CADA PARTE ABRE MÃO DE ALGUMA COISA SERVIÇOS TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES DESSA DEFINIÇÃO OCORRE UMA TROCA DE MERCADO ( CADA PARTE ABRE MÃO DE ALGUMA COISA DE VALOR PARA GANHAR OUTRA COISA DE VALOR ).

2. O VALOR QUE ESTÁ SENDO ADQUIRIDO PELO COMPRADOR SERVIÇOS TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES DESSA DEFINIÇÃO 2. O VALOR QUE ESTÁ SENDO ADQUIRIDO PELO COMPRADOR ( REPRESENTA UMA ATIVIDADE, UM BENEFÍCIO OU UMA SATISFAÇÃO ).

3. NÃO OCORRE UMA TROCA DE TÍTULO DE PRO PRIEDADE. SERVIÇOS TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES DESSA DEFINIÇÃO 3. NÃO OCORRE UMA TROCA DE TÍTULO DE PRO PRIEDADE.

Em que condições esse desejo pode se tornar realidade ? CONHECIMENTO DO CONSUMIDOR Quem deseja utilizar o produto? Em que condições esse desejo pode se tornar realidade ? Quantos compradores atuais ou potenciais existem ?

Suas qualidades e seus defeitos Sua utilização CONHECIMENTO DO PRODUTO Seu valor Suas qualidades e seus defeitos Sua utilização Qualificação de nossos produtos em comparação a produtos da concorrência.

CONHECIMENTO DA CONCORRÊNCIA Exame dos produtos similares vendidos pela concorrência. Parte do mercado dominado por cada um dos concorrentes. Comparação dos preços, métodos de vendas, propaganda, políticas de crédito, canais de distribuição.

CATEGORIAS DOS BENS DE CONSUMO BENS DE CONVENIÊNCIA . BENS DE COMPRA COMPARADA . BENS DE ESPECIALIDADE .

BENS DE CONVENIÊNCIA São os bens de consumo da mais alta frequência de recompra, baixo valor unitário, comprados com o mínimo esforço pelo consumidor. Exemplos: pasta de dentes. sabonetes. alimentos em geral . bebidas em geral . revistas e jornais. cigarros. medicamentos.

CARACTERÍSTICAS : O tempo de consumo. O tempo de procura. Preço unitário baixo. Margem bruta baixa.

São bens que a frequência de substituição BENS DE COMPRA COMPARADA São bens que a frequência de substituição não é grande, mas exige do consumidor, gastar um certo tempo na sua procura. O preço unitário com certo valor representativo, junto ao consumidor final. Compara o preço e a condição de aquisição com produtos similares da concorrência.

Envolvem assistência técnica. Envolvem moda e estilo. BENS DE COMPRA COMPARADA CARACTERÍSTICAS : Envolvem assistência técnica. Envolvem moda e estilo. Envolvem o prestígio do fabricante.

EXEMPLOS: ELETRODOMÉSTICOS. AUTOMÓVEIS. VESTUÁRIO. BENS DE COMPRA COMPARADA EXEMPLOS: ELETRODOMÉSTICOS. AUTOMÓVEIS. VESTUÁRIO.

São bens de baixa frequência de substituição BENS DE ESPECIALIDADE São bens de baixa frequência de substituição de preço unitário elevado para sua categoria e envolvem sofisticação, requinte no seu consumo. EXEMPLOS: CARROS ESPORTIVOS. CHARUTOS IMPORTADOS. OBRAS DE ARTE E JÓIAS.

distribuição seletiva . GRAU DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO distribuição intensiva . distribuição seletiva . distribuição exclusiva .

é o volume de vendas. Em função do tipo de produto. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos os intermediários possíveis. OBJETIVO: é o volume de vendas.

a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. CARACTERÍSTICA: grande número de intermediários. a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. o layout de sua loja é de pequena importância.

matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA INDICADA PARA : venda de bens de conveniência em geral. matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. maior conveniência possível ao consumidor. produto de baixo valor unitário.

cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : pulverização dos riscos. cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida ao consumidor ( o produto é facilmente encontrado )

na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA PROBLEMAS EM GERAL : situam-se nas áreas de logística. na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. no custo da venda pessoal. na estrutura administrativa em geral.

Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA EXEMPLOS : Chicletes Adams. Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. Pastas de dentes.

O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. DISTRIBUIÇÃO SELETIVA O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. Produto de valor unitário significativo para o médio consumidor final.

Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa DISTRIBUIÇÃO SELETIVA Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa diferenciação em relação a produtos similares.

produtos que necessitam de intermediários que possuam DISTRIBUIÇÃO SELETIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : produtos que necessitam de intermediários que possuam melhor layout de lojas.

indicada para bens de compra comparada e para alguns bens DISTRIBUIÇÃO SELETIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : indicada para bens de compra comparada e para alguns bens industriais de baixo valor unitário.

melhor nível de atendimento à clientela ( assistência técnica, financiamento, entrega).

Intermediários que possuem imagem compatível com aquela que se pretende para o produto.

Intermediários localizados em áreas pré-determinadas pelo fabricante do produto.

na definição das áreas não conflitantes para instalação DISTRIBUIÇÃO SELETIVA PROBLEMAS EM GERAL : na escolha dos intermediários. na definição das áreas não conflitantes para instalação de novos intermediários.

na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do PROBLEMAS EM GERAL : na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do pessoal de atendimento aos consumidores.

DISTRIBUIÇÃO SELETIVA EXEMPLO : produtos de beleza ( Boticário, Água di Fiori ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de móveis ( Hobjeto ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bob’s ) lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ).

Intermediários selecionados em função: DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA Intermediários selecionados em função: # da necessidade de se manter o prestígio do produto. # do status que o produto desfruta.

# do trabalho de vendas, oferta de serviços,layout de loja. # da política de preços,exposição do produto, promoção,manutenção.

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA VANTAGENS: # vínculos fortes, formais com o intermediário. # exigência da exclusividade,definição de modus operandi, respeito à política comercial. # atendimento de alto nível,venda pessoal em menor quantidade e de alta qualidade. # possibilidade de aumento de prestígio do produto.

# menor disponibilidade para recrutamento. DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DESVANTAGENS: # menor disponibilidade para recrutamento. # maior investimento em equipamentos e loja. # menor número de intermediários. # maiores riscos pela concentração. # dificuldade de substituição pela perda de um intermediário.

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA EXEMPLOS: # AUTOMÓVEIS AUDI , FERRARI , MERCEDES BENZ. # JÓIAS NATAN , H. STHER . # CRISTAIS PRADO.

www.marciliocunha.com.br marciliocunha @ ig.com.br