Didática e Metodologia no Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Formação em ação Segundo Semestre..
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Curso de Docência Universitária
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CONSELHO DE CLASSE CADEP
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Metodologia de Ensino e Extensão
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Planejamento de Ensino
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Vera Maria Candau (Org.) 2011
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Formação continuada 2º Encontro
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Didática e Metodologia no Ensino Superior Aula dia 04 de junho de 2011 Didática e Metodologia no Ensino Superior As concepções de didática e os procedimentos educacionais Professora Lucy Almeida lualuf@hotmail.com

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar inexiste sem aprender e vice–versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível - depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar “ (FREIRE, P. 1996).

Concepções de didática Área da Pedagogia; Objeto de estudo : o ensino. Investiga fundamentos, condições e formas de realizar a educação escolar; Ensino historicamente situado; Didática = teoria do ensino. Didática- teoria do ensino

Origem da Didática Grécia Antiga – enquanto adjetivo = ação de ensinar. "Arte e técnica de orientar a aprendizagem, a didática (do grego didaktike [tékhne], "[arte] de instruir, de ensinar"), divide-se em duas partes:

Prática Pedagógica A educadora Vera Maria Candau, da PUC do Rio de Janeiro, ressalta que a Didática pode ser entendida como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica.

Didática como campo específico do conhecimento Didactica Magna – João Amós Comênio - séc. XVII. Tratado de ensinar tudo a todos. Influência da Reforma Protestante. Influências político-ideológicas, éticas e didáticas específicos. Didática não neutra!

Didática Utiliza-se de outras ciências; Antropologia; Influências de vários teóricos, Utiliza-se de outras ciências; Antropologia; Teorias da Comunicação; História; Sociologia; Psicologia; Filosofia, entre outras. Além de posições e pontos de vista dos seus protagonistas.

Didática Portanto : ciência em construção Reconstruiu- se frente a diferentes paradigmas, inquietações dos diferentes períodos e contextos. Portanto : ciência em construção

Didática “Receituário de Boas aulas ?” Reducionismo a visão prática, isenta de teoria. Lembrem-se: didática = teoria do ensino.

Objeto de estudo da Didática REFLETIR REFLETIR SISTEMATICAMENTE REFLETIR SISTEMATICAMENTE SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Masetto (1997): “a didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.”

Visão reducionista da didática, até a atualidade Fragmentação curricular em disciplinas isoladas. Diferenciação em disciplinas práticas e teóricas. Conceito de didática instrumental - como fazer.

Visão ampla da didática Espaço vivo de construção do ser individual e coletivo. Enquanto saber pedagógico, enfoca também a relação professor - aluno.

Áreas necessárias do saber para formação docente “a) Saberes conceituais e metodológicos da área de conhecimento que o professor irá ensinar – área que aponta para os conteúdos da área específica em que o docente leciona, requerendo o domínio das questões fundamentais da referida área.

Áreas necessárias do saber para formação docente b) Saberes integradores – provenientes das pesquisas realizadas na área do conteúdo específico, em relação a como ensinar e como aprender. Referem-se, portanto, à Didática Específica.

Áreas necessárias do saber para formação docente c) Saberes pedagógicos – Provenientes da Didática Geral e dos chamados Fundamentos da Educação, em especial da Psicologia da Aprendizagem” in: Carvalho e Viana (1988).

Outros conceitos: Candau (1994): Importância de superar a visão de uma didática exclusivamente instrumental; A concepção de um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o “como fazer” pedagógico, desvinculado dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos e descontextualizados.

técnica humana política Dimensões da Didática Candau  didática fundamental, deve considerar a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem  necessidade da articulação de três dimensões: técnica humana política

Dimensão Técnica A dimensão técnica se direciona para a organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem: Objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino, avaliação, etc.

Dimensões humana e política A dimensão humana  relação interpessoal presente no processo educativo. A educação prevê comunicação e interação. A dimensão política, ou político-social  contexto, análise da realidade possibilita uma ação educativa transformadora.

Procedimentos didáticos Atualmente:“Como fazer” + “por que fazer” e; “para quem fazer”. Procedimento didático antecede o momento da aula  planejamento.

Planejamento educacional “processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar as metas estabelecidas” Gil, (2006, p. 94,95).

Dificuldades do professor “... nem todos planejam seus cursos de maneira criativa. Muitos simplesmente seguem os capítulos de um livro texto, sem considerar realmente o que é necessário que os alunos aprendam. Também é grande o número de professores que utilizam sem muita reflexão os mesmos métodos de ensino e os mesmos procedimentos de avaliação”. Gil, 2006.

Planejamento eficaz Obter informações / conhecer os alunos; Conhecer os objetivos curriculares, do curso e da disciplina; Identificar os conhecimentos prévios ou pré- requisitos necessários; Carga horária do curso; Recursos materiais e humanos disponíveis; A seleção de experiências de aprendizagem.