SERPRO Gestão de Custos na Administração Pública STJ

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Transcrição da apresentação:

SERPRO Gestão de Custos na Administração Pública STJ Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2007. SERPRO

O Serpro O SERPRO é a maior empresa pública de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Vinculada ao Ministério da Fazenda, cresceu desenvolvendo soluções que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos. Criada em 1º de dezembro de 1964, tem sede em Brasília, conta com 10 Projeções Regionais, 18 Escritórios e 10.048 profissionais. Faturamento estimado para 2007: R$ 1.787.686 SERPRO® Fonte: Site SERPRO - SUPGP Atualização: Jun/2007

Componentes Estratégicos Visão Líder em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicações para realização das Políticas Públicas. Missão Prover e Integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações para o êxito da gestão das finanças públicas e da governança do Estado, em benefício da sociedade. Negócio Tecnologia da Informação e Comunicação. SERPRO® Fonte: Site SERPRO - SUPGP Atualização: Jun/2007

Negócios Áreas de Atuação Linhas de Negócio Administração de Recursos Humanos Administração do Patrimônio da União Administração Tributária Comércio Exterior Estados e Municípios Informações Sociais Planejamento Reforma do Estado Representação Judicial da Fazenda Nacional Serviços Gerais de Apoio à Administração Sistema de Controle Interno do Executivo Linhas de Negócio Desenvolvimento de Soluções Integração/ Interoperabilidade Rede Multiserviços Segurança Serviços ao cidadão Serviços de Datacenter SERPRO® Fonte: Site SERPRO Atualização Jun/2007

Principais Clientes www.inpi.gov.br www.receita.fazenda.gov.br www.dpf.gov.br www.denatran.gov.br www.pgfn.fazenda.gov.br www.incra.gov.br www.stn.fazenda.gov.br www.tcu.gov.br Avançar SERPRO® Fonte: Site SERPRO Atualização Jun/2007

Pessoal Serpro Força de Trabalho SERPRO® Fonte: InfoGP/ Mai Atualização: Jun/2007

Desempenho Empresarial Desempenho Serpro SERPRO® Fonte: Relatórios Gerenciais UAE Planejamento Atualização Jun/2007

Certificação PMP (Professional Management Project) Excelência e Inovação Certificação PMP (Professional Management Project) ISO/IEC 27001:2005 Certificação Digital Certificação CMM (Capability Maturity Model) - Nível 2) Certificação ITIL (Information Tecnology Infraestructure Library) Avançar SERPRO® Fonte: UAE ( Des. Org. e Desemp Emp.) Atualização Jun/2007

Prêmios e Certificações Certificação British Standart 7799 Acessibilidade Nota 10 Prêmio Maiores e Melhores da Revista Exame Vida Profissional Prêmio PQGF “As 100 + Inovadoras” Prêmio Valor 1000 Prêmio Valor 1000 Destaque do Ano Prêmio Sucesu 40 anos / 2006 Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos VII Prêmio CONIP 2004 Avançar SERPRO® Fonte: Site SERPRO Atualização Jun/2007

CONTEXTUALIZAÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO (ATENÇÃO) EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS: Decreto no 6.021, de 22 de janeiro de 2007. Controles Internos Gestão de Riscos Gestão de Custos www.ibgc.org.br www.ecgi.org

Sob os Aspectos Fiscal e Legal: CONTEXTUALIZAÇÃO Sob os Aspectos Fiscal e Legal: Custo é primordial para as apurações das obrigações tributárias e dos registros dos fatos e atos administrativos da Empresa. Em resumo uma organização não tem vida sem os seus registros contábeis, e se esses registros não são produzidos com a máxima acurácia coloca a organização em permanente situação de risco fiscal, operacional e de gestão.”

Portanto, nesse novo contexto: CONTEXTUALIZAÇÃO Portanto, nesse novo contexto: A gestão de custos passa a ter importância crucial para a continuidade dos negócios da Empresa, visto as ameaças dos riscos financeiros.

PROPOSTA DE PROJETO “Construir um novo modelo de gestão que contemple temas como: estrutura de custeio; apuração dos gastos e previsão de custos por objeto; conceito de custo padrão como uma alternativa de referência para composição de preços de serviços e de acompanhamento dos gastos no decorrer do exercício; atendimento com informações para planejamento, formulação de preços, tomada de decisão, e avaliações empresariais.”

PROPOSTA DE PROJETO “O novo contexto empresarial e fiscal apresenta dois problemas distintos: O primeiro diz respeito ao aumento da carga tributária, principalmente sobre as empresas de prestação de serviços, que elevam os custos e a necessidade de ajustes nos preços dos serviços; O segundo, refere-se a capacidade da empresa em atender as demandas dos órgãos de arrecadação e o papel de substituto tributário. Essa capacidade diz respeito a organização e a estruturação dos processos produtivos e sistemas informatizados que produzem informações para a tomada de decisão e atendimento às fiscalizações.”

MODELO DE GESTÃO DE CUSTOS Planejamento Empresarial e Estratégias AVALIAÇÃO EMPRESARIAL Planejamento Tributário Modelo de Negócio DRE -Custos - Mensal - Anual Avaliações PLANEJAMENTO ECONÔMICO GESTÃO DE CUSTOS Estratégia Empresarial; Estrutura de Custeio; Política Comercial; Capacidade Produtiva; Política de Preço; Resultado Empresarial Projetado. 3o MOMENTO ACOMPANHAMENTO E APURAÇÃO Governança => partes interessadas => acionistas, conselhos, diretoria executiva, internas(empregados e terceirizados), externos (credores, fornecedores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente). Sistemas de valores => valores => 1 – Fairness – senso de justiça, eqüidade no tratamento dos acionistas; 2 – Disclosure – transparência das informações,especialmente das de alta relevância que impactam os negócios e envolvem riscos; 3 – Accountability – prestação responsável de contas, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria; 4 – Compliance – conformidade no cumprimento de normas regulamentadoras, internas e externas 1° Nível de Apuração - por centro de serviço. 1o MOMENTO 2° Nível de Apuração - recursos dos serviços, projetos, clientes, e etc. 2o MOMENTO

MODELO DE GESTÃO DE CUSTOS PLANEJAMENTO ECONÔMICO DETALHAMENTO / ESTRATÉGIAS Planejamento Empresarial e Estratégias Plano de Negócio Estrutura de Custeio (Centro de Serviços) Valores dos Objetos de Custos - Custo unitário - Custo padrão - Capacidade instalada - Quantidade produzida Política de Preços Modelo de Negócio Plano de Produção Roteiro de Custo dos Centos de Custos Planejamento Tributário Resultado Empresarial Esperado Relacionamento entre as partes => questão crucial que levou ao desenvolvimento das práticas de governança corporativa e suas boas práticas podem minimizar os conflitos entre o agente executor (diretoria executiva da empresa) e o agente principal (acionistas). Tais conflitos podem se ampliar e ficar bastante complexos quando atingem outras partes interessadas (internas / externas) Propósitos estratégicos => definição das diretrizes estratégicas para os negócios e para a gestão do negócio – também envolve estreita interação entre acionistas, conselhos e diretoria executiva. Estrutura de poder => envolvem três aspectos de alta relevância da estrutura de poder: 1 – clara definição dos papéis das partes interessadas, bem como do que cada uma das partes espera das outras (acionistas, conselhos, diretoria executiva); 2 – definição clara das regras de convivência de modo a facilitar o processo decisório; 3 – planejamento das sucessões. Fluxo de Caixa Proposta Orçamentária

MODELO DE GESTÃO DE CUSTOS Apropriação - 1° Nível Apropriação - 2° Nível INSUMOS PRODUÇÃO ICMS Centro de Serviço 1 NAO CUMULATIVO COMUNICAÇÃO Código de Serviço C L I E N T Folha de Pagamento e Encargos IFA Serviço Contrato Serviço (ICMS) Comunicação Código de Serviço IFA Centro de Serviço 2 NAO CUMULATIVO Código de Serviço IFA Serviço Contrato Serviço de Terceiros Código de Serviço IFA Centro de Serviço 3 NAO CUMULATIVO Serviço Código de Serviço IFA Serviço Serviço Locação e Manutenção Centro de Serviço 4 CUMULATIVO Código de Serviço IFA Serviço ISS

MODELO DE GESTÃO DE CUSTOS RESULTADOS GERAIS DA DRE CUSTOS CUSTOS FIXOS VARIÁVEIS DIRETOS INDIRETOS RESULTADOS CUSTO PADRÃO CUSTO REAL PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE RESULTADO OPERACIONAL MARGEM BRUTA MARGEM LÍQUIDA ELASTICIDADE ALAVANCAGEM OPERACIONAL SÉRIES HISTÓRICAS COMPARATIVAS NATUREZA DO GASTO CATEGORIA DO GASTO OBJETOS EMPRESA UNIDADES CENTRO DE SERVIÇOS PROJETOS PROGRAMAS SERVIÇOS CONTRATOS DESPESAS ADMINISTRATIVAS COMERCIAIS DE INFRA-ESTRUTURA

LÚCIO CARLOS DE PINHO FILHO lucio.pinho-filho@serpro.gov.br (061) 2105-8850 HERBERT ZAMITH JUNQUEIRA JUNIOR herbert.junqueira@serpro.gov.br (061) 2105-8791