Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a Estratégia, Gestão e liderança em tempos de mudanças nas organizações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo AULA 3
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Gestão do Conhecimento na prática
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Aula 2 e 3: Gestão de Pessoas
Valor Consultoria Empresarial
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Introdução O dia da mentira na Intel
conhecimentos em resultados
Gestão por Competências
Orientação Especial Março/2011.
Ambiente para Mercadologia ENDOMARKETING
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Gestão de Mudanças.
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
REENGENHARIA.
Gabriel Bastos Machado
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Planejamento e estratégia
Gm consultoria treinando você para o futuro
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Gestão de Pessoas.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
A Liderança e seus Conceitos
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
GESTÃO EMPRESARIAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Transcrição da apresentação:

Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a Estratégia, Gestão e liderança em tempos de mudanças nas organizações. As empresas apostam no seu corpo funcional como parceiros de negócio, numa relação de confiança e cooperação. O conhecimento e o bem-estar dos empregados é que farão a diferença.

Pessoas compartilhem a mesma definição Atrás de toda organização bem sucedida, sempre existe uma estratégia bem elaborada. A companhia pode ter desenvolvido esta estratégia por análise formal, tentativa e erro, intuição, ou até mesmo por pura sorte. Apesar da importância óbvia da estratégia e apesar de décadas de pesquisa acadêmica no assunto, há surpreendentemente pouco acordo sobre o que uma estratégia realmente é ou como desenvolver uma boa estratégia. Pessoas compartilhem a mesma definição “Estratégia como Posicionamento” “Estratégia como Visão”

Mudanças Tecnológicas Consultores passam orientações conflitantes e contraditórias às empresas. Empresas foram aconselhadas a adotarem uma visão estritamente, focada em seus nichos de mercado. A mesma empresa de consultoria, em seu estudo de inovações tecnológicas, sugere que a última coisa que uma empresa deve fazer, é se manter exclusivamente em seu nicho. Falência Mudanças Tecnológicas

Levantar questões inteligentes O importante é termos em mente que, aquilo que uma empresa deve fazer depende de suas características e circunstâncias particulares que, por sua vez, é determinado pelo seu estágio de evolução. Plano Estratégico A empresa deve ser capaz de reinventar- se a períodos de tempo cada vez menores. Levantar questões inteligentes e criativas; Obrigam a refletir continuamente;

O que é a liderança? É o fenômeno pelo qual se criam o futuro e as novas realidades. Liderança é fazer algo que nunca fizemos para criar algo que não existia. Se hoje as pessoas podem tomar decisões em toda a organização, o presidente executivo deixa de lá estar para planejar, organizar e controlar. O seu papel é, distribuir o poder e autoridade, focar-se na melhoria da qualidade de pensamento, numa forma de levar as pessoas a melhorarem aquilo que vêem.

As relações de liderança vêm passando por grandes transformações, vivemos hoje uma economia globalizada na qual é que cada vez maior a insegurança, são as fusões, aquisições e privatizações que trazem um novo entendimento da liderança formal, marcado pela redução de poder e pelo aumento das incertezas em seus processos decisórios. O uso de tecnologias da informação criou novas possibilidades de relacionamento, nas organizações. O poder de comandar dentro de um espaço físico cercado de paredes, delimitando um território de comando, chega ao fim.

Mudanças Desregulamentação Globalização E o que aconteceu? - Novas tecnologias revolucionárias na computação e nas comunicações (TIs) criavam novas indústrias e refaziam as antigas. - Na economia, o que passa a contar é a habilidade de se movimentar rápido e de entregar valor já. A história da gestão (e das suas modas) nos anos recentes é um rol de tentativas para aumentar a performance empresarial E o que aconteceu?

As empresas fundiram-se, adquiriram outras, desinvestiram, reorganizaram e reestruturaram; aprenderam o TQM, o Just-in-time, o <<kaizen>>, o Zero Defeito, a produção “Magra” e fizeram a Reengenharia. Depois, passaram a motivar e ensinar os seus empregados, querendo com isso inspirá-los e dar-lhes poder. E o que resultou? As reestruturações trataram as pessoas essencialmente como se fossem coisas de que se pode dispor a bel prazer. As “filosofias” de gestão tornaram-se o sinônimo de desemprego.

Muitos negócios conseguiram dar o salto na performance, a qualidade é melhor, o serviço também, os custos conseguiram ser cortados sucessivamente. Entretanto, as pessoas não estão assim tão bem. Elas olham os seus patrões e gestores com desconfiança, espalhou-se um profundo cinismo. A ascensão do personagem Dilbert ao topo dos livros de gestão é uma prova disto.

Não é de todo correto afirmar que as pessoas sempre oferecem resistência a novos paradigmas. Quando a mudança é boa, as pessoas a aceitam. Acontece que usam o termo "mudança" para encapotar coisas desagradáveis que vão acontecer às pessoas. Elas resistem à mudança se o preço é desproporcionalmente pago pelos que estão na base da organização. É necessário que as organizações estabeleçam uma relação de confiança e cooperação com seus empregados.

Diante desta situação na maioria das empresas, muitas pessoas estão com dúvidas, se perguntando para onde as coisas estão indo. Hoje, o que se coloca é que uma das maiores riquezas das empresas está no conhecimento das pessoas. Com o objetivo de transformar as pessoas em agentes de mudança, as empresas estão investindo fortemente em programas de treinamento, que resgatam valores e mostram a Gestão de forma simples, muito além das parafernálias técnicas, dos arcabouços e dos sistemas e métodos, a essência da gestão.

Essa essência está sumarizada nos (07) pontos que apresentamos a seguir : (1) definição clara da razão de ser/propósito; (2) motivação de todos para que esse propósito seja perseguido com toda energia; (3) integração ou "desfragmentação" da organização; (4) cultura onde as pessoas estejam servindo umas às outras e aos clientes com interesse genuíno;

Essa essência está sumarizada nos (07) pontos que apresentamos a seguir : (5) cultura do fazer acontecer, de ir além da discussão, do diagnóstico, das críticas; (6) aprendizagem e evolução contínuas com os resultados das ações aprendidas; (7) uma postura - em todas as pessoas da organização - manifestando suas idéias de forma amena, não agressiva, para que possam colocar o que têm de melhor a serviço da empresa e da sociedade;

Considerações Finais