Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

“... ter macaquinhos no sótão significa estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.” Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO  

Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ “Dizia Arquimedes: Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ Talvez hoje ele pudesse dizer: - Dê-me um espaço vazio e um anunciante e eu moverei o consumidor!” Jaime Troiano   Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

Ementa Introdução aos conceitos básicos de marketing. Ambiente mercadológico. Composto de marketing: os 4Ps. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento do produto em relação ao mercado. Imagem, auto-imagem e construção de marcas.

Objetivos Apresentar os principais conceitos de marketing e propiciar uma visão geral do marketing e de suas inter-relações com o ambiente de negócios. Promover a compreensão dos fundamentos teóricos do marketing, assim como destacar sua importância visto as inter-relações que estabelece com as diversas áreas e estratégias das organizações. Capacitar os alunos a observarem de maneira mais ampla o conceito de marketing e despertar seu interesse para as reais aplicações do marketing em suas atividades diárias dentro de uma organização.

Conteúdo Programático I. Marketing: conceitos e definições O que é marketing Objetivos de marketing Ambiente de marketing II. O mercado consumidor Comportamento do consumidor Fatores que influenciam o comportamento de compra O processo de decisão de compra Os estágios da decisão de compra III. Segmentação de mercado O processo de segmentação Os tipos de segmentações A identificação do público-alvo Posicionamento

Conteúdo Programático IV. Conhecendo a concorrência Elaboração de Estratégias Competitivas Estrutura da Concorrência em Relação a Preços As 5 Forças Competitivas de Porter V. O Composto de marketing Produto Preço Comunicação Distribuição

Métodos e Técnicas Avaliação • Aulas expositivas • Discussão e estudos de caso • Recursos áudio-visuais • Artigos de jornais e revistas • Artigos científicos Avaliação • Resenhas críticas de textos • Trabalho individual de avaliação de caso

Marketing x Propaganda Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

Marketing x Propaganda Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor, ...

Publicidade x Propaganda Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... A Propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... “Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza” (Fundador da Revlon) As pessoas também adquirem o produto para aumentar seu grau de satisfação de desejos de acordo com seus atributos físicos (qualidade percebida) e atributos simbólicos (status, prestígio).

Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda. Marketing não vende sozinho, e por melhor que seja a campanha publicitária, produto ruim não vende. MARKETING NÃO PODE SIGNIFICAR ENGANAÇÃO, ILUSÃO NEM PROMESSA NÃO CUMPRIDA. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Marketing “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, da determinação de preço, promoção, e distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.” AMA Assim, tudo o que pode colaborar para que o produto chegue ao consumidor é atividade de marketing: • atender corretamente um telefonema; • entregar o produto no prazo determinado; • utilizar uma embalagem apropriada; • preço, assistência técnica, distribuição, pesquisa; • propaganda, venda... Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Marketing Em uma empresa, o departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Entretanto, todos na empresa devem estar conscientes dos objetivos de marketing que regem o negócio, e os funcionários devem refletir esta mensagem em tudo o que fazem, seja em relação ao produto ou aos clientes. Isto significa que todo contato com os clientes e os clientes em potencial, tanto faz se por meio de publicidade, contato pessoal ou outro meio, deve levar uma mensagem consistente sobre a empresa e o produto. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Marketing O marketing deve estar envolvido sempre que se discute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente. Entretanto, o marketing NÃO deve ser responsável, sozinho, por todos estes planos e recomendações. As demais áreas de uma empresa são imprescindíveis no planejamento e definição de estratégias e ações, porque fornecem algumas análises inestimáveis sobre o que o cliente quer, sobre novas idéias que podem ter escapado ao restante da empresa... Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

Marketing Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing. É IMPRESCINDÍVEL (E VANTAJOSO) QUE TODOS OS FUNCIONÁRIOS COMPREENDAM A IDÉIA DE QUE MARKETING É UM ESFORÇO DE EQUIPE. Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago